Seguimento Sul - Novembro 2018

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A luz foi abaixo e tivemos algum tempo sem comunicações, algo que já não acontecia por aqui há muito tempo. Muito mas mesmo muito vento após a passagem da frente, coisa que não estava à espera. Justificava-se um aviso...
O acumulado deve rondar os 15mm, foi uma bela rega!

13,8ºC atuais e continua a ventania. :wacko:
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Tirando a estação da Fóia, que está no topo de uma serra, Portalegre era a estação da rede IPMA que tinha o valor de vento médio mais elevado (46.1 km/h) ás 22h. Só podia ser para justificar o que se tem passado aqui nas últimas horas. Faço ideia nas antenas aos 1027m... Da parte da MEO, aqui em Arronches não se tem rede há pelo menos 2 horas. No entanto, não há qualquer ocorrência devido ao vento no distrito.

Temperatura vai descendo e já se nota uma diminuição na intensidade do vento mas as rajadas por vezes ainda são fortíssimas. 11,8ºC.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Não sei se está a referir-se a algum aguaceiro em particular, mas em Alvalade do Sado, hoje caíram cerca de 7,6 mm (e este registo é o que foi feito até às 18h, depois pode ainda cair mais alguma coisa até à meia-noite)

https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Alvalade


Boa tarde! No Sábado caíram 2,0 mm e ontem até às 19h00 tinha caído pouco mais de 1,0 mm. Estes registos não estão correctos!! A maior parte da precipitação caiu entre as 19:30 e as 21:00 e o total foi de 7,0 mm. Eu moro a cerca de 500 metros da estação de meteorologia. estes dados não estão correctos.

Hoje um dia de Sol e vento fraco.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Não sei se está a referir-se a algum aguaceiro em particular, mas em Alvalade do Sado, hoje caíram cerca de 7,6 mm (e este registo é o que foi feito até às 18h, depois pode ainda cair mais alguma coisa até à meia-noite)

https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Alvalade


Boa tarde! No Sábado caíram 2,0 mm e ontem até às 19h00 tinha caído pouco mais de 1,0 mm. Estes registos não estão correctos!! A maior parte da precipitação caiu entre as 19:30 e as 21:00 e o total foi de 7,0 mm. Eu moro a cerca de 500 metros da estação de meteorologia. estes dados não estão correctos.

Hoje um dia de Sol e vento fraco.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa tarde! No Sábado caíram 2,0 mm e ontem até às 19h00 tinha caído pouco mais de 1,0 mm. Estes registos não estão correctos!! A maior parte da precipitação caiu entre as 19:30 e as 21:00 e o total foi de 7,0 mm. Eu moro a cerca de 500 metros da estação de meteorologia. estes dados não estão correctos.

Hoje um dia de Sol e vento fraco.

Talvez, mas na estação do IPMA de Alvalade do Sado, o total diário ontem foi de 8,7 mm.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dia já de sol com nuvens altas e fresco.
Portalegre...:)
k5dGDCq.jpg

aQd4Nc4.jpg

rFWXcRt.jpg

__________
Muitos ribeiros começaram a correr com a chuva de ontem que infelizmente parece escassear com a chegada de Dezembro. Rio Caia também corria bem, foi uma excelente rega!
Máx: 13,7ºC
Min: 8,1ºC

Neste momento, 8,8ºC.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa Noite,
Dia já de sol com nuvens altas e fresco.
Portalegre...:)
k5dGDCq.jpg

aQd4Nc4.jpg

rFWXcRt.jpg

__________
Muitos ribeiros começaram a correr com a chuva de ontem que infelizmente parece escassear com a chegada de Dezembro. Rio Caia também corria bem, foi uma excelente rega!
Máx: 13,7ºC
Min: 8,1ºC

Neste momento, 8,8ºC.
Os liquidâmbares estão com umas cores belíssimas :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Os liquidâmbares estão com umas cores belíssimas :)
Sim, é de facto uma árvore que no Outono tem cores lindíssimas e não falta na cidade. Há cerca de 1 semana atrás, as cores eram ainda mais bonitas. :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens.

Máxima: 19.1ºC
mínima: 10.2ºC
actual: 11.1ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
O dia começou frio e com algum nevoeiro aqui no Vale do Caia, a tarde foi bastante agradável e parece que tirando quinta-feira os dias prometem continuar assim. Já vai sendo normal o AA se fortalecer em Dezembro mas vamos ver como se comporta. De qualquer das maneiras, há uns bons anos que não há um mês de dezembro chuvoso ou pelo menos dentro da média.
Máx: 16,1ºC
Min: 4,4ºC

Neste momento, 5,9ºC.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No dia de maior precipitação faltavam dados na estação de Castro Marim pois não emitiu 2 ou 3 horas em que o Gilalgarvio registou mais de 20 mm na Manta Rota. Nesse dia é possível que Castro Marim tenha passado dos 50 mm.

No Domingo a estação de Castro Marim ficou mais ou menos pelos 5 mm mas eu estava essa tarde em Tavira e assim a olho parece-me que choveu bem mais que isso. No Sábado também choveu mais em Cacela e Tavira que aquilo que foi registado pela estação de Castro Marim. Basicamente a precipitação cai um bocado naquela sapal e estuário, o que é perfeitamente normal, e volta depois a aumentar para lá de Ayamonte.

Portanto parece-me que entre Tavira e Cacela isto talvez tenha andado perto dos 100 mm, ou passado esse valor.

Atenção que os ribeiros do Algarve central demoram tempo a ganhar água, pois o barrocal aí é extenso, os terrenos calcáreos absorvem a água toda e até vir água às linhas de água as linhas de água subterrâneas têm de ficar bem abastecidas. E isso será cada vez mais difícil devido aos novos projectos agrícolas e ao facto de estarem para trás vários anos com precipitação abaixo da média. As ribeiras da serra do sotavento, Vascão, Foupana, Odeleite e Beliche ganham água com mais rapidez, pois atravessam áreas de xisto.