Seguimento Sul - Novembro 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: parou agora temporariamente a chuva, depois de mais de uma hora de chuva moderada a forte. Pressão baixou para 1002 hPa; centro da depressão agora próximo de Évora, segundo as imagens de satélite.
Daqui a pouco o vento vai rodar do quadrante sul para o quadrante norte, sinal que a depressão passará para leste de Estremoz. Muita actividade convectiva em torno do centro da depressão, provocando períodos de chuva moderados a fortes, por vezes acompanhados por trovoadas. Naturalmente alguns locais com elevadíssimos valores de precipitação acumulados.
 


Marcos André

Cumulus
Registo
24 Dez 2010
Mensagens
145
Local
Barrô-Águeda (52m); Évora, Portas de Aviz (272m)
O dia de ontem vai ficar de certeza gravado na memória de muitos para sempre! E demonstra que o homem não tem poder absolutamente nenhum quando comparado com a mãe natureza. Uma nuvem minúscula com um tornado associado é capaz de em 60 segundos alterar a paisagem por completo. 60 segundos bastaram para destruir por completo uma estrutura que certamente demorou no mínimo uma semana a construir. Incrível! É por isso que eu gosto tanto de meteorologia e ainda mais destes fenómenos extremos. De facto nós somos insignificantes na terra e estes episódios só nos lembram isso mesmo.

Quando estava a ver os vídeos fiquei completamente arrepiado. Parabéns aos autores

Em Évora não chove vento fraco e estão 14ºC. Céu nublado.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
937
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
O dia de ontem vai ficar de certeza gravado na memória de muitos para sempre! E demonstra que o homem não tem poder absolutamente nenhum quando comparado com a mãe natureza. Uma nuvem minúscula com um tornado associado é capaz de em 60 segundos alterar a paisagem por completo. 60 segundos bastaram para destruir por completo uma estrutura que certamente demorou no mínimo uma semana a construir. Incrível! É por isso que eu gosto tanto de meteorologia e ainda mais destes fenómenos extremos. De facto nós somos insignificantes na terra e estes episódios só nos lembram isso mesmo.

Quando estava a ver os vídeos fiquei completamente arrepiado. Parabéns aos autores

Em Évora não chove vento fraco e estão 14ºC. Céu nublado.

Concordo e corroboro!! :thumbsup:
Pouco ou nada somos perante tais eventos, é bom reflectirmos nisso...
 

ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Vejo por ai muita gente a comentar, e a conversar e todos metem culpas ao IM porque não previram o Tornado, e porque deviam ter alertado, e eu fico estúpido com tanta ignorância e falta de informação sobre o assunto, quando estamos na geração da internet... enfim.. é triste querem ser arranjar um culpado, faz-me lembrar os sismólogos que foram presos porque nao previram o sismo em Italia....
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Vejo por ai muita gente a comentar, e a conversar e todos metem culpas ao IM porque não previram o Tornado, e porque deviam ter alertado, e eu fico estúpido com tanta ignorância e falta de informação sobre o assunto, quando estamos na geração da internet... enfim.. é triste querem ser arranjar um culpado, faz-me lembrar os sismólogos que foram presos porque nao previram o sismo em Italia....

O que tu escreveste dá que pensar... Muito pior do que imaginar teorias da conspiração, ataque da "classe política" à "classe científica" ou afins, é pensar que o julgamento em Itália foi um sinal dos tempos...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ACTUALIZAÇÃO DOS DADOS DE HOJE

Estremoz:

Temperatura máxima = 13,2 ºC (14h22)
Temperatura mínima (noite passada) = 12,3 ºC (06h37)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 11,6 ºC
Pressão atmosférica = 1007 hPa

Períodos de chuva moderados a fortes durante toda a manhã; tempo tempestuoso.

Este mês: Temp. máxima = 18,8 ºC (dia 1); Temp. mínima = 4,6 ºC (dia 12).

-> Alentejo (Tempo de Outono)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 16,2 ºC (14h43)
Temperatura mínima = 8,7 ºC (07h54)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 9,6 ºC
Pressão atmosférica = 1007 hPa

Amanhã deverá ser o primeiro dia com nevoeiro mais persistente, especialmente nas terras baixas e zonas de vales.

Este mês: Temp. máxima = 18,8 ºC (dia 1); Temp. mínima = 4,6 ºC (dia 12).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Precipitação acumulada no Alentejo dias 16 e 17 de Novembro (Valores superiores a 20,0 mm):

17 de Novembro

Portalegre – 51,3 mm
Portalegre (Cidade) – 42,7 mm
Estremoz – 38,6 mm
Viana do Alentejo – 28,4 mm
Évora – 23,5 mm

16 de Novembro

Odemira (S. Teotónio) – 48,4 mm
Estremoz – 33,2 mm
Viana do Alentejo – 32,9 mm
Portalegre – 24,4 mm
Évora (Aeródromo) – 23,9 mm
Portalegre (Cidade) – 21,6 mm
Castro Marim (RN Sapal) – 21,4 mm
Avis (Benavila – Esc. Abreu Calado) – 20,2 mm

Fonte: Instituto de Meteorologia