Seguimento Sul - Março 2021



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A chuva onde ela faz falta (não é no litoral que se enchem albufeiras):

gYQgC9D.jpg


A esta hora certas estações devem ter uns 200 mm numa Hora..

Com esta situação?
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
A chuva onde ela faz falta (não é no litoral que se enchem albufeiras):

gYQgC9D.jpg




Com esta situação?
Parece me que o evento se adiantou..
Esta linha estava prevista para as 6h da manhã apenas
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Trovoada neste momento entre Serpa e Mértola
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Forte linha de instabilidade na zona oeste do distrito. O aviso amarelo acaba agora, mas devia ser prolongado.

21.6mm em Mértola (Vale Formoso) entre a 1h e as 2h.
Netatmo em Vila Nova da Cacela com 18mm em 1 hora. Passou por lá uma valente célula.

Por aqui vai chovendo de forma fraca a moderada. Já deu para limpar o pó dos últimos dias. :p
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Que chuvada! :rain:

Infelizmente, tendo em conta a direção da frente, a estação de referência não me vai dar uma grande ideia do que chove por aqui visto estar mais para leste. Atualmente nem sequer acumula. A netatmo é que me podia dar uma ideia melhor, mas não reporta dados neste momento. :dry:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece me que o evento se adiantou..
Esta linha estava prevista para as 6h da manhã apenas

Às 00h de hoje, dia 5, esta análise frontal identifica a linha como sendo ainda a frente fria e/ou oclusa, entre Faro e VRSA:
7UIksJc.gif


Efectivamente, a previsão mais recente da posição desta linha, a 24 horas de distância e publicada às 4h41 de ontem dia 4, baseada na saída de modelo das 00h, colocava-a um pouco antes de Faro:
d6A4G6I.gif


Mas nesta previsão a linha é identificada como uma linha de instabilidade não frontal, ou seja, a frente fria teria desaparecido. Curiosamente a posição desta linha na previsão coincide muito bem com o que se observou no radar às 00h de hoje:
gYQgC9D.jpg


Para as 6h de hoje dia 5, a última previsão, a 24 horas, mostra a frente desfeita em duas linhas de instabilidade, uma que segue para norte e outra que se afasta para Leste:
jEdhhkS.gif


Nesta altura, às 4h15, está numa posição a caminho de algo parecido com a previsão, mas ainda aparenta estar inteira, não segmentada em duas linhas:
ZO2gfVl.jpg
 
Última edição: