Seguimento Sul - Setembro 2010



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:D
Pela Lagoa de st André sigo com 24.3º, vento fraco a moderado de WNW/NW e céu parcialmente nublado por cumulus, altocumulus e cirrocumulos.
Para E e NE observo bastante actividade convectiva, com cumulus congestus e cb´s:rolleyes:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz: 28,6 ºC e 1010 hPa (em queda). Fotografia às 17h10:

16_09_2010.JPG

Neste momento é na região de Mértola que se concentra a maior actividade eléctrica (ImapWeather).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
De repente levanta-se vento moderado. Não sou muito entendido nisto por isso alguém me pode explicar sff porque é que há sempre vento moderado a forte quando alguma "tempestade" se aproxima, afastando-a certas vezes?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
De repente levanta-se vento moderado. Não sou muito entendido nisto por isso alguém me pode explicar sff porque é que há sempre vento moderado a forte quando alguma "tempestade" se aproxima, afastando-a certas vezes?

Depende de onde o vento vier o vento, se vier da direcção de "algo negro" no horizonte, poderá ser a aproximação da célula ou sua consequente expansão. O vento deve-se a uma ligeira queda da pressão, esta queda na pressão deve-se há aproximação da célula ou sua consequente expansão.

É a chamada frente de rajada.

http://www.dammous.com/tempo/t_dsnv.asp
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Depende de onde o vento vier o vento, se vier da direcção de "algo negro" no horizonte, poderá ser a aproximação da célula ou sua consequente expansão. O vento deve-se a uma ligeira queda da pressão, esta queda na pressão deve-se há aproximação da célula ou sua consequente expansão.

É a chamada frente de rajada.

http://www.dammous.com/tempo/t_dsnv.asp
Muito obrigado pela explicação! ;) E sim o vento vem da direcção do céu escuro e esta zona de Portalegre também sempre "evitou" mau tempo porque trovoadas e eventos mais tempestuosos passam sempre à volta.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois, pois o facto é que a minha está a ficar fula comigo porque disse que ia chover hoje e amanhã, e afinal onde está a chuva ???

Como habitual no interior tal como já receava e afinal de contas estou ainda em Setembro :mad::mad::mad::mad:

Se esta noite não chover amanhã vou ouvi-las e bem :angry::angry::angry:

Ainda agora cheguei do trabalho e ela??
Então disseste que ia chover .... tenho tudo seco, á espera da tua chuva ....
Amanhã tou feito se não chover esta noite ....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Muito obrigado pela explicação! ;) E sim o vento vem da direcção do céu escuro e esta zona de Portalegre também sempre "evitou" mau tempo porque trovoadas e eventos mais tempestuosos passam sempre à volta.

Mas atenção que não é só devido há pressão são n factores. Como o choque de massas de ar de temperatura diferente.

Tens aqui uma imagem, espero que ajude. Onde diz "gust front" é a dita frente de rajada.

24032-004-47E43E8C.gif


http://www.britannica.com/EBchecked...of-a-gust-front-During-a-thunderstorm-a-large
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Muito estranho, o alerta do IM para o Algarve, entre as 18 horas de hoje e as 05h59m de amanhã, é que vendo os modelos não vejo nenhum a prever algo que leve à emissão do aviso para as próximas horas. O hirlam nadinha, o GFS umas pinguitas, o ECM idem. Só se nascer algo porque de resto, não acredito que venha algo mais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Muito estranho, o alerta do IM para o Algarve, entre as 18 horas de hoje e as 05h59m de amanhã, é que vendo os modelos não vejo nenhum a prever algo que leve à emissão do aviso para as próximas horas. O hirlam nadinha, o GFS umas pinguitas, o ECM idem. Só se nascer algo porque de resto, não acredito que venha algo mais.

Olha para Norte ... o que vês ??
R: Umas nuvens muito giras e bem grossas mas que não são para o nosso bico e que descarregam na fronteira com o Alentejo e outras na fronteira com Espanha.
Não quero que me chamem pessimista ou algo pior mas o que diz respeito a mim .... esta depressão já era, é o que dá quando temos depressões em altitude mas com pouca expressão á superficie .....

PROXIMA !!!

Pessoal do litoral curtam o sol e o pessoal do interior junto á fronteira curtam porque nos micrositios onde cair será bem forte !!

PS: Vou regar ... porque os modelos acabaram de confirmar o que eu via com os meus olhos ... as nuvens giras apenas no interior, e isso tb para esta noite !!
Confirmado que tb a chuva desta noite nem chegou a 1 mm, sendo que o IM nem registou nada ....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olha para Norte ... o que vês ??
R: Umas nuvens muito giras e bem grossas mas que não são para o nosso bico e que descarregam na fronteira com o Alentejo e outras na fronteira com Espanha.
Não quero que me chamem pessimista ou algo pior mas o que diz respeito a mim .... esta depressão já era, é o que dá quando temos depressões em altitude mas com pouca expressão á superficie .....

PROXIMA !!!

Pessoal do litoral curtam o sol e o pessoal do interior junto á fronteira curtam porque nos micrositios onde cair será bem forte !!

PS: Vou regar ... porque os modelos acabaram de confirmar o que eu via com os meus olhos ... as nuvens giras apenas no interior, e isso tb para esta noite !!
Confirmado que tb a chuva desta noite nem chegou a 1 mm, sendo que o IM nem registou nada ....

Senão for demasiado perguntar, vais regar o quê? :D