Seguimento Sul - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


PiasChaser

Cirrus
Registo
29 Set 2015
Mensagens
17
Local
Pias
Boas. Eu trabalho em Beja e confirmo que o vento soprou moderadamente forte durante uns minutos após a passagem de um aguaceiro (moderado/forte). Não parece ter sido um tornado, mas talvez uma melhor organização do vento ali naquela zona.

Edit: houve mais árvores derrubadas em ruas próximas ao local noticiado (parque da Ovibeja)
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Última Hora

Tornado derruba dezenas de árvores e destrói carros em Beja

image.aspx


image.aspx


image.aspx


Dezenas de árvores foram derrubadas à passagem de um tornado em Beja, esta sexta-feira de manhã. Há vários carros danificados.

O fenómeno meteorológico foi sentido em Beja cerca das 10.55 horas desta sexta-feira. Afetou particularmente a zona pero do Parque de Feiras, onde vários carros de trabalhadores ficaram danificados pelas árvores que caíram.

Acompanhado de chuva forte, o fenómeno meteorológico passou por Beja, numa faixa estreita, no sentido da costa para o interior, de oeste para leste, e causou estragos de monta no Parque de Feiras, onde funcionam atualmente os serviços da autarquia, enquanto decorrem obras na câmara, e na zona do Bairro de Mira Serra.

Passou ainda nas imediações da escola Mário Beirão, sem causar estragos visíveis.

Não há registo de feridos, até ao momento. A Proteção Civil municipal e os Bombeiros de Beja estão já no terreno, a cortar árvores e a iniciar os trabalhos de limpeza.

https://www.jn.pt/local/noticias/be...rvores-e-destroi-carros-em-beja-12736305.html


 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a meio da manhã outro aguaceiro bastante forte acompanhado por trovoada e vento forte com rajadas, que rendeu mais 14 mm. Na chuvada às 7 h caíram 24 mm em cerca de 40 minutos, daí as inundações que causou um pouco por toda a baixa da cidade.

Por acaso, quando caiu granizo esta manhã e o vento soprava com alguma intensidade e trovejava, pensei porra ainda aparece algum tornado, não foi cá, foi em Beja. :unsure:

Já não via um Setembro tão animado desde 2008. Bom, já choveu mais do triplo da média para o mês. :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre


O resto da instabilidade que passou por Beja e gerou esse tornado ou evento de vento extraordinário, está agora sobre Elvas e irá passar em Campo Maior ;). Pelo radar é fácil ver o percurso e, caso haja estragos nessa linha, poderá analisar-se o que efectivamente foi.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.