Seguimento Sul - Março 2015

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado temporariamente nublado.

Máxima: 20.7ºC
mínima: 9.0 ºC
actual: 13.1ºC

Será, que o recorde absoluto da temperatura máxima do mês de Março, na estação Faro (Aeroporto) será batido, não sei se o recorde é aquele que o IPMA apresenta nas normais que é de 28.9ºC. Se cair, o recorde será mais um mês a cair, desde 2004 que os recordes absolutos em Faro, tem sido batidos, foi o de Julho, Outubro e Maio, e os recordes tiveram uma diferença considerável em relação ao recorde anterior. :unsure:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Será, que o recorde absoluto da temperatura máxima do mês de Março, na estação Faro (Aeroporto) será batido, não sei se o recorde é aquele que o IPMA apresenta nas normais que é de 28.9ºC. Se cair, o recorde será mais um mês a cair, desde 2004 que os recordes absolutos em Faro, tem sido batidos, foi o de Julho, Outubro e Maio, e os recordes tiveram uma diferença considerável em relação ao recorde anterior. :unsure:

Nas Normais 1931-60 o valor máximo para Março em Faro é de 26 ºC, mas atenção que a estação de nome "Faro" tem mudado de local.
Os extremos asolutos que são apresentados para cada estação dizem respeito ao período de funcionamento da estação, pelo menos é o que se pode depreender das datas apresentadas. Não sei é se estão actualizados com os anos mais recentes; nas Normais dizem respeito só aos trinta anos. Por exemplo, a máxima absoluta para Viseu é de 44 ºC, atingida em 1932, mas nas Normais 81-10 o valor máximo que aparece é 40,5 ºC.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Nas Normais 1931-60 o valor máximo para Março em Faro é de 26 ºC, mas atenção que a estação de nome "Faro" tem mudado de local.

Interessante... não me tinha apercebido... No inicio deste mês já tive 27,6ºC no Sítio das Fontes :D
Ainda assim não foi o mais alto registado em Março neste local... em Março de 2009, no primeiro mês de vida da estação, tive 28,1ºC;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nas Normais 1931-60 o valor máximo para Março em Faro é de 26 ºC, mas atenção que a estação de nome "Faro" tem mudado de local.
Os extremos asolutos que são apresentados para cada estação dizem respeito ao período de funcionamento da estação, pelo menos é o que se pode depreender das datas apresentadas. Não sei é se estão actualizados com os anos mais recentes; nas Normais dizem respeito só aos trinta anos. Por exemplo, a máxima absoluta para Viseu é de 44 ºC, atingida em 1932, mas nas Normais 81-10 o valor máximo que aparece é 40,5 ºC.

Nas normais 81-10, assim como nas 71-00, o máximo que aparece é referente ao período de 30 anos considerado, e não desde a existência da estação. ;)
Olhando por exemplo para Lisboa (geofísico) no mês de Agosto:
Entre 71-00 a temperatura máxima registada em Agosto foi 37,9ºC (24/08/1978), valor que consta dessa normal. No entanto o recorde absoluto da estação para esse mês datava de 16/08/1943: 40,3ºC.
No período 81-10, o recorde passa a 41,8ºC (01/08/2003), valor máximo desse período e simultaneamente o valor absoluto, para o mês, nessa estação. (Desde 1941).
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Sim, no Sítio das Fontes está quentinho... já esteve nos 29,4ºC e com 34% de humidade, com fluxo de Norte.:D
Em Carvoeiro o vento está de SW, aumentando a humidade para os 64% e baixando a temperaturas, que está nos 22,3ºC neste momento mas já esteve nos 24,2ºC esta manhã, quando o vento ainda estava de Norte.
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Bastante quente , no Algarve:calor:
b1kCq2C.jpg


No litoral é sempre mais fresco com a brisa marítima,que é de Norte na costa oeste e de W/SW na costa Sul.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nas normais 81-10, assim como nas 71-00, o máximo que aparece é referente ao período de 30 anos considerado, e não desde a existência da estação.

Precisamente, mas eu expliquei-me mal, estava a referir-me ao valor apresentado na página do IPMA nos extremos climatológicos porque estava a responder a uma dúvida sobre o que aparece na página do IPMA.:)
Nos extremos climatológicos os valores referem-se ao período de funcionamento de cada estação; nas Normais, ao período considerado. O exemplo que dei para Viseu mostra isso mesmo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e calor. :D Amanhã, entra o horário de Verão e aí está o Verão, agora é a suar até Outubro. :lol:

Máxima: 24.4ºC
mínima: 12.9ºC
actual: 21.4ºC

Só falta uma noite tropical, para arrebentar com isto. :lmao::D