Seguimento Sul - Outubro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa tarde .... :calor:

Parece que estou no Verão de S. Martinho ...
Dia de ceu limpo com as nuvens normais a passear na Serra e um calor antevendo o Verão de S. Martinho que este ano quase de certeza será antecipado tempos auspiciosos depois pela frente (espero eu).
Gosto bem mais quando ele chega antes do S. Martinho, costuma trazer boas novidades depois !!

Aurélio...as temperaturas não estão fora da média....no maximo pode haver alguma humidade no ar que faça aumentar a sensação termica ( de facto estamos sob influencia de uma massa de ar subtropical maritima, notoria especialmente no litoral do centro e sul..).
Outra coisa...acho que não faz muito sentido falares em Verão de S. Martinho...porque é um conceito difuso vazio de fundamentos cientificos..... ;)

Para os proximos dias espera-se tempo seco, com a entrada de ar seco de NE a partir de dia 17....esta massa de ar reflecte-se nos niveis medios, no NE e no resto do territorio afectará apenas as camadas superficiais, com a descida das minimas, num regime de fortes inversões termicas, e uma ligeira descida ou manutenção das maximas... no sul, cidades como Aljezur ou Alvalade do Sado, assim como certas zonas da serra algarvia, da bacia do Tejo-Sado ou do vale do Guadiana poderão apresentar valores minimos baixinhos:cold:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ao verificar as máximas das duas estações que pelo visto, foram colocadas recentemente na zona de Portalegre, penso que estejam inflacionadas comparando com a estação do IM, que fica no bairro do Atalaião.
Sendo que esse bairro fica numa zona mais alta do que o resto da cidade, poderá ser um pouco mais fresca do que as restantes. Mas mesmo assim, não com uma discrepância de 6-7ºC

portalegre.png


Não duvidando da capacidade térmica dos microclimas dessa região, esses valores, no entanto, parecem-me um pouco inflaccionados, será de algum defeito nas estações?
Se fosse numa região baixa do Guadiana ou algo do género, parecia-me bastante possível, mas não é disso que estamos a falar...:D
Mas, o que é facto é que mesmo aqui na zona de Lisboa, tem havido grandes diferenças de temperatura de um local para outro e valores dessa ordem ( 26ºc) têm aparecido nestes últimos dias em alguns locais.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
As estações têm estado malucas, sigo (seguia) a da Sé, que é mais precisa. Bem seguia porque ficaram off hoje. :angry:

17ºC, vento fraco, céu limpo, neblina ligeira no horizonte


Edit: E lá ficaram on.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Consequência positiva dos dias anticiclónicos que temos tido são as amplitudes térmicas cada vez mais acentuadas. Noites maiores que os dias, arrefecimento nocturno, temperaturas mínimas abaixo dos 15ºC e madrugadas já com alguma neblina e nevoeiro dissipando-se pela manhã. Sem chuva também há meteorologia. :D

Aljezur

obssuperficie140000789t.png


Faro

obssuperficie140000554t.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Outra coisa...acho que não faz muito sentido falares em Verão de S. Martinho...porque é um conceito difuso vazio de fundamentos cientificos.....
Stormy

O mundo não é uma ciência, a vida não é uma ciência, a morte não é uma ciência .... a ciência como palavra vaga não pode ser usada.
o que não falta aí são imensas coisas a nivel global que a ciência jamais conseguiu explicar!!
Eu sei que tu gostas de explorar as coisas a nivel ciêntifico, mas se calhar tenta também ver as coisas como o "povo comum" vê sem dar nomes giros ás coisas !!
Além disso o Verão de S. Martinho se traduz normalmente como uma extensão do Verão pelo Outono a adentro .... e normalmente por temperaturas não de Verão mais de periodo de transição de estação !!
Aliás o Verão de S. Martinho pode ser um processo atmosférico ou meteorológico como é o segunda metade de Outubro até á segunda metade de Novembro, e que se desencadeia nesta altura ...
O Verão de S. Martinho é uma tradição que já tem centenas de anos e que se traduz não só a nivel do São Martinho mas a nivel meteorológico e maior parte das vezes pela extensão do AA ao Sudoeste da França passando pelo Norte de Portugal e causando corrente de Leste/Nordeste normalmente ainda quente (não tem que estar 30º)
Esta tradição é vivida ao longo de centenas de anos, não só na Europa Ocidental mas também nos EUA !!
Desprezar um facto enraizado e que tem quase tantos anos como Jesus Cristo desculpem a comparação mas é como dizer aos cristãos que Jesus Cristo não existe, ou Deus não existe ...
Diz-me uma coisa já viste Deus? A ciência já explicou Deus? Já explicou existir algo transcendente? Pois nem tudo pode ter explicação ... não achas ???

Já agora os Verões de S. Martinho tanto podem ser antes ou depois, o que se passa é que normalmente o Dia de S. Martinho marca uma época de mudança (ou não) em termos meteorológicos !!
Ninguém diz que é São Martinho que causa isto, o que é digo é que este processo meteorológico existe e costuma acontecer para aí 80 ou 90% das vezes só que umas vezes é antes e outra depois ...

E não ... não estou a dizer que já estamos no Verão de S. Martinho, o que estou dizendo e que sempre é que este ano o Verão de S. Martinho deverá ser antes ... digamos que ele deverá começar quando o AA definitivamente estiver na sua posição (extendido até ao Sudoeste de França) !!
E depois mantendo mais ou menos a posição, até cerca de dia 8 Novembro, mais ou menos .... veremos se não é assim (é futurismo? Talvez, mas em relação ao que os modelos mostram só falta uma semana).

É a ultima vez que falo em verão de S. Martinho sem ser no tópico algures existente .... por isso respostas a isto só no tópico existente..

Desculpem o Off-Topic mas tinha que dizer, falarem-me em bases ciêntificas é que poupem-me !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Verão de São Martinho (ou "Indian Summer" nos países anglo-saxónicos) não é um prolongamento do Verão, mas sim o que por tradição se chama a um período de tempo mais quente (acima da média), seco e estável que surga depois de um primeiro período razoável de chuvas ou temperaturas frescas do Outono, e antes do frio a sério do Inverno. Como o Outono é uma época de transição, é relativamente normal nalguns anos depois de um período mais outonal, surgir outro mais solarengo. Não é pecado cientifico chamar-lhe verão de São Martinho, é uma tradição antiga em diferentes culturas e regiões do hemisfério norte sobre o mesmo tema embora usando designações diferentes.

O stormy tem no entanto razão quando fala das médias, penso que não podemos chamar a isto Verão de São Martinho porque as temperaturas estão completamente na média.


Mas sobre isso há um tópico inteiro dedicado ao assunto, continuem lá:

-> O Verão de São Martinho
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado temporiamente nublado nas horas centrais do dia, o vento soprou moderado de oeste durante a tarde.

Máxima: 21.7ºC
mínima: 11.9ºC
actual: 17.4ºC