Seguimento Sul - Novembro 2015

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Isto por aqui tem sido assim, mínimas "dispares". A 1m do solo, em zona pouco exposta, min 10,5ºC. No telhado bem exposto, mínima de 11,6ºC. Por agora mais do mesmo, no solo 13,3ºC, e lá "em cima", 16ºC... Nota-se muito a diferença da temperatura na baixa da cidade em comparação com a parte alta da cidade. Aqui em cima está mais "quentinho"... :D Vento practicamente nulo.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Isto por aqui tem sido assim, mínimas "dispares". A 1m do solo, em zona pouco exposta, min 10,5ºC. No telhado bem exposto, mínima de 11,6ºC. Por agora mais do mesmo, no solo 13,3ºC, e lá "em cima", 16ºC... Nota-se muito a diferença da temperatura na baixa da cidade em comparação com a parte alta da cidade. Aqui em cima está mais "quentinho"... :D Vento practicamente nulo.

Por aqui estranhamente também tem sido assim, parece que as cotas mais baixas têm mínimas mais baixas:huh: ainda não ouve uma manhã neste outono que possa dizer que tenha estado muito frio.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
É um segmento de halo solar, onde este se cruza com o arco parélio situado à mesma altura do sol. O primeiro tem um raio de 22º centrado no sol e é um efeito de refracção, daí a decomposição da luz nas cores do espectro. O segundo é um arco horizontal e é produzido por reflexão, por isso é branco, não houve decomposição. Pôe no tópico dos fenómenos ópticos atmosféricos, foi muito bem captado.:thumbsup:



Também chegaram aí! Aqui foi espectacularmente intenso nas cores, mas relativamente limitado ao horizonte. Viam-se a Leste alguns cirrus, deviam ser estes.
obrigado pela explicação :D nunca tinha visto uma coisa destas, apenas halos solares normais.

Gosto bastante do céu com estas cores e ainda mais quando há nuvens :rolleyes:
-----------------
11,4ºC e vento nulo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Sigo com 9,7°C
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas,

Tinha ideia que as noites em Ponte de Sor eram mais frias, ou tem estado vento? ou estás numa zona mais alta?
As noites são frias mas como estou encostado à cidade e muitas casas tem lareira também influencia a temperatura.
Os meus sensores da auriol estão "protegidos" por um telheiro, vou tentar colocar o termómetro da auriol mais "desprotegido" de casas.
Ontem a mínima foi mais alta pois havia algum vento fraco.
As temperaturas que coloco aqui são a média de 3 sensores, uma estação auriol com sensor externo de temperatura (aquelas brancas do Lidl), um termómetro auriol daqueles com cabo, e o termómetro do carro (VW polo) que até é bastante fiável (quando morava em Cabanas-Palmela) os dados eram bastante consistentes.
Aqui nas imediações os locais mais frescos e perto da cidade (que a minha observação pode constatar) são a Tramaga a SO de Ponte de Sôr e a estrada municipal que liga ao Vale das Mós a NO de Ponte de Sôr. Na zona da barragem de Montargil é o local mais fresco que já apanhei em viagem.
jonas_87, alguma sugestão para proteger o sensor do termometro, daqueles pequenos do Lidl?

P.s. Eu moro a Norte de Ponte de Sôr na pequena localidade das Barreiras que fica encostado à cidade e trabalho no centro e as temperaturas referem sempre essa média entre a aldeia e a cidade.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As noites são frias mas como estou encostado à cidade e muitas casas tem lareira também influencia a temperatura.
Os meus sensores da auriol estão "protegidos" por um telheiro, vou tentar colocar o termómetro da auriol mais "desprotegido" de casas.
Ontem a mínima foi mais alta pois havia algum vento fraco.
As temperaturas que coloco aqui são a média de 3 sensores, uma estação auriol com sensor externo de temperatura (aquelas brancas do Lidl), um termómetro auriol daqueles com cabo, e o termómetro do carro (VW polo) que até é bastante fiável (quando morava em Cabanas-Palmela) os dados eram bastante consistentes.
Aqui nas imediações os locais mais frescos e perto da cidade (que a minha observação pode constatar) são a Tramaga a SO de Ponte de Sôr e a estrada municipal que liga ao Vale das Mós a NO de Ponte de Sôr. Na zona da barragem de Montargil é o local mais fresco que já apanhei em viagem.
jonas_87, alguma sugestão para proteger o sensor do termometro, daqueles pequenos do Lidl?

