No Sotavento algarvio tem sido uma verdadeira desgraça, aqui levo 3 mm acumulados hoje, em Tavira nem sequer choveu ainda. Em Almancil, a estação leva 11.4 mm mais na parte central do Algarve. De Faro para leste, a precipitação diminui a cada km. Impressionante!!!
Algarvio, não é propriamente impressionante, é o que se esperava à partida, há vários dias que se fala que estas frentes, embora chegassem ao extremo SE, à partida pouca chuva iriam deixar, que essa seria sempre a zona menos beneficiada do país...
De qualquer forma, segundo os meteogramas, a precipitação mais significativa no Sotavento será de esperar mais para o fim da tarde. A frente tem um deslocamento mesmo muito lento.
Eu vi uma frente a desmoronar-se apenas aqui, no sotavento e interior do Baixo Alentejo numa faixa sudoeste/nordeste com uma grande injecção de sul/sudoeste, por tanto húmida e quente, de Ayamonte para lá ao passo que aqui em cima o ar frio era injectado de Noroeste. Aliás isso é visível nas imagens de radar e foi visível no terreno durante o dia de hoje.
Basicamente a frente foi alimentada bem aqui em cima e nós a ver comboio passar.
Portanto a culpa não é da frente ser de Noroeste porque do Guadiana para lá houve de certeza muito mais precipitação do que aqui, mas sim de outros factores. Vão ver as imagens de radar do meio dia para a frente e observem o corte que existe na faixa que referi.
A essa quantidade mais valia um dia de nevoeiro... temos de aguardar por domingo.