Seguimento Sul - Setembro 2014

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,625
Local
Espinho, Aveiro
Hoje, segundo o ESTOFEX, havia previsão de supercélulas para a região do Alentejo e afinal houve mesmo:surprise:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Temos 3 células ( podem ser supercélulas) nas seguintes zonas:

Possível supercélula/célula a Este de Évora e está a deslocar-se para Redondo. Pelas imagens de radar parece-me uma supercélula com bastante atividade elétrica, é possível que ocorra granizo.


Temos outra célula em Mourão (na zona do Alqueva) e outra célula a Oeste de Barrancos.

De facto, por volta das 18 horas, ouviram-se fortes trovões em Moura. Fui à janela ver o que se passava e o céu estava escuríssimo e havia muito vento. Não chovia nem choveu. Não quero garantir, pois às vezes vemos aquilo em que acreditamos e não a verdadeira realidade, mas pareceu-me ver alguma rotação na base das nuvens... Havia várias protuberâncias (mammatus) e algumas formavam umas "voltas" que faziam lembrar as nuvens-onda Kelvin-Helmholtz...
Mas depois dissipou-se tudo muito rapidamente. Acredito que aquilo a que chamei "rotação" não fosse mais do que o efeito do vento forte a arrastar a base das nuvens.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
ha imagens na pg anterior e so ires la ver ;)

A questão é se são uma super célula????

Uma super célula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem).1 Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. Das quatro classificações de tempestade (Super célula, multi célula, uni célula e linha de tempestadesnota 1 )nota 2 as super células são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância.

Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania. Mas o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam.3 Super células tem geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação. Super células de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as super células de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo sob as pré-condições necessárias a sua formação, mas são vistas principalmente nas Grandes Planícies dos Estados Unidos.
 

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Céu muito nublado com boas abertas e temperatura actual de 24,3 com o vento a soprar fraco do quandrante oeste!............as andorinhas já se foram os estorninhos andam "doidos" as lebres já correm pelos campos! Ar de fim de "festa" ,entenda- se Verão, "festa " esta que este ano foi uma boa "bosta"............mais umas semanas e tb eu sigo as avezinhas e vou fugir!!!!!!!
 

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Manha de sol e vento fraco com temperatura de 24.9º.A mínima durante a noite foi de 16,9º!...Só espero que o Verão continue pelo menos até á segunda semana de Outubro que será quando eu posso partir para onde o Verão partiu!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e agradável, mas já se nota nebulosidade a Oeste.

Máxima: 26.8ºC
mínima: 18.2ºC
actual: 23.4ºC
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

sielwolf

Cumulus
Registo
18 Out 2009
Mensagens
260
Local
portimão
Algumas fotos desta manhã em Portimão

411scvS.jpg


CBrYAQz.jpg


SKqvBhK.jpg