P.s. Eu moro a Norte de Ponte de Sôr na pequena localidade das Barreiras que fica encostado à cidade e trabalho no centro e as temperaturas referem sempre essa média entre a aldeia e a cidade.

Eu por norma uso os 2 RS´s que comprei ao Geiras, mas já usei garrafas de plastico ( meio litro, cortadas a meio), de forma ao sensor não apanhar humidade para não alterar os valores de temperatura, mas neste ultimo caso estou a falar em registos nocturnos, claro. Entretanto o datalogger que comprei, o ultimo, pode estar na rua apanhar humidade que não altera os valores, dado ter uma construção bem robusta e o termo higrometro muito bem incorporado no aparelho,é o que uso actualmente para fazer medições das inversões. Este aqui: https://www.trotec24.com/en-ro/measuring-instruments/climate/bl30-climate-data-logger.html

Desculpem off topic.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,;)
Hoje fui a Portalegre logo de manhã cedo e foi muito notável a diferença de temperatura, em Arronches estava um frio que gelava as mãos e que já nem com casacos nos safávamos do frio, quando cheguei a Portalegre estava uma temperatura não muito fria, não tinha mesmo nada a ver com o frio que estava aqui, principalmente na parte mais alta da cidade.
Dia de muitas nuvens altas.
Máx: 20,8ºC
Min: 6,7ºC
as temperaturas que aqui registo, estão sempre mais próximas das estações de Elvas do que das de Portalegre... resumindo esta zona já não tem nada a ver com a zona de Portalegre, estou na "fronteira" de duas zonas algo diferentes :p
Agora 13,1ºC e vento nulo.

 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,;)
Hoje fui a Portalegre logo de manhã cedo e foi muito notável a diferença de temperatura, em Arronches estava um frio que gelava as mãos e que já nem com casacos nos safávamos do frio, quando cheguei a Portalegre estava uma temperatura não muito fria, não tinha mesmo nada a ver com o frio que estava aqui, principalmente na parte mais alta da cidade.
Dia de muitas nuvens altas.
Máx: 20,8ºC
Min: 6,7ºC
as temperaturas que aqui registo, estão sempre mais próximas das estações de Elvas do que das de Portalegre... resumindo esta zona já não tem nada a ver com a zona de Portalegre, estou na "fronteira" de duas zonas algo diferentes :p
Agora 13,1ºC e vento nulo.
Este outono o frio ainda não chegou á cidade de Portalegre:D, tens de te guiar pelas estações de Elvas;) se bem que de Arronches a Elvas é mais longe do que Arronches a Portalegre. As temperaturas entre Arronches e Portalegre sempre diferem quer nas mínimas quer nas máximas de certeza que na maior parte dos dias tens máximas superiores a Portalegre:p
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Este outono o frio ainda não chegou á cidade de Portalegre:D, tens de te guiar pelas estações de Elvas;) se bem que de Arronches a Elvas é mais longe do que Arronches a Portalegre. As temperaturas entre Arronches e Portalegre sempre diferem quer nas mínimas quer nas máximas de certeza que na maior parte dos dias tens máximas superiores a Portalegre:p
Sim, quanto às máximas aqui são quase sempre superiores mas quanto às mínimas é ao contrário, lembro- me de na passagem do ano estarem 7°C ai na parte mais alta da cidade e quando cheguei cá estavam -1°C (temperatura do carro porque na altura ainda não tinha sensor) é verdade que Portalegre fica mais perto mas que as diferenças são maiores de Portalegre para Arronches do que de Arronches para Elvas lá isso são, e as vezes também não ligo muito as de Elvas...apenas comparo as máximas que foram registadas nas duas cidades com a minha para ver se as diferenças são muito grandes, mas quanto as mínimas ja não comparo tantas vezes...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e noite mais fria.

Máxima: 20.6ºC
mínima: 9.8ºC
actual: 12.9ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
10,7°C
 
  • Gosto
Reactions: StormRic