Seguimento Sul - Novembro 2012



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Este mês, tem sido recheado de fenómenos extremos no Algarve, 1º foi as cheias no concelho de Loulé que não tenho memória de igual, agora foi um tornado em Lagoa/Silves, qual será o seguinte fenómeno extremo, lá diz o ditado que não há duas sem três, até diria a próxima será na zona Faro/Olhão que este ano, tem passado um pouco ao lado destes fenómenos e é uma zona bem propícia a esses fenómenos extremos. :unsure:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Este última chuvada foi/é muito forte, já vou com 46.5mm no dia de hoje! ainda deve ser para subir mais antes das 00:00

Edit: e realmente, sei que já houve tornados grandes por cá, mas não sei se há mais pessoal a filmar agora eventos que outrora passavam despercebidos ou realmente há mais fenómenos extremos...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Este mês, tem sido recheado de fenómenos extremos no Algarve, 1º foi as cheias no concelho de Loulé que não tenho memória de igual, agora foi um tornado em Lagoa/Silves, qual será o seguinte fenómeno extremo, lá diz o ditado que não há duas sem três, até diria a próxima será na zona Faro/Olhão que este ano, tem passado um pouco ao lado destes fenómenos e é uma zona bem propícia a esses fenómenos extremos. :unsure:

Quando acabar a época das cut-off's acabam os fenómenos extremos no Algarve. Parece que agora vamos entrar nas depressões de noroeste, uma situação mais calma para nós e por algum tempo.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Este mês, tem sido recheado de fenómenos extremos no Algarve, 1º foi as cheias no concelho de Loulé que não tenho memória de igual, agora foi um tornado em Lagoa/Silves, qual será o seguinte fenómeno extremo, lá diz o ditado que não há duas sem três, até diria a próxima será na zona Faro/Olhão que este ano, tem passado um pouco ao lado destes fenómenos e é uma zona bem propícia a esses fenómenos extremos. :unsure:

Não digas uma coisa dessas nem a brincar!!!:eek:
Extremidades à parte, temos de concordar que a zona de Faro-Olhão (mais a de Faro) tem sido brindada com muito boas acumulações para o que é nosso costume.

E vendo o radar/satélite, o pior já parece ter passado é certo, mas parece sim que a frente está a abrandar e a inflectir um pouco, ou seja, direcção S-N, e ainda há instabilidade aqui na zona, pode haver pontualmente uma ou outra célula. Se o centro da depressão rumasse a Sul aí sim ia haver problemas, que a frente ficaria estacionária por aqui. Mas parece que assume um rumo NW-SE, empurrando consigo a frente. Sat/Radar-watching :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Quando acabar a época das cut-off's acabam os fenómenos extremos no Algarve. Parece que agora vamos entrar nas depressões de noroeste, uma situação mais calma para nós e por algum tempo.

Aliás, o Sul do país e não só o Algarve, as situações mais graves de mau tempo é devido a cut-off's, sempre foi no passado, no presente e será no futuro.

Mesmo em Dezembro, podem haver, no passado já houve. A tal famosa cut-off de Dezembro de 1992, onde aconteceu o trágico acidente de aviação no aeroporto de Faro. Embora, mais raras, diria que existe 2 épocas de cut-off's, uma que vai de Setembro a Novembro/Dezembro e outra em Fevereiro/Março e Maio.

Prontos, o IM já afirmou tratar-se de um tornado e que nas próximas horas, existe condições favoráveis a que esses fenómenos ocorram, segundo a meteorologista Maria João Frada em declarações no telejornal da RTP1.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A energia eléctrica já foi reposta no Sitio das Fontes, e verifiquei agora o valor inacreditável do rain rate máximo de hoje: 302mm/hora às 12h08! :surprise::surprise:

A essa hora o radar estava assim:
8A5j7.jpg


PS: O Sitio das Fontes está ali mesmo debaixo daquela manchinha laranja.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Veremos se após estes fenómenos dos últimos tempos no Algarve, não entramos numa sequência de semanas e semanas de tempo seco e frio. O Algarve e o Baixo Alentejo precisavam de chuva mas não havia necessidade de ser assim nestes termos.
Achei interessante a frase de Trovoadas quando referiu "a época das cut-offs". Faz lembrar a época dos furacões nas Caraíbas. Estamos cada vez mais tropicais.:)
Para o sul, mais no sotavento, e pelo que se vê no radar, parece estarem sempre a nascer mais células no mar numa linha que vai evoluindo em direcção à zona fronteiriça.
 
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Em Mafra, chuvada forte, com vento forte, que se mantém há alguns minutos, mas nada de alarmante. Alguma dificuldade em circular de carro.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Pessoal eu acho que esta noite ainda podem surgir mais um tornado, olhem só para o Radar de Loulé do Instituto de Meteorologia, mais precisamente a noroeste de Castro Marim, a célula está de cor vermelha.
Usem o máximo de reflectividade.