Seguimento Sul - Novembro 2019



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Muita confusão entre neve e granizo... Possivelmente poderá ter caído algo no ponto mais alto da Serra de S. Mamede e pouco mais.
Entretanto...

___________________
Segundo relatos, houve trovoada e caiu granizo em Arronches. Entre as 15:30 e as 16h, passou por lá uma boa célula de facto.
No geral, acumulados mais uma vez escassos. Vamos ver se na próxima semana se põe um ponto final nisto.
Portalegre: 3.9mm
Netatmo: 2mm
Elvas: 2mm

Primeiras mínimas desta temporada abaixo de 5ºC, previstas para amanhã e sábado.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa noite.

As notícias de neve na região parecem-me completamente infundadas. As temperaturas ao início da manhã marcavam os 9/10ºC. Acordei às 6:30h e chovia ligeiramente em Vila Viçosa, mas apesar da sensação térmica ser muito baixa, a temperatura rondava os 8ºC. Por norma as temperaturas são muito semelhantes às verificadas em Estremoz e Borba. Quanto muito caiu algum aguaceiro de granizo miúdo... :D
Para além disso já vi vários relatos de pessoas de Estremoz e Borba que estavam acordadas a essa hora que nada viram se não chuva fraca e fria.
Se nevou no Alentejo terá sido apenas no alto da Serra de S. Mamede já que nem na zona de Marvão nevou...

Há muito mais hipóteses de haver neve esta madrugada caso haja algum aguaceiro a aparecer por aqui, mas mesmo assim muito provavelmente apenas nos pontos altos da Serra d'Ossa.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
As cotas de neve não estavam nem perto da altitude a que isso aconteceu! É fácil ver pelo radar que passou pela zona uma célula de intensidade forte, o que caiu foi granizo - fino, mas foi granizo. Lembro-me de uma situação parecida há uns anos aqui em Portalegre, parecia neve mas eram bolas de granizo, sólidas, apenas de diâmetro reduzido. Também acumulou.

Entretanto, 4.9ºC por aqui.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A neve caiu em várias localidades dos distritos de Évora e Portalegre

A neve caiu hoje de manhã em várias localidades do Alentejo, no distrito de Portalegre, disseram fontes da Protecção Civil. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre , a neve surgiu embora com pequena intensidade", desde cerca das 09:00. De acordo com a mesma fonte, em Portalegre a neve não é novidade, visto que quase todos os anos cai, sobretudo na serra de S. Mamede, mas nos outros concelhos do distrito não nevada há cerca de quatro anos. No distrito de Évora, de acordo com o CDOS distrital, a neve caiu, embora também com pouca intensidade, entre as 06:30 e as 08:00, em Estremoz, Borba e Arraiolos, regiões onde não nevada desde há cerca de quatro anos.

Rádio Campanário

Deverá ter sido granizo, duvido bastante dessa "neve"... Há registos? Fotos, vídeos? :intrigante:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: dia frio e ventoso. A temperatura mínima esta manhã foi de 4,1 ºC; neste momento estão 4,9 ºC... deverá descer até mais ou menos aos 2,0 ºC durante a madrugada.

Relativamente às notícias que publiquei ontem à noite, não acredito que tenha sido neve durante a manhã. Já a situação ao início da noite entre Évora e Estremoz (antes e depois de Evoramonte), deveu-se à trovoada que aí passou às 19h00 e concerteza deve ter sido granizo, uma vez que os relatos referem ter ocorrido nas zonas de menor altitude e não nas mais elevadas... Por exemplo também caiu muito granizo na Igrejinha.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Por Arronches, a mínima desta madrugada foi de 4,8ºC que entretanto já foi batida. Estão atualmente, 4,5ºC.
Vento fraco de Noroeste que não permite a temperatura descer mais...