Seguimento Sul - Outubro 2010



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pessoal por aqui até assustou! Levantou-se um vento medonho com chuva forte à mistura! :shocking:

A temperatura é de 12,4ºC e a pressão vai nos 1002hPa.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Hoje Évora com maxima a não passar dos 13.5ºC, humidade constante o dia todo nos 95%. precipitação total de 40mm. hehehe nada mau...


Uploaded with ImageShack.us

Algumas quedas de arvores nos arredores e pequenas inundações causadas por sarjetas entupidas pelas folhas dos platanos...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Dezenas de inundações no Alentejo

Registaram-se inundações em habitações e vias publicadas, sobretudo no concelho de Évora, As fortes chuvadas que hoje à tarde caíram no Alentejo provocou dezenas de sem registo de casos graves, disseram à Agência Lusa fontes dos bombeiros.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que no distrito registaram-se 46 inundações, tendo ocorrido 29 no concelho de Évora e as restantes em Borba, Arraiolos, Vila Viçosa, Alandroal, Estremoz, Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz. No distrito de Évora, segundo o CDOS, o mau tempo provocou ainda três quedas de árvores.
Segundo o CDOS de Portalegre, no distrito registaram-se 17 inundações, com maior incidência no concelho de Elvas (11), tendo ocorrido ainda três em Campo Maior e outras três em Nisa.
No distrito de Beja, de acordo com o CDOS, registaram-se apenas duas inundações.

DESTAK

Naturalmente que a chuva intensa e o vento muito forte já desta noite deverá ter trazido muito mais ocorrências ...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Disseram-me que por volta das 00h30 estava a cair um forte aguaceiro perto de Cabanas de Tavira. Fui ao site do CCV de Tavira e não está a emitir informação desde meados da tarde de ontem. A estação de Castro Marim também não está a emitir informação.De acordo com o radar, pouca coisa chegou ao litoral algarvio e andaluz. A estação de Martinlongo, que fica na vertente norte da serra da Caldeirão, já acumulou cerca de 20 mm desde as oito da noite... Impressionante o contraste com as regiões a sul das serras algarvias... Curiosamente, por vezes também sucede o contrário: a chuva fica quase toda no litoral e pouco passa para lá do Caldeirão ou de Monchique. Nestas frentes que se deslocam de norte para sul pouca precipitação chega ao litoral.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Disseram-me que por volta das 00h30 estava a cair um forte aguaceiro perto de Cabanas de Tavira. Fui ao site do CCV de Tavira e não está a emitir informação desde meados da tarde de ontem. A estação de Castro Marim também não está a emitir informação.De acordo com o radar, pouca coisa chegou ao litoral algarvio e andaluz. A estação de Martinlongo, que fica na vertente norte da serra da Caldeirão, já acumulou cerca de 20 mm desde as oito da noite... Impressionante o contraste com as regiões a sul das serras algarvias... Curiosamente, por vezes também sucede o contrário: a chuva fica quase toda no litoral e pouco passa para lá do Caldeirão ou de Monchique. Nestas frentes que se deslocam de norte para sul pouca precipitação chega ao litoral.

Apesar de as nuvens virem de Oeste para Este a frente vinha de Noroeste para Sueste e portanto onde chovia nas serras algarvias seriam sempre mais nas expostas mais a Norte !!
Além disso o Orografia provoca sempre que haja mais precipitação nessas zonas ...
Por aqui este evento deu até ao momento 3 mm !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...finalmente consegui aceder ao forum:)
Ontem o Dia foi de chuva fraca a moderada e continua, sendo que entre as 15h e as 18-19h tive chuva forte, com rates acima dos 100mm/h.
Ontem a maxima foi de 19.2º, e agora estou com 15.5º...neste momento está sol, embora o vento sopre forte de WNW-NW...ocorreram aguaceiros fortes durante a madrugada.


Curiosamente a EMA de sines reportou acumulações de precipitação muito baixas....supus que fosse devido ao vento, que faz com que a chuva caia em angulos muito agudos em relação ao plano do solo...mas ao ver o radar notei que, incrivelmente, não só a frente como uma linha de instabilidade que aqui passou pela 1h de hoje, simplesmente passavam ao lado..
Durante a noite houve falta de luz, ao ponto de não se ver luz no horizonte a Sul..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depois do pessoal todo falhar as apostas para aqui inclusive eu que apostei 15 mm e caiu apenas cerca de 3 mm, o próximo alvo em termos de precipitação é no próximo Domingo se não me falha as contas em Horas, com muito vento, frio e alguma precipitação e neve ....

mas apesar de ser dado pelos dois principais modelos esse cenário está muito longe de estar confirmado, principalmente com um AA com 1040 Hpa por muito perto ....
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia, o vento aqui é senhor e rei, com rajadas impressionantes como raramente me recordo de ver por cá! :shocking:

A chuva é em regime de aguaceiros e quando somos atravessados por alguma linha de instabilidade isto parece que o céu desaba encima de nós, a "sorte" é que são aguaceiros intensos mas de curta duração.

A temperatura é de 13,4ºC e a pressão atmosférica de 1006hPa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Depois do pessoal todo falhar as apostas para aqui inclusive eu que apostei 15 mm e caiu apenas cerca de 3 mm, o próximo alvo em termos de precipitação é no próximo Domingo se não me falha as contas em Horas, com muito vento, frio e alguma precipitação e neve ....

mas apesar de ser dado pelos dois principais modelos esse cenário está muito longe de estar confirmado, principalmente com um AA com 1040 Hpa por muito perto ....

Ainda não acabou. Está a chover bem em Lagos neste momento, vamos ver se algo chega aí.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, madrugada passada com bastante vento e por volta das 2h da manha um forte pé de água que me fez acordar :lol:
Por agora ceu com algumas nuvens e vento a soprar de WNW 32Km/h.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Princípio de madrugada com vento e chuva muito forte, voltando de manhã.

Neste momento:
13ºC, vento moderado a forte com rajadas, céu nublado com abertas e nuvens que se deslocam a grande velocidade. O IM regista vento médio ás 13h de 40 km/h. Decerto que há rajadas muito mais fortes mas não apanho com o vento todo de NW devido aos prédios. :(