Boas, por aqui, céu nublado e alguma chuva miudinha que mal molha o chão. Máxima: 19.6ºC mínima: 12.8ºC actual: 17.1ºC Levo 0 mm e assim deve ser. Faro e Olhão tem um escudo impenetrável.
Estremoz: Temperatura máxima = 16,7 ºC (10h39) CONDIÇÕES ACTUAIS: Temperatura = 12,3 ºC Pressão atmosférica = 1022 hPa Alguma chuva durante a tarde e especialmente já à noite. Este mês: Temp. máxima = 23,1 ºC (dia 1); Temp. mínima = 7,9 ºC (dia 9).
É impressão minha ou o penico do Algarve já se começa a destacar! Realmente quando se desce de Loulé para Faro parece que há uma parede a meio que não deixa passar nada. Há 3 horas que chove e continua...tenho a janela virada a sul e sente-se aquele vento característico que puxa "água". Aposto nos quase 20mm acumulados no final deste evento. Pena como já disse não poder medi-la! Venha
Tem sido só chuva miudinha mas nesta ultima meia hora até choveu qualquer coisa, talvez chegue aos 5mm. Já é uma vitória!
De acordo com o radar a maioria da precipitação está a cair no mar e vai entrar pelo vale do Guadalquivir... mais uma vez, (quase) tudo ao lado
Ainda chove bem e com mais força agora O penico está a bancar bem Desculpem mas o radar do IM está avariado!!!
Bom dia, Ontem terminei o dia com 4,8mm acumulados. Esta noite apenas acumulou 0,2mm. Por agora, o céu está muito nublado, sigo com 15,9ºC e 93% de humidade, não chove e não deverá chover mais durante o dia de hoje. O vento está com uma velocidade média na ordem dos 26km/hora.
Nas serras algarvias, ao contrário do que se passou no litoral, a precipitação acumulada até foi jeitosa: Monchique Ontem: 46,7mm Hoje: 3,0mm São Brás de Alportel Ontem: 11,8mm Hoje: 3,4mm
Nessa meia-hora choveu bem, registei 3 mm, depois durante a noite mais alguns aguaceiros que contabilizaram ao todo 5 mm, era dentro dos valores que davam os modelos.
Não falhei muito! Sempre é melhor que nada... Ontem por volta da 01h formou-se uma célula mesmo junto à costa sotavento, mas dado o fluxo de W, não teve qualquer efeito cá. Quanto às serras, já é de há muito conhecida essa discrepância com o litoral. Água não falta em Monquiche! Hoje já não deve chover, e é preocupante ver a situaçao do fim de semana, é SEMPRE a tirar, se chover mais 10mm até ao fim do mês fico surpreendido. Destaque para a mínima do aeroporto, 17ºC Neste momento 19ºC com vento moderado de WNW e céu muito nublado com algumas abertas.
O Outono climático (1 de Setembro a 30 de Novembro) posso afirmar que vamos acabar com o 2º pior Outono desde 1980 até agora, o 1º foi em 1981 nesse Outono choveu 21 mm, neste momento, levo 19 mm, portanto como deve chover mais alguma coisa até ao final do mês, deve ficar-se pelo 2º Outono mais seco desde de 1980. A única esperança será Dezembro, se não chover neste mês que é o mais chuvoso no Algarve, duvido que Janeiro e Fevereiro surpreenda-me. Estes dados são referentes à estação de Quelfes (Inag) e a minha nos dados deste ano, devido à proximidade de menos de 3 kms em relação a esta estação. Por aqui, dia de céu nublado com algumas abertas, e sigo com 19.2ºC.
Estremoz: Já parou de chover; agora estamos com nevoeiro quase cerrado e visibilidade nula a 50 metros. Temperatura de 12,1 ºC e pressão de 1022 hPa.
Grande novidade ..... Era obvio que não ia chover nada de jeito mas pelo menos ja temos o valor de Outubro: 11 mm ... Em relação aos proximos dias como eu disse isto é sempre a tirar !! É como os modelos depois do dia 30, é sempre a tirar !! Se até ao fim do mês cair no litoral algarvio uns 10 ou 15 mm é uma sorte !!
Claro que sim! Dificilmente esses 3 meses serão como Outubro e Novembro, a situação tornar-se-ia gravissima. A dinâmica climática é uma situação muito peculiar e imprevisível, mas geralmente as coisas acabam por se equilibrar mais cedo ou mais tarde. A verdade é que há muito tempo que não chove a sério, e estes 2 meses têm sido desastrosos. É natural que haja entre os membros do fórum que experienciam esta situação uma certa "revolta" e impaciência. É que desde Setembro que foi sempre a tirar, mas sempre! Todos os eventos foram sobremodelados até cerca de 1-2 dias. Mas como já disse noutro tópico, esperança há sempre, isto tem de equilibrar de alguma maneira. E digo mais: temo que, quando vier uma mudança, seja excessiva e possa causar danos nas zonas susceptíveis. Claro que vai ser bem vinda para repor o nível de água nos solos. Esta é a minha opinião quanto à situação de seca que se vive no sotavento.