Seguimento Sul - Março 2009

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
sul.gif




Para outras regiões, consulte os seguintes tópicos:

geral.gif


-> Litoral Norte
-> Interior Norte e Centro
-> Litoral Centro
-> Açores e Madeira



Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Re: Seguimento - Março 2009

Por aqui continua o Verão, com temperaturas amenas, apenas 'choveu' ontem ao final da tarde e durante uns 10 minutos, agora só se vê AA e mais nada, esperemos que não fique o ano todo porque já irrita :sad:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Seguimento - Março 2009

Boa tarde :),

Por aqui acabaram de cair uns pingos, que quase não molharam o chão.

A temperatura é de 12,8ºC e a pressão é de 1016hPa. O céu está muito nublado embora por vezes o Sol consiga espreitar entre as nuvens.

Para aqui e olhando o radar e imagens de satélite, com alguma sorte só lá mais para o final da tarde.

Para a zona de Lisboa, parece-me que o melhor já passou não? :unsure:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Seguimento - Março 2009

Há pouco caiu um aguaceiro moderado e foi um gosto vê-la cair :rain:.

Aqui ficam alguns registos do momento. :nicephoto:

p3014472small.jpg


p3014457small.jpg


p3014469small.jpg


A temperatura actual é de 12,7ºC.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Seguimento - Março 2009

A ver se chaga cá sem se desfazer, porque aquilo é tudo menos nebulosidade alta ;)

12,9ºC,84%HR e vento fraco

Segundo o GFS vai entrar muito a Sul. Se tanto, roçara na costa algarvia para entrar no sul de Espanha. Vamos ver, estas coisas agora é mais nowcasting ;)

Por aqui tenho 9,4ºC, céu encoberto e uma pressão de 1018hPa. Chuva já só espero aguaceiros amanhã à tarde. E vamos lá ver a quem sai a lotaria :rolleyes:, hoje por exemplo foi aqui ao lado (Campo Maior) e aqui apenas um aguaceiro moderado.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Extremos do dia 01MAR2009

Temp. Máx: 14,2ºC
Temp. Mín: 8,6ºC

Dia de aguaceiros dispersos. Apenas houve dois dignos de registo que renderam 0,6mm, nada de especial no total, mas num deles caíram 0,4mm em coisa de 5 a 10 minutos. :D

Neste momento tenho o céu nublado, 8,5ºC e 1018hPa.

uma boa noite :sono: ;)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estava a tentar enviar esta mensagem que tinha aberto ao tempo e só depois percebi que estavam em manutenção do tópico de seguimento.

Agora lá entendi o que estão a fazer.

Não concordo em absoluto com esta sectarização de zonas, se Portugal fosse um país maior, tipo Espanha ou França, seria lógico. Agora num país pequeníssimo como o nosso não faz sentido. Peço desculpa, mas é a minha opinião.
Com esta divisão, haverá membros com os quais deixarei de interagir, pois estaremos em zonas diferentes. Para não falar que os que estamos na zona Sul, nos iremos sentir sozinhos; porque somos poucos membros registados e ainda menos os que escrevemos com alguma frequência; porque é uma zona que meteorologicamente falando é pobre em fenómenos meteorológicos (como aliás em quase tudo o resto :()

E pior ainda, será a zona Açores e Madeira.

Aparentemente pode parecer melhor arrumado, mas é dividir e sub-dividir, logo mais complexo se torna para a consulta, com cliques por todo o lado para quem quiser estar a par do que sucede pelo país de Norte a Sul.

Espero que isto não leve à morte prematura da participação mais assídua dos membros de zonas mais mortas :unsure:
Pois muitas vezes o ver um tópico muito participativo incentiva a participar, ver um tópico onde escrevem 3 ou 4 membros... :disgust:

O tempo irá dizer se foi ou não uma boa estratégia. ;)

Perdão pelo off-topic, mas acho que aqui se integra melhor. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... agora sim dá gosto escrever aqui no seguimento sem haver 300 páginas.

Neste momento sigo com frio, mais ou menos 15ºC, céu nublado e para variar sem chuva !!

Não sei onde o IM vê aguaceiros moderados para aqui ... a precipitação vai toda para Espanha :huh:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia ... agora sim dá gosto escrever aqui no seguimento sem haver 300 páginas.

Neste momento sigo com frio +- 15ºC e ceu nublado e para variar sem chuva !!

Não sei onde o IM ve aguaceiros moderados para aqui ... a precipitação vai toda para Espanha :huh:

Parece-me pelas imagens de satélite que poderá entrar qualquer coisa agora nas próximas horas. Se será significativo, isso já não sei... Mas tendo em conta as formações a SW acredito que pelo menos alguns mm caiam aí!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece-me pelas imagens de satélite que poderá entrar qualquer coisa agora nas próximas horas. Se será significativo, isso já não sei... Mas tendo em conta as formações a SW acredito que pelo menos alguns mm caiam aí!

Pelas imagens de radar pode-se ver uma enorme mancha de precipitação rumo à Andaluzia, sendo que a maior parte dela é chuva fraca, por vezes moderada.
No sotavento algarvio também existem manchas ainda mais claras e tem chuviscado desde há 2 horas, tendo levado essas 2 horas para conseguir molhar a estrada !!

Creio que se existir alguma coisa esta tarde será ali mais para os lados de Tavira e Vila Real de Santo António !!

Duras horas de faz que chove deve ter acumulado pra ai 0.5 mm !!
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Por aqui mais do mesmo, verão, apesar do céu estar muito nublado não se prevê que caiam algumas gotas... nem trovoadas.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Espero não me enganar no tópico....:lmao:

Por aqui não acontece nada de especial. Está tudo muito nublado aqui em redor mas o sol por vezes consegue ultrapassar essa dificuldade.

Vamos ver se o final da tarde, anima o...Centro do Sul :lol:

Temperatura 12,7ºC.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Com o avançar do dia já perdi as esperanças de ver alguma trovoada; à bocado parecia prometer algo, mas acabou por ser uma desilusão :sad: