Seguimento Sul - Novembro 2015

Mais uma entrada de chuva forte, para a zona afectada:

23ObgVv.gif
 
Não são precipitações horárias que mal tocaram os 20 mm que fazem isto. As próprias estimativas do radar para os acumulados não justificam uma inundação daquela ordem, seriam precisos valores superiores a 40 mm por hora ou mais, ou então a urbanização está tão mal concebida que canaliza tudo de uma área enorme para a baixa de Albufeira.

Reparem bem nas cores da escala de acumulados que atingem a zona de Albufeira ou mesmo para o interior: nunca chegam aos valores rosa de topo, ficam no máximo à volta dos 15-20 mm e já é ser generoso.
Como é que acumulados destes arrastam automóveis e põem 1,80m de água nas ruas?

Isto é de certeza consequência de terem feito desvios e encanamentos de linhas de água, aliado à impermeabilização de uma larga zona periférica da cidade.

Para onde escorrem os 10 centímetros de água que caíram naqueles campos delimitados por: Alpouvar, Vale de Santa Maria, Pátio e Caliços?

hL9AMj1.jpg


Parece-me, assim à partida, que Albufeira é uma barreira à água que ali se acumulou. A água inundou os campos e teve que correr para algum lado.
 
Cheias em Albufeira, fenómeno tão antigo quanto a ocupação do vale ribeirinho
http://www.sulinformacao.pt/2015/11...-antigo-quanto-a-ocupacao-do-vale-ribeirinho/

Imprescindível ler isto.

Do qual extraio esta parte. É que não há avisos vermelhos e tragédias passadas que demovam o urbanismo criminoso neste país.

"
Na realidade, a ribeira foi sendo canalizada em conduta ao longo dos últimos 100 anos, e simultaneamente, foram sendo construídas mais habitações/prédios nas “margens” e sobre o seu leito. Ainda em 2009 foi intervencionado mais um troço, uma obra polémica entre o Parque de Campismo e o Centro de Saúde.

Sendo as cheias um fenómeno cíclico e normal no clima mediterrânico, e a função dos cursos de água tão-somente transportá-la, seja ela muita ou pouca, a ocorrência de cheias fluviais em Albufeira são, nas circunstâncias atuais, uma verdadeira “bomba relógio”, de consequências imprevisíveis, que urge corrigir.

Quanto a responsáveis, somente o Homem o é, afinal ocupou, usou e abusou de uma área que não era sua, mas da Ribeira de Albufeira."



Autor: Aurélio Nuno Cabrita é engenheiro de ambiente e investigador de História Local e Regional
 
Para onde escorrem os 10 centímetros de água que caíram naqueles campos delimitados por: Alpouvar, Vale de Santa Maria, Pátio e Caliços?

hL9AMj1.jpg


Parece-me, assim à partida, que Albufeira é uma barreira à água que ali se acumulou. A água inundou os campos e teve que correr para algum lado.

Ainda falta mais para norte, até a freguesia de Ferreiras onde começa a ribeira.
 
Continua a chover moderado, nada de exageros, assim está bom :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
a ribeira está artificial desde lá de cima do parque de campismo... o troço final é que não tem largura suficiente para acomodar estas chuvadas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
a situação de Albufeira só terá solução construindo um reservatório ou uma barragem que possa modelar a cheia... o resto é atirar dinheiro para o lixo.

Talvez sacrificando o parque de campismo... seria obra que a CMA não faria tão cedo por não ter verbas.