Seguimento Sul - Setembro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Últimos dias com temperaturas mais dignas de Setembro. Amanhã deverá subir, mas na sexta promete descer novamente com a possibilidade dos restos daquilo que vai afetar o Leste de Espanha chegarem até cá. Noite fresca, mas não foi ventosa ao contrário de Portalegre.
Máx: 29,2ºC
Min: 14,7ºC

Regresso aos valores baixos de humidade também durante a noite. Sigo com 22,5ºC e 39% hr.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Noite fresca, mas não foi ventosa ao contrário de Portalegre.
E por falar nisso...

Portalegre: Vendaval derruba stands colocados no Jardim da Avenida da Liberdade para receber Feira das Cebolas
O vento forte que se fez sentir em Portalegre, na última madrugada, deitou ao chão os stands colocados junto ao lago do Jardim da Avenida da Liberdade, para receber a Feira das Cebolas, que começa sexta feira.
Fonte da Câmara de Portalegre contactada por esta estação emissora referiu que os stands ainda não estavam ocupados pelos expositores, acrescentando que os prejuízos são irrelevantes.
A mesma fonte indicou que a empresa responsável pela montagem dos stands começou a trabalhar logo às primeiras horas da manhã para voltar a reerguer as estruturas.

3MAmtbt.jpg

Fonte: Rádio Portalegre
______________
A EMA teve vento médio entre os 35-40km/h. As rajadas devem ter sido bem jeitosas e prova disso foi o registo do @SpiderVV.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens.

Máxima: 27.2ºC
mínima: 19.1ºC
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Impressionante aquilo que tem acontecido em Espanha, uns com tanta (até demais) e outros com tão pouca. Os modelos lá vão mostrando alguma coisa de diferente nas previsões cá por estes lados, mas veremos...
Dia normal de verão. A partir de amanhã, segundo as previsões as temperaturas rondarão os 30ºC mas sem exceder muito esse valor, o que já revela alguma mudança em relação àquilo que estava previsto há uns dias. Algumas nuvens durante a tarde sendo de salientar também o vento intenso de leste.
Horizonte empoeirado devido ao vento forte certamente, pois, a secura é mais que muita. Durante a caminhada, várias vezes entrou pó para os olhos. Registei uma rajada 56km/h durante a mesmo através da aplicação do telemóvel.
9XJLLSb.jpg

Céu algo ameaçador. Ainda foi visível alguma virga.
1WIWw1y.jpg

Poente:
5mq2AbU.jpg

___________
Máx: 31,1ºC
Min: 16,4ºC

Neste momento, vento mais calmo com 22,2ºC.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Boas.
Rajadas repentinas por aqui na ordem dos 45 a 55 km/h e constantes de SE.. Imensa poeira levantada no ar e cheira a incêndio mas não sei de onde. 26.3ºC, sendo que houve uma quebra de 1ºC acompanhada do vento. Provavelmente convecção que não chega ao chão baseado no radar.

Edit: 25.4ºC.

Edit 13:07: 24.2ºC e continua o vento... Por momentos cheirou a humidade, pelo que acho que é mesmo convecção falhada.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Lá vão chegando as migalhas daquilo que tem afetado o Mediterrâneo Ocidental. No entanto, dispensam-se bem certos valores.
O vento tem sido moderado a forte de Leste e há pouco chuviscou.
6oyQLCs.jpg


A temperatura da EMA de Elvas desceu na última hora, tal como aqui, devido aos ecos que atravessaram a fronteira e deram alguns chuviscos. Situação ocasional, pois, grande parte dissipam-se antes de chegar à fronteira. Que alergia! :lol:

26,2ºC atuais.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por aqui já começa a haver abertas depois da passagem dos "cadáveres convectivos"... Continua o vento com algumas rajadas moderadas de SE, com 24.4ºC e 39% HR.

A título de curiosidade, o software que uso na estação calcula o risco de incêndio todos os dias às 13h usando os dados atuais, sendo que apanhou o vento muito forte que se fez sentir, deu um FWI de 91, o que seria completamente catastrófico para um incêndio florestal... Não que esteja errado, mas não corresponde à tendência do resto do dia. :)
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho