Seguimento Sul - Março 2013

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
No radar nota-se instabilidade a surgir imediatamente a seguir a costa para terra nomeadamente no Sotavento. É claramente uma situação favorável aqui para o nosso canto (entrada de sueste) e que os modelos ficam sempre um pouco baralhados, como em tudo, de resto, aqui para este cantinho.

Situação instável até ao meio da tarde, com aguaceiros e talvez possibilidade de algumas trovoadas isoladas. Melhoria geral do tempo para o final da tarde.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Aqui por Loulé praticamente não choveu dessa linha da madrugada. (*edit*9:30:chove agora neste preciso momento).
No sotavento parece estar a acumular bem e fiquei surpreendido com o acumulado em Silves. Muito bom:thumbsup:

Até eu fiquei surpreendido! Mas choveu quase ininterruptamente desde as 04h10 até às 05h00, e sempre de forma moderada a forte. As estações aqui à volta (Algoz, Almancil...) não passaram dos 5mm, mas pelo radar vê-se também que a zona de Silves-Alcantarilha terá sido a mais afectada...

De momento sigo com céu parcialmente nublado, 16,6ºC e vento moderado de SE.

E é impressão minha, ou os modelos deram um belo corte na precipitação para amanhã?
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Até eu fiquei surpreendido! Mas choveu quase ininterruptamente desde as 04h10 até às 05h00, e sempre de forma moderada a forte. As estações aqui à volta (Algoz, Almancil...) não passaram dos 5mm, mas pelo radar vê-se também que a zona de Silves-Alcantarilha terá sido a mais afectada...

De momento sigo com céu parcialmente nublado, 16,6ºC e vento moderado de SE.

E é impressão minha, ou os modelos deram um belo corte na precipitação para amanhã?

Como se costuma dizer...quando a esmola é muita o pobre desconfia...

O modelado até ao momento está algo estranho...é daquelas situações em que se vê que nunca se passará assim nem parecido. Basta ver hoje em que passou uma linha de instabilidade para esses lados que os modelos nem a viam (só viam precipitação a sotavento), pelo menos os de larga escala. Ainda agora dei uma olhadela ao Aladin e está muito parecido ao ECM, com a precipitação a ficar confinada praticamente ao Algarve, com alguns núcleos dispersos pelo continente, numa situação que me parece ser claramente convectiva. O GFS parece que anda perdido...
Da análise que faço neste momento é que há boas perspectivas para o Algarve em geral agora se serão 30,40 ou 70mm até Quarta-feira, isso já não sei. Vamos ver!
Para esta tarde o Aladin coloca um núcleo de precipitação forte a entrar pelo sotavento. No radar nota-se um núcleo interessante a sul do sotavento. A ver se sobe para terra.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, tem chovido e já levo um acumulado de 8 mm até agora. Agora, está a ficar de noite e já ouvi um trovão ao longe. Estas entradas de sueste são das melhores aqui. :D Diz-me a experiência que entradas de sueste com trovoadas e se elas fizerem sentir amanhã e 3ªfeira, o acumulado será superior ao modelado.

Assim, por alto, o ECM tem 29 mm para amanhã e 50 mm para 3ªfeira, aqui para Olhão.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
1,5mm acumulados, vento forte com rajada de 51 km/h nos últimos 10 minutos. 10,3ºC.

Entretanto a SE está algo negro..
SRd920N.jpg
 

Carla Faro

Cirrus
Registo
18 Jan 2013
Mensagens
15
Local
FARO
Boa tarde o tempo aqui por Faro esta bastante instavel, muito vento alguma chuva mas trovoada ainda nada.
Julgo que a noite ira continuar a soprar o vento e choverá, vamos ver:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, só choveu durante a manhã, a tarde foi nublada mas sem chuva. Impressionante, estava o mar na Fuzeta estava a deitar fora, bom se isto ocorrer a maior precipitação coincidindo com a maré cheia haverá algumas inundações.

De referir, que o ECM coloca 31 mm para amanhã e 37 mm para 3ªfeira nesta zona. :rolleyes:

Máxima: 17.1ºC
mínima: 13.2ºC
actual: 14.5ºC

Precipitação: 8 mm
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Belo dia de Inverno!:D
A madrugada foi marcada pelo vento moderado a forte de Sueste, com rajada máxima de 69,2km/h.

Neste momento a chuva marca a sua presença de forma moderada e contínua, levando neste momento 6mm acumulados no Sítio das Fontes.O vento médio está nos 36,1km/h.