Seguimento Sul - Outubro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa Noite,
Alguma chuva fraca de manhã que ainda deu para fazer os telhados pingar. De resto, mais um dia com algumas nuvens e vento.
Uma foto do final do dia:
ndQDR6p.jpg

13,6ºC atuais.

Portalegre teve mínima horária tropical. Enfim, outro mundo! :rolleyes:

@joralentejano consegues cruzar esse dado com a mínima da estação do meteoalentejo?? Parece-me algo estranho, pois vivo a um quilómetro (+/-) em linha recta da estação meteorológica e sentia-se mais frio do que 21 ºC às 8h...

@joralentejano consegues cruzar esse dado com a mínima da estação do meteoalentejo?? Parece-me algo estranho, pois vivo a um quilómetro (+/-) em linha recta da estação meteorológica e sentia-se mais frio do que 21 ºC às 8h...
A mínima na estação do MeteoAlentejo foi de 20,5ºC e a mínima horária da EMA foi 20,7ºC. É provável que a mínima do dia na EMA não tenha sido tropical, pois é sempre ligeiramente mais baixa do que a horária. Não havia nenhuma brisa que causasse uma sensação de maior frescura?

A mínima na estação do MeteoAlentejo foi de 20,5ºC e a mínima horária da EMA foi 20,7ºC. É provável que a mínima do dia na EMA não tenha sido tropical, pois é sempre ligeiramente mais baixa do que a horária. Não havia nenhuma brisa que causasse uma sensação de maior frescura?

Nada... :intrigante:Sinceramente creio que não estava uma temperatura tão alta, mas são as duas estações a desmentir-me. O tempo está mesmo louco, pois no passado dia 3, a mínima foi de 7,2 ºC, anormalmente baixa para os padrões de Portalegre...

Nada... :intrigante:Sinceramente creio que não estava uma temperatura tão alta, mas são as duas estações a desmentir-me. O tempo está mesmo louco, pois no passado dia 3, a mínima foi de 7,2 ºC, anormalmente baixa para os padrões de Portalegre...
Ás vezes temos a sensação de que a temperatura está mais baixa do que a realidade, mas também depende dos locais de onde saímos. Com as temperaturas próximas dos 30ºC durante o dia, as casas estarão mais quentes e o contraste entre o exterior/interior é maior e provavelmente achaste o ambiente mais fresco do que aquilo que as estações marcavam devido a isso mesmo. Até podia ser a humidade, mas também estava baixa, como é habitual.
No dia 3, o vento predominante foi de Noroeste, o que fez com que a temperatura mínima em Portalegre fosse mais baixa que o habitual. Em entradas frias húmidas é sempre assim, já em entradas continentais com vento de Nordeste ou em situações de estabilidade, é capaz de ser a estação com a temperatura mais elevada do país, durante a noite. No entanto, com vento forte é pior do que sair de Arronches com -7ºC, como foi em 2017. :D

No entanto, com vento forte é pior do que sair de Arronches com -7ºC, como foi em 2017. :D

Ou na Esperança. Em Fevereiro de 2014, recordo-me de sair uma noite a pé de casa, para ir beber café, e arrependi-me logo assim que fiz uns metros... Quando regressei, parecia que tinha entrado numa câmara frigorífica, apesar de ir bem agasalhado... Vento forte de Norte ou Nordeste é mesmo agressivo na minha querida aldeia.

A média das mínimas para Outubro na estação do IPMA 71-2000, é de 12,5°c, portanto minimas tropicais nesta altura do ano não é assim muito comum, mas ainda é algo normal, assim como os 7°c de minima que houve, o que me dá ideia nos últimos anos é que as mínimas tropicais tem sido mais frequentes que o habitual, mas também tem muito haver com a localização da estação, pois bastam alguns poucos kms para que, por vezes hajam grandes diferenças.

Boa Tarde,
Pelo Alentejo temos mais um dia de verão, mas durante a noite refrescou bem devido à inversão. Na próxima noite já não haverá inversão devido ao vento de Nordeste que se deve intensificar. Um indicador de que nos próximos dias as temperaturas também já serão mais baixas.

Mínima de 8,8ºC

Atual de 29,5ºC.

Espero que hoje tenha sido o último dia deste ano com temperatura superior a 30ºC e que só veja tais valores novamente lá para Maio. Nesta altura com o sol já mais baixo, é péssimo. :wacko: Aquilo que se deseja neste momento é chuvinha, pois faz muita falta.

Máxima de 30,7ºC

Boa amplitude térmica!

20,3ºC atuais.

Espero que hoje tenha sido o último dia deste ano com temperatura superior a 30ºC e que só veja tais valores novamente lá para Maio. Nesta altura com o sol já mais baixo, é péssimo. :wacko: Aquilo que se deseja neste momento é chuvinha, pois faz muita falta.

Máxima de 30,7ºC

Boa amplitude térmica!

20,3ºC atuais.
Por aqui felizmente, o último dia com 30°c, foi o mês passado, verdade, nesta altura do ano a chuva já faz muita falta, pese embora ter sido positivo ter chovido alguma coisa em Setembro, até agora ainda não houve uma rega " decente" neste outono, veremos os próximos dias.

Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens altas.

Máxima: 24.8ºC
mínima: 15.3ºC

Boa noite,
Madrugada e manhã bastante ventosas. Vento de Nordeste seco e a terra parece pedra, só já se vê alguma erva junto a locais mais húmidos. Céu limpo e assim será a semana inteira.
Deixo umas fotos do dia de hoje. Encontrei uma pequena nascente que até corria relativamente bem, tendo em conta o facto do verão ter sido bem quente e ainda não ter chovido nada de jeito até agora.
Algumas árvores vão já ganhando cores de outono, como se pode ver por aquelas duas ao fundo.
9zsayfB.jpg

WhrGyx3.jpg

18ºC atuais.

Boas,
Mais uma noite ventosa e com isto, fica tudo seco que nem um carapau. :p O dia segue com céu limpo e em termos de vento está mais calmo.

Mínima de 11,4ºC

22,2ºC atuais.

Estado
Fechado para novas mensagens.