Seguimento Sul - Outubro 2009



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A célula supostamente não devia estar pelo menos um bocadinho aqui por cima de mim, devia estar a chover ou trovejar .. não :huh:

EDIT: Figura-me ouvir trovões ao longe ... serão mesmo, ou estarei a ficar maluco !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Não estás não, já vi vários relâmpagos. Não são muito nitidos dada a humidade tirar muita visibilidade. Mas ela tá aqui à porta, a qualquer altura temos animação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A ultima imagem do Sat24 diz-me que está aqui em cima de mim e daqui a nada já passou mas chuva nem vê-la !!

Imagem do Sat24 foi ás 19h45 :huh:

Os trovões existem a chuva não :huh:
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
A ultima imagem do Sat24 diz-me que está aqui em cima de mim e daqui a nada já passou mas chuva nem vê-la !!

Imagem do Sat24 foi ás 19h45

Os trovões existem a chuva não


pode tar em cima de ti mas o centro da célula não..



por aqui céu muito nublado e vento fraco..está tudo calmo :)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Aurélio eu acho que a última imagem é das 20.45!
Por aqui vi uns relâmpagos e nada mais. Era bom que o radar de Loulé estivesse a funcionar. Parece que mais uma vez ficou tudo no mar... Mas o cape é favorável, atrás desta podem formar-se outras células mais proximas da costa o suficiente pa chegar aqui em força :thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
os trovões nem são nada de especial .. muito fracos mesmo, creio que a chuva deve ter sido muito localizada e creio mesmo que a célula já deve ter passado ou estar a passar mesmo !!

Contudo atendendo a que se encontra em formação ainda deve largar boa chuvada no Alentejo porque aqui temos um escudo protector que teima em quebrar :angry::angry:

Eu não entendo o tempo deles 21h45 ( 19h45 UTC) !!
Creio que 19h45 UTC é a nossa hora ....
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu não entendo o tempo deles 21h45 ( 19h45 UTC) !!
Creio que 19h45 UTC é a nossa hora ....

No horário de verão, 19h45 UTC são as nossas 20h45 que são as 21h45 de Espanha, França, Alemanha, etc...

No horário de inverno, as 19h45 UTC são as nossas 19h45 e as 20h45 de Espanha, França, Alemanha, etc...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Obrigado ... André !!

Já nem ouço os trovões nem ao longe e como a célula estava evoluindo extremamente rápido já deve ter passado de vez e por aqui largou 0,00000000000000000000 mm !!

Contudo existem condições para que se formem mais e alguém essencialmente no Alto Alentejo vai levar com ela em cheio pois coitadinha formou-se tão rápido que nem largou pinga de chuva aqui !!

EDIT: Pela ultima imagem de satélite 21h !! (Agora sim )
Parece que a tal célula afinal vai parar ao Sotavento e aparentemente não deve sofrer mais alterações ... enquanto que a frente ou linha de instabilidade está entrando no litoral oeste e aproximando-se do sul .. contudo o seu desenvolvimento é muito mais pronunciado a norte de sines !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não se deixem enganar pelo IV!

As células como essa junto ao Algarve parecem muito maiores do que são os núcleos de chuva na verdade.
O que se vê a expandir enorme e a ocupar uma grande área é simplesmente a bigorna! Só com o radar se consegue sim ver onde está a acção por baixo dela...

Aliás, pelo IV, já parece que vai grande temporal a caminho de VRSA e nem perto disso, é só a bigorna que com tanto shear e vento em altitude se despegou e vai nessa direcção.. Se virem o radar, a célula, provavelmente a morrer já, estava a entrar a W de Faro ainda...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim os trovões ouvem-se mas são muito fracos ... deve ser a bigorna, o radar mostra os pingos que a Sandrinha de Lagoa relata ....
Um pontinho vermelho de chuva e mai nada !!

A actividade junto á costa do Algarve está a aumentar .... mas isto não deve render grande coisa, a não ser uns aguceiros isolados !