Seguimento Sul - Novembro 2013



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
O que mais me impressiona nesta foto é perceber a quantidade que quercus que existiam na zona e a diferença negativa que se vê nesta foto (apenas cerca de 4 ou 5)...

Não consigo perceber se são sobreiros ou azinheiras (ambas espécies "protegidas" por lei) mas isto diz muito da palhaçada que é o ordenamento florestal e o combate a incêndios que se faz em Portugal. Agora é imaginar isto vezes uns quantos milhares de hectares para percebermos o porquê desta Serra estar cada vez mais seca.:mad:

Na foto são sobreiras! (digo porque conheço bem essa curva;))

Nota-se perfeitamente que esse solo está degradado! Passaram 10 anos e onde está a suposta recuperação? Essa zona é uma das zonas mais chuvosas a Sul do Tejo com precipitações médias até 1000mm e no entanto está nesse estado. Houve uma clara regressão no ecossistema devido às secas e incêndios que por outro lado também potenciam muito o declínio do montado. A região do Caldeirão também padece do problema de possuír solos bastante magros pelo que depende muito do aporte de matéria orgânica ao solo, ciclo esse que está claramente a ser quebrado. A pluviosidade neste caso de nada serve apenas contribuirá para uma maior degradação.
Estamos perante um problema grave mas enfim ninguém quer saber...pelo menos aqui por estes lados.
 
  • Gosto
Reactions: lusometeo

lusometeo

Cirrus
Registo
16 Out 2013
Mensagens
43
Local
Serras de Portugal/Lisboa/Portalegre
[VIDEO][/VIDEO]
Mas que ventania... Infelizmente não tenho como registar dados para além da temperatura... Por agora 6.0°C e rajadas fortes.

Onde é que está localizada a estação? Na Serra ou mesmo na cidade.

tenho uns terrenos na Serra São Mamede (São Julião) que posso disponibilizar se houver interesse para instalar uma estação. Costumo acompanhar este fórum para ir vendo o tempo que faz por aí mas é muito diferente a cidade da Serra (especialmente em temperatura, humidade e precipitação) por isso até me dava jeito que alguém quisesse lá meter uma estação ;)
 

lusometeo

Cirrus
Registo
16 Out 2013
Mensagens
43
Local
Serras de Portugal/Lisboa/Portalegre
Na foto são sobreiras! (digo porque conheço bem essa curva;))

Espero que não por motivos de bate-chapa :(

Nota-se perfeitamente que esse solo está degradado! Passaram 10 anos e onde está a suposta recuperação? Essa zona é uma das zonas mais chuvosas a Sul do Tejo com precipitações médias até 1000mm e no entanto está nesse estado. Houve uma clara regressão no ecossistema devido às secas e incêndios que por outro lado também potenciam muito o declínio do montado. A região do Caldeirão também padece do problema de possuír solos bastante magros pelo que depende muito do aporte de matéria orgânica ao solo, ciclo esse que está claramente a ser quebrado.

Exacto!!!

A pluviosidade neste caso de nada serve apenas contribuirá para uma maior degradação.
Estamos perante um problema grave mas enfim ninguém quer saber...pelo menos aqui por estes lados.

Infelizmente, nem por aí, nem por outros lados do país. Mesmo no Parque da Serra da Estrela é o que se vê.
Quando falava em seca, referia-me à falta da humidade e de permanência de água no solo que um carvalhal (seja qual for a espécie) sempre consegue face ao um pinhal/eucaliptal/solo desflorestado. Talvez num fórum de meteorologia não tenha sido o termo mais correcto :D
Realmente, muita pluviosidade apenas iria aumentar a degradação do solo pela erosão (especialmente nas zonas mais inclinadas). Mas importa é que as entidades públicas (os privados proprietários desses terrenos se calhar nem sabem onde ficam/são da 4.ª ou 5.ª idade) tomem medidas para reflorestação dos solos e permanência e purificação dos aquíferos que daí resultam.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
parece mas as fotos não apontam para o mesmo local.

O dia nem por isso mas noite está bastante fria. Imaginam levar mantas de casa para assistir a um jogo de futebol às 7 da noite?
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
parece mas as fotos não apontam para o mesmo local.

A zona em questão acho que foi alvo de intervenções a nível do pavimento e escoamento de águas mas analisando bem as fotos acho que tens razão:D. Qualquer das formas tenho quase a certeza que os sítios não andam muito longe um do outro. A foto da neve tenho praticamente a certeza que é na N2 no caminho de São Brás para o Barranco do Velho mas como na serra há locais muito idênticos o melhor é ter a confirmação do dono das fotos:D

Bom por aqui está uma manhã calma algo fresca e com vento fraco. Penso que à semelhança de ontem se o vento não se intensificar ou até ficar quase nulo o dia até será bastante ameno, pelo menos com uma boa sensação térmica.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Primeira geada do ano em Aljezur... -0,5ºC? :cold:

Primeira? Observando os valores de temperatura/vento/humidade das ultimas noites(ontem, minima de 0,7ºC, anteontem, minima de 1,5ºC) não deve ter sido a primeira geada. Hoje deve ter sido cá uma camada. :cold: Agreste, consegues arranjar fotos de la?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
jonas... Fevereiro 2012: -7,8ºC. :)

Infelizmente só arranjo esta foto de quem se fez ao caminho logo pela fresquinha.

The Understands - Aljezur BTT Team.

1hpt.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado temporariamente nublado durante a tarde e um verdadeiro vendaval até meio da tarde :D

Máxima: 16.9ºC
mínima: 6.4ºC
actual: 11.5ºC

Existe uma estação meteorológica em tempo real em Olhão, mas não deve ter radiation shield devido à máxima que registou hoje de 26.4ºC. http://www.algarvedx.com/meteo/olhao/