Seguimento Sul - Novembro 2025

Pouca chuva pelo Algarve! Alguns períodos de chuva fraca/aguaceiros fracos, por vezes pingas bem gordas. O destaque vai mesmo para o primeiro dia verdadeiramente Outonal. Céu encoberto, nevoeiro nos montes e húmido. Finalmente deixei a manga curta depois de meio ano praticamente, mesmo assim acho que me enganei pois está muito abafado!

Para hoje acho que a previsão já foi bem melhor, à uns dias atrás, entretanto foi cortando. Não espero nada de especial mas já estou de olhos postos pra'semana que vem...
 
Mais um grande fiasco no Baixo Alentejo
Acho que se pode considerar isso e no Algarve também. A intensidade mais forte das frentes não se estendeu tão a sul quanto inicialmente estava previsto.
 
74mm em Sousel. Isto é 8 ou 80, que loucura :shocking:
 
Acho que se pode considerar isso e no Algarve também. A intensidade mais forte das frentes não se estendeu tão a sul quanto inicialmente estava previsto.
Claramente mais a norte! Mesmo assim poderá aparecer uma célula ou outra nas próximas horas. Já há algo a entrar a Barlavento. Talvez mais para Monchique e serra do Caldeirão.
Mais um evento perdido que poderia ter trazido boa instabilidade.
Vamos ver se os próximos tempos são melhores com hipotética descida dos sistemas em latitude.
 
A linha de instabilidade partiu-se em dois e Arronches ficou no meio das partes mais intensas. Deve haver um escudo por lá.

5.6mm acumulados.

Desde o final do verão ainda não houve um dia com acumulado superior a 20mm. Quando isso acontecer lanço os foguetes! :D

Estamos com azar. No entanto, localmente há de facto acumulados interessantes:
74.4mm em Sousel.
51.0mm no Gavião.
30mm em Ponte de Sor.
 
74mm em Sousel. Isto é 8 ou 80, que loucura :shocking:
Screenshot_20251105_123705_Facebook.webp