Seguimento Sul - Março 2013



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Chove com alguma intensidade em Faro. Entretanto acabei por me sintonizar noutro canal: Nave do Barão. A azinheira olhando ao porte deve ter seguramente mais de 100 anos.

Um sobreiro perto da fonte da nave...

060320132178.jpg


Nesta baixa parece cultivar-se tudo. A terra é muito vermelha, quase parece o grés de Silves...

060320132180.jpg


060320132184.jpg


A tal azinheira que parece centenária. O tronco deve precisar de 2 ou 3 pessoas para ser abraçado. É claramente a maior árvore da várzea.

060320132192.jpg


E a lagoa da Nave. É a parte mais baixa e a água acumula-se deste lado. A orientação da várzea da Nave do Barão é W-E, sendo a parte mais baixa a que fica a E.

060320132211.jpg


060320132202.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a tarde foi com alguma chuva. :D

Máxima: 18.7ºC
mínima: 13.7ºC
actual: 15.8ºC

Precipitação: 6 mm
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bom ...da minha volta de hoje por quase todo o Algarve (menos sotavento) só tenho a dizer que há muita água por todos os lados, ribeiras com bom caudal e terrenos alagados.
O único reparo que tenho a fazer é que vi zonas próximo do litoral (desde Boliqueime até Lagoa com muita água nos terrenos. Ora fazendo uma estimativa assim por alto a média em 3 dias desta zona anda à volta dos 30 e pouco mm de precipitação, coisa que acho estranho face à comprovação em campo...
Sei que posso estar a cometer um grande erro mas essa quantidade de precipitação bem distribuída(3 dias) em terrenos que estavam algo carentes de água (Inverno fraco) provocar os efeitos que vi em algumas zonas...deixa-me muitas muitas dúvidas.
A ver se sai os valores da http://www.cotr.pt/sagralg/default.asp para se fazer um cruzamento de dados mais eficaz.
Na zona a Norte de Loulé (Alte/Benafim) há muita muita água como de resto já se nota pela lagoa da Nave do Barão. Muita água a descer as ribeiras também. Muitas ainda iam turvas esta tarde:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bom ...da minha volta de hoje por quase todo o Algarve (menos sotavento) só tenho a dizer que há muita água por todos os lados, ribeiras com bom caudal e terrenos alagados.
O único reparo que tenho a fazer é que vi zonas próximo do litoral (desde Boliqueime até Lagoa com muita água nos terrenos. Ora fazendo uma estimativa assim por alto a média em 3 dias desta zona anda à volta dos 30 e pouco mm de precipitação, coisa que acho estranho face à comprovação em campo...
Sei que posso estar a cometer um grande erro mas essa quantidade de precipitação bem distribuída(3 dias) em terrenos que estavam algo carentes de água (Inverno fraco) provocar os efeitos que vi em algumas zonas...deixa-me muitas muitas dúvidas.
A ver se sai os valores da http://www.cotr.pt/sagralg/default.asp para se fazer um cruzamento de dados mais eficaz.
Na zona a Norte de Loulé (Alte/Benafim) há muita muita água como de resto já se nota pela lagoa da Nave do Barão. Muita água a descer as ribeiras também. Muitas ainda iam turvas esta tarde:thumbsup:

Trovoadas, aí teve de chover mais do que aqui, aqui no percurso da 125 entre Olhão e Faro, não vejo a terra alagada, como é normal ocorrer, existe umas laranjeiras a seguir à rotunda nova (chamada rotunda poço da morte,não há semana não batem nos raills de protecção nessa rotunda devido à inclinação que tem a rotunda se fizeres ela a mais de 40 km/h é capaz de a fazeres em duas rodas) :lmao: e a terra não tem água nenhuma à de cima e o Rio Seco não corre tem umas poças. Diria que aí deve ter chovido uns 60 a 70 mm, digo eu. ;)

Aqui, onde moro existe tipo um charco e já tem água e rãs, fazem uma barulheira pior que o avião a jacto. :lol: Alguém quer umas rãs? para dormir é quase impossível :lol:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Trovoadas, aí teve de chover mais do que aqui, aqui no percurso da 125 entre Olhão e Faro, não vejo a terra alagada, como é normal ocorrer, existe umas laranjeiras a seguir à rotunda nova (chamada rotunda poço da morte,não há semana não batem nos raills de protecção nessa rotunda devido à inclinação que tem a rotunda se fizeres ela a mais de 40 km/h é capaz de a fazeres em duas rodas) :lmao: e a terra não tem água nenhuma à de cima e o Rio Seco não corre tem umas poças. Diria que aí deve ter chovido uns 60 a 70 mm, digo eu. ;)

Aqui, onde moro existe tipo um charco e já tem água e rãs, fazem uma barulheira pior que o avião a jacto. :lol: Alguém quer umas rãs? para dormir é quase impossível :lol:

Sim face ao que vi diria que mais de 50mm seguramente. Nas serras então nem se fala...a ribeira de Monchique, ribeira de Odelouca e ribeira de Quarteira levavam bastante água. A ribeira de Odelouca parecia um rio:eek:
O barranco que passa nas caldas de Monchique estava espetacular! Que cascata de água:thumbsup: Pena é não ter tido tempo para parar e tirar umas fotos. Foi sempre a fujir!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Notícias de ontem do Rio Seco, passagem do arroio a vau (quando há) na zona da Galvana - Faro.

54925644848134189042873.jpg

Então, ontem o Rio Seco corria, ontem não fui a Faro, mas hoje já não corria de manhã. Isso é o sítio que falava ontem, mas também as pessoas aventuraram-se a passar e já não é a 1ª vez que carros são arrastados nesse sítio. Quando chovia eu já não passava, fazia mais 1 km e dava a volta pela Conceição de Faro. Obrigado Agreste, nem sabia disso. :thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Então, ontem o Rio Seco corria, ontem não fui a Faro, mas hoje já não corria de manhã. Isso é o sítio que falava ontem, mas também as pessoas aventuraram-se a passar e já não é a 1ª vez que carros são arrastados nesse sítio. Quando chovia eu já não passava, fazia mais 1 km e dava a volta pela Conceição de Faro. Obrigado Agreste, nem sabia disso. :thumbsup:

Senão estou em erro o "Rio Seco" é a ribeira que passa por Estói, vinda ali dos lados de S.Brás...
Se ainda não corre permanentemente é porque os solos ainda têm muita capacidade de encaixe, uma vez que acho que este ribeiro é alimentado por nascentes na zona de S.brás de Alportel. Ainda faz falta mais umas chuvinhas...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Uma ribeira que corre bem é a da "Alface" que começa em Bordeira e vai juntar-se ao rio à entrada de estoi, tem umas cascatas ainda grades por trás de um restaurante "Flôr da ameixa"

Até Junho tem água em anos normais, tudo o que está dentro de água tem uma camada de calcio ou calcário
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Chove com alguma intensidade em Faro. Entretanto acabei por me sintonizar noutro canal: Nave do Barão. A azinheira olhando ao porte deve ter seguramente mais de 100 anos.

A tal azinheira que parece centenária. O tronco deve precisar de 2 ou 3 pessoas para ser abraçado. É claramente a maior árvore da várzea.

060320132192.jpg


E a lagoa da Nave. É a parte mais baixa e a água acumula-se deste lado. A orientação da várzea da Nave do Barão é W-E, sendo a parte mais baixa a que fica a E.

060320132211.jpg


Essa Azinheira deve estar referenciada nas árvores emblemáticas do concelho de Loulé e acho que já a vi num blog de árvores emblemáticas. A ver se descubro.
Quanto à lagoa segundo alguns estudos que li a proveniência da água para além dos escorrimentos de toda a zona que culminam naquele ponto baixo também há a hipótese de alguma da água vir do lençol freático da ribeira das Mercês(ribeira de Salir) a Nordeste, uma vez que esta ribeira se encontra ligeiramente acima do fundo do polje. A maneira como a água exsurge é que tem várias hipóteses.Uma delas, segundo consta, é por umas exsurgências qe dizem existir precisamente a Nordeste Leste da Lagoa. Muita coisa há por estudar neste nosso Algarve fora...
Já agora felicitações pelas excelentes fotos e partilha! Acho sempre interessante retratar os efeitos na paisagem que de certa forma a Meteorologia contribuí e que completa aqui o seguimento. Abraço;)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Uma ribeira que corre bem é a da "Alface" que começa em Bordeira e vai juntar-se ao rio à entrada de estoi, tem umas cascatas ainda grades por trás de um restaurante "Flôr da ameixa"

Até Junho tem água em anos normais, tudo o que está dentro de água tem uma camada de calcio ou calcário

Sim conheço perfeitamente! Passa ali perto do Guilhin. Nunca a estudei bem...mas acho que tem, e pelo que tu dizes, uns nascentes algures pelo caminho. Mais um "barranquinho" interessante de entre os muitos que temos no nosso barrocal.