Seguimento Sul - Novembro 2009

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, tal com tinha referido no meu último post, chegaram aqui apenas uns chuviscos, que cairam agora mesmo e durante 2 minutos. Não me parece que venha mais alguma coisa. A não ser que nasça alguma célula aqui perto, mas acho que as condições não o propiciam!
Fica para a próxima, relativamente a chuva!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente ao Radar de Loulé ainda no outro dia falava nisso (esperava que alguém mais dentro da matéria me tivesse explicado mas tal não aconteceu).

No outro dia mostrava precipitação aqui a sul do Algarve que observei pelos máximos de reflectividade mas como poderia ser engano e somente ruído, verifiquei a precipitação ocorrida identificada pelo radar quando para surpresa minha mostrava mais de 30/40 mm ocorridos entre as 08h e as 10h aqui a sul do Algarve mais perto da costa Andaluzia !!
Contudo olhei ás imagens de satélite e confirmou-se a minha suspeita ... não havia nem tinha havido qualquer actividade nem nuvens sequer naquela zona !!

Acho que o Radar está mal ajustado .... mas não posso fazer nada, não sou técnico :(

Quanto ao tempo e ao factor chuva para hoje o que posso afirmar que está um calor dos diabos para esta altura do ano !!
Creio que devem estar uns 24º aqui em Faro !!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Há qualquer coisa no radar que está longe de ser um fantasma... e aqui por Albufeira onde estou por agora, apesar de estar a cair a tarde, não parece que Novembro vá ficar por estrear em termos de precipitação... :rolleyes:

far091118160030.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pelas imagens de satélite do SAT24 ás 17h00 existe realmente uma mancha / célula activa a sul do Algarve mas que me parece claramente estar em fase de dissipação porque perdeu imensa consistência antes de chegar junto á costa !!

Aqui já não deve chegar nada a não ser nuvens altas !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Pelas imagens de satélite do SAT24 ás 17h00 existe realmente uma mancha / célula activa a sul do Algarve mas que me parece claramente estar em fase de dissipação porque perdeu imensa consistência antes de chegar junto á costa !!

Aqui já não deve chegar nada a não ser nuvens altas !!

Nem mais, é o eterno problema destas situações convectivas. Tanto podem ser exuberantes (mais no Verão/tempo quente) como podem perder toda a força à medida que se aproximam da costa. Infelizmente é o mais frequente. Tem havido nucleos no Golfo de Cadiz que, no seu caminho até á costa, perdem toda a força, resultanto apenas e como dizes Aurélio em nuvens altas. Mas vale sempre a pena um nowcasting, nunca se sabe ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pode parecer piada mas eu fiz a viagem de carro entre Silves e Faro e apanhei um borrifos no para-brisas na zona de Loulé... Posso assim afirmar que já vi chover estes mês... :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Pode parecer piada mas eu fiz a viagem de carro entre Silves e Faro e apanhei um borrifos no para-brisas na zona de Loulé... Posso assim afirmar que já vi chover estes mês... :D

Em Faro também caiu umas pingas grossas, por volta das 18h30m.

Dia de céu nublado.

Máxima: 22.4ºC
mínima: 15.6ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Esta noite tá fresco!!!
Já não sentia o frio à noite prai desde Maio, talvez seja devido à muita humidade que se faz sentir e à brisa de norte/noroeste.
Sendo assim menos mau já começa a arrefecer um bocado...vamos ver se as máximas acompanham.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... hoje foi mais um dia quente em que pela primeira vez na história pelo menos que me lembre que andei o dia todo em T-Shirt !!!
Espectáculo !!
Temperatura hoje rondou os 21º e para variar sol e nuvens altas !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e salientar que pela 1ªvez este mês a máxima não ultrapassou os 20ºC.

Máxima: 19.3ºC
mínima: 11.0ºC
actual: 13.2ºC