Seguimento Sul - Outubro 2015

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde
21,1°C 46% HR vento fraco de NE céu limpo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A caminho de Ourique, na direcçao de Castro Verde

:eek: Espectacular este efeito da chuva! Ainda estou a tentar perceber mas julgo que é o início da queda gradual da precipitação, da esquerda para a direita.

Também me parece uma boa ideia! Se bem que o @StormRic bate tudo com a sua maquineta
(Já coloquei uma legendinha na última foto que meti)

Off-topic:
A ideia é boa mas dá algum trabalho e atrasa a publicação, não é viável para um seguimento em tempo real como a maior parte dos membros do fórum faz de forma excelente e que eu admiro muito e aplaudo.:palmas:
O que eu coloco nas fotos é a leitura do Exif do ficheiro de imagem (data-hora e regulação da câmara), lido por qualquer programa de edição; a referenciação (coordenadas/direcção) é feita no Google Earth (o GPS de bolso ajuda mas o ideal era tê-lo incorporado na câmara); o ângulo de vista depende do zoom e é calculado através das características da lente pelo fabricante.
A "maquineta" não "bate tudo", nem por sombras, é uma 700D a dar as últimas e quanto a edição ainda não consegui chegar ao nível de qualidade de vários membros do fórum, que todos sabemos quem são.

Ao publicarmos aqui as fotos dos nossos seguimentos debatemo-nos sempre com o dilema qualidade/rapidez. Há muitos membros especialistas em rapidez e isso é essencial nos seguimentos em tempo real ou para todas as reportagens rápidas e de momentos únicos. A utilização de meios de captura de imagens instantâneos e realmente portáteis, que estão sempre conosco, é inestimável e são os que tornam o seguimento tão dinâmico e empolgante. Refiro-me aos dispositivos móveis, câmaras compactas, etc. Apanhar o fenómeno é, sempre, o mais importante em primeiro lugar. Posteriormente podem ser acrescentados dados, mas numa mensagem enviada, por exemplo, de telemóvel em cima do acontecimento é complicado pensar em detalhes. A edição completa para melhoramento das imagens e dados é complementar e necessita de tempo e dedicação.

Em primeiro lugar, penso que devem figurar nas mensagens os dados relativos ao fenómeno, em especial o local e hora-minuto considero imprescindíveis, direcção (norte, sul, etc, muitas vezes esta é evidente pela própria imagem e dispensa a referência explícita) aproximada também. Complementarmente, toda a informação restante que seja possível fornecer incluindo os dados técnicos do dispositivo de captura de imagens, mas só se houver disponibilidade para isso. Na assinatura das mensagens talvez possa estar incluído o dispositivo habitual de captura de imagens utilizado pelo membro.


E algumas fotografias tiradas a partir de Estremoz

Um exemplo de um trabalho complementar monumental! :thumbsup:
Horizonte lindo!
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Bom dia :D
Mais uma manhã quente/abafada e nublada.
Este foi o nascer do sol flamejante que consegui captar às 7h30:

xr955PH.jpg


Ainda estou a tentar perceber mas julgo que é o início da queda gradual da precipitação, da esquerda para a direita.
Era antes da direita para a esquerda, segundo a luz :D mas sim, eu acho que essa chuvada foi para Almodôvar, porque quando cheguei a Castro não havia nuvens do meu lado esquerdo, pelo menos que fossem carregadas, e para a direita estavam muitooo escuras e a descarregar bem.

Quanto às descrições das fotos: eu sou incapaz de captar as coisas com a minha máquina, editar as fotos e publicar na hora, levo sempre cerca de 15min a ter tudo pronto. Grande parte das vezes desisto da edição e publico em cru :lol: acho que ainda preciso de aperfeiçoar essa técnica de edição rápida.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Bons dias
Por volta das 07:30 estava bastante frio em Arronches mas quando cheguei a Portalegre as 08:00 parecia que o ar era morno...
Agora pouco sol, céu cheio de nuvens altas...tanta nuvem no satélite e nenhuma dá chuva, as vezes quando as nuvens mal se vêm no satélite é quando chove mais :lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Pela Ribeira da Azenha estão 18ºC, o tempo parece abafado lá fora, mas dentro de "casa" está frio que se farta :hmm:
Continua nublado, embora agora esteja mais.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite :)
por volta das 18:45 estava assim:
JLrcTdY.jpg

agora 15,9ºC 81% HR vento nulo
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
15,4ºC 79% HR
se não fosse o céu estar nublado a temperatura já estaria bastante baixa, já não se pode andar na rua :cold:em casa estão 19ºC já se tem que ligar o aquecedor de vez em quando :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Hoje ás 9H estavam +16ºC, céu totalmente coberto e vento nulo.
Caíram nas últimas 2 horas apenas alguns pingos dispersos, que só se notam nos carros.

Off-topic: Este fim-de-semana, decorre a Baja Portalegre, que mais uma vez decide o campeão nacional, e a base este ano é em Ponte de Sôr.
Quem quiser acompanhar: https://www.facebook.com/bajaportalegre?fref=nf
 
  • Gosto
Reactions: StormRic