Seguimento Sul - Novembro 2012



Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Faro chuva forte 1 minuto
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Pedro, se me permites a edição:

33yp2d1.jpg


A estrutura presente na tua foto, parece-me ser uma Shelf Cloud. Alguém que me corrija se estiver errado.

radar.jpg


Esta foi a imagem de radar (17h 10min) à passagem desta linha de instabilidade, bem visível na zona central do Algarve. Como se vê no oceano, a sul, há ainda muita instabilidade a caminho de terra.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Aqui nada! Mas pelas imagens de radar vê-se que as células aparecem do nada. Lá fora está mesmo instável. A célula que passou aqui ao lado parece que se intensificou bastante no centro/interior do Algarve.
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Isto está feio. Caiu um raio, pelo som, bastante perto da minha casa/zona onde moro.
Sigo com 10.6mm, 17.5ºC, 44km/h e pressão 1007
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Bem, tou a ver que isso está mesmo mau aí pró Algarve... O IM já actualizou os avisos, e colocou a zona sul do país em alerta laranja (para precipitação).

Só vos desejo sorte, e espero que mais nada de mal aconteça! Para desgraça já chega o que aconteceu ao início da tarde!
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Estremoz: noite cerrada. O vento abrandou mas chove intensamente. Trovoada.

Neste momento temos dois núcleos principais de instabilidade: um que se estende desde Beja até Badajoz e outro que afecta o sotavento do Algarve. Chuvas intensas em ambos os núcleos ...
Em Évora já chove há 2 horas sem interrupção, intensidade moderada a moderada-forte.
Trovoada muito dispersa, e pouco constante, pelo menos só se houve trovões em intervalos de tempo muito grandes (mais de 10 minutos).
O vento acalmou e bem.

Esse núcleo que está a afectar o Sotavento Algarvio, quer-me parecer que já não vai atingir aqui esta zona Alentejo pois não? Diria que vai-se deslocar para os lados de Sevilha... :rolleyes:
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
Isto está a ficar feio por aqui. Atmosfera muito instavel. Vento fortissimo, os postes de iluminação da rua abanam freneticamente. Não chove nem troveja.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Algarve/Mau tempo
Comboios que fazem ligação a Lisboa parados
16 | 11 | 2012 17.27H

Os ventos fortes que hoje fizeram oito feridos em Lagoa e Silves provocaram o corte da linha ferroviária do Sul, que faz a ligação entre Lisboa e o Algarve, estando duas composições paradas por volta das 17:00, disse fonte da CP.

A diretora de comunicação da CP - Comboios de Portugal, Ana Portela, precisou à Lusa que as composições que estão paradas faziam a ligação Lisboa-Algarve e Algarve-Lisboa, mas um problema motivado pelo mau tempo impediu a sua passagem no troço entre Santa Clara de Saboia e São Marcos da Serra.

"O que motivou o corte na linha deve ter sido a queda de árvores, devido ao vento forte, embora não tenha esta informação confirmada", afirmou a diretora de comunicação da empresa que assegura o transporte ferroviário em Portugal.
Destak.pt
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Danos sim materiais o comércio fechou. A nossa vedação grade hércules foi arrancada do cimento, foi arrastado um carro e voaram coisas várias.

Já se houve trovoada de novo está a voltar o vento e nuvens q às vezes giram mesmo estranho...

Alguém sabe mais alguma coisa daquele episódio da Aldeia das Açoteias de hoje de manhã? :unsure: