Seguimento Sul - Outubro 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia

Noite tropicaliente em Portalegre, com 24,3 ºC (Valor da estação do IPMA) de mínima, a qual foi superior no centro da cidade.
A título de exemplo: a temperatura interior do meu quarto só desceu uma décima (28,7 ºC à meia noite para 28,6 ºC às 6.45 h) com a janela aberta toda a santa noite...
A manhã nasceu quente, céu limpo e algum vento de Nordeste/Este, o qual acentua a sensação de calor... Notória a diferença entre Portalegre e Arronches, com uma inversão térmica significativa após o "Planalto de S. Tiago". Impressionante a descida de temperatura em pouco mais de 500 metros.
Através do Google Maps, são sensivelmente estas as zonas de inversão térmica no caminho de Portalegre para Arronches

IwmznuT.jpg


A 1ª é directamente influenciada pelo vale do Rio Caia e a 2ª pela junção da Ribeira de Arronches com o Rio Caia, local onde o nosso amigo @joralentejano prevê as mínimas recorde durante o Inverno, mesmo junto à vila de Arronches. Em média, calculo que as temperaturas são mais baixas uns 5 ºC no início do dia e mais altas 2 ºC ao final da tarde.
Boas,
Exato, lá está aquilo que referi ontem e que muitas vezes refiro aqui visto fazer o caminho Arronches/Portalegre todos os dias. Ontem sai de Portalegre com 27ºC e cheguei a Arronches com 20ºC. A diferença começa logo assim que nos aproxima-mos da ribeira de caia que divide os dois concelhos, esse local até à entrada reta das Algareiras é extremamente gelado pois para além de ser abrigado tem bastantes cursos de água.
No inverno passado não tive a possibilidade de registar as temperaturas no local de forte inversão que já aqui falei, mas este ano se houver algum evento de frio interessante e que tenha possibilidades de o registar nesse local assim o farei.
Já sai de lá com 19ºC e cheguei à vila com 24ºC. Imagino até onde terá chegado quando registei os -7,1ºC
Deixo aqui a imagem para se ter uma ideia pois nunca tinha colocado nada:
EX987Fz.png

O vermelho é a parte da propriedade que penso deixar o sensor, o azul claro são cursos de água mas pequenos e o azul escuro é a ribeira de Arronches, aquele local está rodeado de cumes, ou seja é completamente abrigado, um autêntico congelador. :cold:
____________
@Dias Miguel, hoje a diferença foi de mais 10ºC, tive mínima de 12,1ºC, a estação do @SpiderVV teve uma mínima de 27,1ºC :shocking: Impressionante!
Nos próximos dias continuaremos a ter grandes diferenças, o IPMA prevê mínimas para Portalegre de 17º/18ºC e para Arronches de 12º/13ºC. Hoje para Arronches previa 18ºC e foi na realidade de 12ºC. :huhlmao:
Agora sigo 33,8ºC


 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas,
já estão 30ºc e o céu para variar está limpo, assim continua o mês de Julho.
Mas quando é que isto acaba? bolas...:facepalm::disgust:
A continuar este tempo de calor acima do que é normal para a época não me admirava nada, que dentro de poucos anos (já faltou mais) comecemos a ter temperaturas de +40ºC de Maio a Outubro...:buh:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia

Noite tropicaliente em Portalegre, com 24,3 ºC (Valor da estação do IPMA) de mínima, a qual foi superior no centro da cidade.
A título de exemplo: a temperatura interior do meu quarto só desceu uma décima (28,7 ºC à meia noite para 28,6 ºC às 6.45 h) com a janela aberta toda a santa noite...
A manhã nasceu quente, céu limpo e algum vento de Nordeste/Este, o qual acentua a sensação de calor... Notória a diferença entre Portalegre e Arronches, com uma inversão térmica significativa após o "Planalto de S. Tiago". Impressionante a descida de temperatura em pouco mais de 500 metros.
Através do Google Maps, são sensivelmente estas as zonas de inversão térmica no caminho de Portalegre para Arronches

IwmznuT.jpg


A 1ª é directamente influenciada pelo vale do Rio Caia e a 2ª pela junção da Ribeira de Arronches com o Rio Caia, local onde o nosso amigo @joralentejano prevê as mínimas recorde durante o Inverno, mesmo junto à vila de Arronches. Em média, calculo que as temperaturas são mais baixas uns 5 ºC no início do dia e mais altas 2 ºC ao final da tarde.

Boas,
Exato, lá está aquilo que referi ontem e que muitas vezes refiro aqui visto fazer o caminho Arronches/Portalegre todos os dias. Ontem sai de Portalegre com 27ºC e cheguei a Arronches com 20ºC. A diferença começa logo assim que nos aproxima-mos da ribeira de caia que divide os dois concelhos, esse local até à entrada reta das Algareiras é extremamente gelado pois para além de ser abrigado tem bastantes cursos de água.
No inverno passado não tive a possibilidade de registar as temperaturas no local de forte inversão que já aqui falei, mas este ano se houver algum evento de frio interessante e que tenha possibilidades de o registar nesse local assim o farei.
Já sai de lá com 19ºC e cheguei à vila com 24ºC. Imagino até onde terá chegado quando registei os -7,1ºC
Deixo aqui a imagem para se ter uma ideia pois nunca tinha colocado nada:
EX987Fz.png

O vermelho é a parte da propriedade que penso deixar o sensor, o azul claro são cursos de água mas pequenos e o azul escuro é a ribeira de Arronches, aquele local está rodeado de cumes, ou seja é completamente abrigado, um autêntico congelador. :cold:
____________
@Dias Miguel, hoje a diferença foi de mais 10ºC, tive mínima de 12,1ºC, a estação do @SpiderVV teve uma mínima de 27,1ºC :shocking: Impressionante!
Nos próximos dias continuaremos a ter grandes diferenças, o IPMA prevê mínimas para Portalegre de 17º/18ºC e para Arronches de 12º/13ºC. Hoje para Arronches previa 18ºC e foi na realidade de 12ºC. :huhlmao:
Agora sigo 33,8ºC

Bem interessantes os vossos posts, como meteolouco por inversões térmicas que sou(já fui muito mais), acho sempre curioso essas grandes diferenças de temperatura em distâncias tão curtas, e mesmo em pequenos desníveis. @joralentejano só posso encorajar-te a fazer esses registos, certamente que podem surgir daí surpresas. :cold:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bem interessantes os vossos posts, como meteolouco por inversões térmicas que sou(já fui muito mais), acho sempre curioso essas grandes diferenças de temperatura em distâncias tão curtas, e mesmo em pequenos desníveis. @joralentejano só posso encorajar-te a fazer esses registos, certamente que podem surgir daí surpresas. :cold:
Acredito que sim, e não me admirava nada que se tivesse feito registos no inverno passado chegaria aos -10°C, principalmente no dia em que cheguei aos -7°C. Nesse dia, junto à ribeira era só gelo, tudo branco como se tivesse nevado. :cold:
É muito fácil aqui na cidade no inverno ter 10ºC de mínima, e num vale a poucos km a temperatura ter chegado aos -5ºC. Há vários locais aqui assim, especialmente devido à orografia da Serra de São Mamede.

Por aqui tive 27,1ºC de mínima. Em Outubro.
Sim, exato e eu posso comprovar isso, de manhã saio de um local gelado para outro que tem temperaturas digamos quentes tendo em conta aquilo que temos por aqui. :D Antes de me apaixonar pela meteorologia e perceber melhor as coisas, pensava que Portalegre tinha temperaturas mais baixas que Arronches, tal como muita gente pensava e continua a pensar mas parece que essa teoria só acontece durante o dia. Apesar de já estar habituado a estas enormes diferenças de temperatura, não deixa nem nunca vai deixar de ser impressionante, principalmente em casos como o de hoje em que tive menos 15°C que a tua estação. :hehe:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
O vermelho é a parte da propriedade que penso deixar o sensor

cEASLxq.jpg


Off-Topic: Creio que ias ter melhores resultados nesta área. Creio que o Sr. Caiadas não se ia importar da instalação do sensor junto da ribeira, dentro do pátio dele, ;)

É muito fácil aqui na cidade no inverno ter 10ºC de mínima, e num vale a poucos km a temperatura ter chegado aos -5ºC. Há vários locais aqui assim, especialmente devido à orografia da Serra de São Mamede.

Off-Topic. Um dos locais que acho mais interessantes nessa dinâmica é o Vale Lourenço, entre o topo da Serra de S. Mamede e o Montinho (Alegrete). Creio que há zonas, durante o Inverno que terão menos de duas horas de sol...
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
cEASLxq.jpg


Off-Topic: Creio que ias ter melhores resultados nesta área. Creio que o Sr. Caiadas não se ia importar da instalação do sensor junto da ribeira, dentro do pátio dele, ;)
Penso que tanto num local como noutro se tem bons registos! Nesse da junção das duas ribeiras não precisava de pedir a ninguém pois nesse circulo que colocaste pouca gente lá passa, bastava ficar bem escondido por precaução. Posso ter mesmo a certeza que teria grandes registos. :rolleyes:Mas pronto, não posso deixar passar mais um inverno sem fazer os registos que tanto interesse tenho em fazer na propriedade dos meus familiares à alguns anos. :D
Bem, e enquanto falamos de eventos gelados, neste momento sigo com uns tórridos 36,2ºC
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,
Hoje por Monchique mais quente do que ontem
Temperatura atual de 28,5°C, que segundo a minha estação é a máxima do dia
Mínima de 20,4°C
40% de humidade relativa
Nunca mais acaba este martírio de calor....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Máx: 36,7ºC
Min: 12,1ºC

Neste momento, sigo com vento moderado a forte de Nordeste! A temperatura desceu até aos 20,9ºC, mas entretanto a ventania apareceu e agora estão 24,4ºC e continua a subir. Humidade bem abaixo dos 20%.