Seguimento Sul - Novembro 2021

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Parece ter acalmado.
27.6mm acumulados em menos de 1 hora. Notável!
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Trovoada com queda de granizo a Norte de Moncarapacho na A22 entre o nó de Olhão e Tavira.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Movimento para SW/WSW.
Talvez Faro receba alguma coisa:

2NJrVu2.jpg


eVX0BsW.jpg

eB9Dzl6.jpg

yQ2Zwwn.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Aqui, ainda caiu uma chuvada e rebentou um trovãozito que rendeu 2 mm.

Em alguns locais a NE daqui, ainda fez uns acumulados jeitosos.

Moncarapacho: 14.71 mm
Barroqueira, Estiramantens: 28.40 mm
Casa de Íris: 39.19 mm
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por Arronches nestes eventos convectivos, principalmente, chove sempre de forma significativa quando menos se espera. Assim manda a lei! :D
Não estive por lá, mas fiz o seguimento através da estação meteorológica e webcam da MeteoAlentejo. Quando fui ver o acumulado pela primeira vez fiquei chocado e até pensei que fosse algum erro, mas depois olhei para a webcam e via-se a chover imenso. Entretanto também recebi relatos e houve quem dissesse que já não via chover tanto de uma vez há bastante tempo.
De facto, 27.6mm em menos de 1 hora não é brincadeira. Entretanto depois os restos de outra célula e subiu mais um pouco para 29.2mm.

Algumas inundações como era de esperar:



Fenómenos extremamente localizados, se ainda não houvesse estação passava praticamente despercebido. Pelo menos regou a zona e o acumulado mensal já é um pouco mais bonito. :p

E como depois da tempestade vem a bonança, deixo aqui este registo apanhado por volta das 14:35h na webcam:
fbLQfiM.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Dá a entender que as grandes chuvadas não chegaram ao caldeirão interior, pelo menos a norte de Loulé. Pensei que a ribeira de Quarteira ainda tomasse alguma água mas está sequinha ali junto à foz na Ponte do Barão (Olhos de Água).

Para os lados de São Brás ainda existem muitos detritos nas estradas e alguns terrenos alagados!
Atuamente é um mundo à parte a nível de humidade nos solos e na verdura da vegetação!
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Dá a entender que as grandes chuvadas não chegaram ao caldeirão interior, pelo menos a norte de Loulé. Pensei que a ribeira de Quarteira ainda tomasse alguma água mas está sequinha ali junto à foz na Ponte do Barão (Olhos de Água).

Para os lados de São Brás ainda existem muitos detritos nas estradas e alguns terrenos alagados!
Atuamente é um mundo à parte a nível de humidade nos solos e na verdura da vegetação!
Soube à pouco que na zona dos meus avós a cerca de 25/30km a noroeste de Loulé nem choveu! Este Outono apenas choveu por lá no final de Outubro. Uma zona que senão está em seca extrema pouco deve faltar... Num raio de 40/50km temos zonas em seca severa/extrema, outras em moderada/fraca e outras se calhar em estado normal. Isto está a loucura total!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia.

Vai chuviscando no litoral alentejano a sul de Santiago do Cacém.
Acumulados na rede wunderground a variar entre os 0,5mm e 1,5mm.

JAVwMav.png



A chuva vai chegar ao Algarve nos próximos minutos.

ZHwFV5c.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, por volta das 14:20, passou uma linha de instabilidade que rendeu um aguaceiro forte, 2 trovões mas o pior foi o vento que fez voar vários objectos duma obra e por sorte não atingiu nenhum carro, só tive tempo de correr e fechar as persianas todas de casa. :unsure:

A EMA de Olhão registou ás 14h30, uma rajada de 57 km/h.

Imagens de radar

22201686_1fCCa.jpeg



22201687_4yjsy.jpeg


22201688_kFhnw.jpeg


22201690_Rj0NK.jpeg


Eu a analisar imagens de radar para detectar algo estranho, não pesco nada disto, mas a imagem das 14:20 em forma de bengala parece-me um pouco suspeita, já que foi nessa altura que fez um vendaval por aqui, mais parecia ser um tornado ou downburst que enrolava. :confused:

Alguém mais entendido do que eu possa esclarecer-me.