Seguimento Sul - Março 2014



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:p
Então o Aurélio anda na rua a desfrutar do espectáculo :D

Estive a trabalhar, tenho horários rotativos, os deveres profissionais estão em primeiro lugar.

Finalmente uma noite de chuva, mas falta o vento e a trovoada ...

Agora vou ver os acumulados aqui pelo Algarve e os modelos a ver se existe algo com interesse !

Apanhei também uma bela molha, mas soube bem ou não gostasse eu tanto de chuva

EDIT: Estive a examinar os acumulados aqui no Algarve e os valores rondam entre os 7 e os 16 mm, sendo este ultimo sido alcançado em Almancil, enquanto em Faro choveu cerca de 12 mm, ou seja onde choveu mais hoje até foi aqui nesta zona.
Em relação aos próximos 3 dias, expectativas revistas em baixa nesta run !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Por aqui a madrugada rendeu muito pouco com somente 4 mm acumulados, mas contudo no Sotavento os valores acumulados rondam na ordem dos 20 mm acumulados.

Nas estações do Wunderground na Barlavento pouco choveu, mas repara-se que Almancil e Vilamoura registam-se acumulados na ordem dos 25 mm e 15 mm acumulados durante a madrugada. Estes valores não me convencem dado que nessa região caso houvesse alguma célula ou ia a caminho de Loulé ou ia a caminho de mim.

Analisando os dados constato que parece existir alguns erros na medição dos valores e inclusivamente na estação de Quarteira parece que falhou o Reset dos dados dado que começa logo com 8,9 mm acumulados. Portanto se tal for verdade o acumulado será na ordem dos 7 mm acumulados e não 15 mm.

Em Almancil a precipitação ocorreu em cerca de hora e meia, mas parece existir oscilações estranhas na leitura.

.......................

Para o dia de hoje e amanhã não espero nada ....
Depois a partir de Domingo isto pode ficar interessante :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia,

Por aqui a madrugada rendeu muito pouco com somente 4 mm acumulados, mas contudo no Sotavento os valores acumulados rondam na ordem dos 20 mm acumulados.

Nas estações do Wunderground na Barlavento pouco choveu, mas repara-se que Almancil e Vilamoura registam-se acumulados na ordem dos 25 mm e 15 mm acumulados durante a madrugada. Estes valores não me convencem dado que nessa região caso houvesse alguma célula ou ia a caminho de Loulé ou ia a caminho de mim.

Analisando os dados constato que parece existir alguns erros na medição dos valores e inclusivamente na estação de Quarteira parece que falhou o Reset dos dados dado que começa logo com 8,9 mm acumulados. Portanto se tal for verdade o acumulado será na ordem dos 7 mm acumulados e não 15 mm.

Em Almancil a precipitação ocorreu em cerca de hora e meia, mas parece existir oscilações estranhas na leitura.

.......................

Para o dia de hoje e amanhã não espero nada ....
Depois a partir de Domingo isto pode ficar interessante :D


Boas ,

O ecm tem boas perspetivas para a próxima semana também aí para o Algarve .

Cump .
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nas estações do Wunderground na Barlavento pouco choveu, mas repara-se que Almancil e Vilamoura registam-se acumulados na ordem dos 25 mm e 15 mm acumulados durante a madrugada. Estes valores não me convencem dado que nessa região caso houvesse alguma célula ou ia a caminho de Loulé ou ia a caminho de mim.

Analisando os dados constato que parece existir alguns erros na medição dos valores e inclusivamente na estação de Quarteira parece que falhou o Reset dos dados dado que começa logo com 8,9 mm acumulados. Portanto se tal for verdade o acumulado será na ordem dos 7 mm acumulados e não 15 mm.

Em Almancil a precipitação ocorreu em cerca de hora e meia, mas parece existir oscilações estranhas na leitura.

Talvez a resposta para as tuas dúvidas estejam na acumulação de precipitação dada pelo radar:

fIobgHY.jpg


Entre as 2h e as 3h da manhã tens exactamente um pico de precipitação na zona de Almancil. E já na hora anterior se tinha verificado o mesmo.

Esse aguaceiro ficou só estacionado naquela região. Não avançou para Loulé e contornou Faro.

Tavira também levou com uma boa dose de chuva e segue com 21,5mm hoje, também ela concentrada entre as 4h e as 5h da manhã, como mostra o radar.
De qualquer forma, no Barlavento, e como disseste, a chuva foi mais generalizada, ao passo que no Sotavento foi mais pontual.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Bom dia,

Por aqui a madrugada rendeu muito pouco com somente 4 mm acumulados, mas contudo no Sotavento os valores acumulados rondam na ordem dos 20 mm acumulados.

Nas estações do Wunderground na Barlavento pouco choveu, mas repara-se que Almancil e Vilamoura registam-se acumulados na ordem dos 25 mm e 15 mm acumulados durante a madrugada. Estes valores não me convencem dado que nessa região caso houvesse alguma célula ou ia a caminho de Loulé ou ia a caminho de mim.

Analisando os dados constato que parece existir alguns erros na medição dos valores e inclusivamente na estação de Quarteira parece que falhou o Reset dos dados dado que começa logo com 8,9 mm acumulados. Portanto se tal for verdade o acumulado será na ordem dos 7 mm acumulados e não 15 mm.

Em Almancil a precipitação ocorreu em cerca de hora e meia, mas parece existir oscilações estranhas na leitura.

.......................

Para o dia de hoje e amanhã não espero nada ....
Depois a partir de Domingo isto pode ficar interessante :D

Aurélio, não existe nenhum erro em qualquer estação, seja ela de Almancil ou Vilamoura. Vê as imagens de radar entre as 2h e as 4h da manhã, repara que esteve uma célula na zona de Almancil/Vilamoura completamente estática durante cerca de 1 hora, daí esse acumulado tão elevado que regista a estação de Almancil e praticamente não chegou nem a Loulé nem onde tu moras, foi mesmo só litoral.

Aqui, essa parte da célula passou cerca das 4 h da manhã, que até eu acordei com a chuva brutal que caía, em 5 minutos que durou choveu 5 mm e é esse o acumulado que levo.

Neste momento, está uma célula a sul, a ver se a menina não morre antes de chegar a terra, tenho que apanhar uma célula só para mim. :D:lmao:

Tavira também tem um acumulado de 21.52 mm, só Faro e Olhão é que ficaram no meio e tiveram menos precipitação. :angry:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Talvez a resposta para as tuas dúvidas estejam na acumulação de precipitação dada pelo radar:

fIobgHY.jpg


Entre as 2h e as 3h da manhã tens exactamente um pico de precipitação na zona de Almancil. E já na hora anterior se tinha verificado o mesmo.

Esse aguaceiro ficou só estacionado naquela região. Não avançou para Loulé e contornou Faro.

Tavira também levou com uma boa dose de chuva e segue com 21,5mm hoje, também ela concentrada entre as 4h e as 5h da manhã, como mostra o radar.
De qualquer forma, no Barlavento, e como disseste, a chuva foi mais generalizada, ao passo que no Sotavento foi mais pontual.

Não, disse que no Sotavento foi mais generalizada e no Barlavento foi mais pontual, pois esta frente trouxe muito mais chuva ao Sotavento.

Nas estações do Wunderground na Barlavento pouco choveu, mas repara-se que Almancil e Vilamoura registam-se acumulados na ordem dos 25 mm e 15 mm acumulados
.
Ficou esclarecida também a minha dúvida, afinal aqueles valores estavam mesmo correctos ;)