Seguimento Sul - Novembro 2025

Boas,
Por Arronches, o dia terminou com um acumulado de 41.1mm. Finalmente um dia bem generoso!
O acumulado mensal é de 109.5mm.

O Rio Caia teve um pequena cheia:
V7xeMoJ.jpeg



Ribeira do Vascão, em Mértola:
 
Ontem passei na A22, um pouco antes das 15h. Mesmo antes da área de serviço de Lagoa, tudo o que são painéis de sinalização estão destruídos.

Alguns totalmente, outros ficaram pendurados, outros retorcidos. Foi impressionante ver a força do que passou ali.
Existe um vídeo antes da área de serviço de Silves na A22 no grupo Operações Stop Algarve em que é bem visível os estragos até ramos de árvores e outros objectos estavam no meio da autoestrada.

Por aqui, alguns aguaceiros durante a noite e 4 mm acumulados.
 
Mais um vídeo feito ontem no Parque de campismo atingido pelo tornado no Algarve:
 
Ribeira do Vascão, em Mértola:

Grande cheia do Vascão! Denota bem aquelas linhas de instabilidade sobre o Caldeirão.
Ontem foi um dia muito chuvoso no interior Algarvio!
Ribeira de Quarteira também levava uma boa cheia!
Penso que a ribeira do Arade e ribeira de Odelouca também tenham levado muita água.
 
Se bem lembro e não me engano, cerca de 500 mm em 1988 (ou 89), o mês foi um destes Out, Nov ou Dez.
Possivelmente foi nesse ano que choveu 185 mm em 24h. Ainda lá vivia. Adorava saber o que causou tal precipitação, visto que foi bastante localizado, Lagos por exemplo não teve nem de perto tal valor. Será possível aceder a algum registo histórico deste evento?
 
Chove moderado mas constante e sem vento, 6° dia consecutivo com precipitação relevante, perto de atingir os 100mm mensais.
 
Possivelmente foi nesse ano que choveu 185 mm em 24h. Ainda lá vivia. Adorava saber o que causou tal precipitação, visto que foi bastante localizado, Lagos por exemplo não teve nem de perto tal valor. Será possível aceder a algum registo histórico deste evento?
24 de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.
Vila do Bispo, 140,0 mm também no dia 24/11/1988
Faro, 82,8 mm mesmo dia. Mas na mesma ficha, estão lá os fabulosos 157,0 mm de 14 de Outubro de 1989 (em 24 horas deslizantes foi mais, claro, como acontece em geral), e os 118,5 mm de 8 de Dezembro de 1975.

Cut-off a sudoeste do Cabo de S.Vicente, com corrente persistente de sueste em conjunto com anticiclone na Europa, não me lembro bem. Talvez tenha os registos.
 
Última edição: