Seguimento Sul - Setembro 2021

Faro neste momento:
4VwXxgT.png

Com os anos que levas disto, devias ser mais criterioso nos comentários que fazes, é que já no Outono do ano passado era a mesma coisa, não chovia nunca nada e eu quase afogado. :D

Situações destas, Olhão leva sempre menos como é habitual, só 17 mm por aqui, nada que já não soubesse.

EMA's do IPMA acumulados:

Albufeira: 1.4 mm (11:50)
Aljezur: 9.5 mm (11:50)
Castro Marim: 15 mm (11:50)
Loulé: 9 mm (11:50)
Tavira: 48.4 mm (11:50)
Olhão. 17.8 mm (11:00)
Faro (Aeroporto): 27 mm (11:00)

Factos curiosos, a EMA de Olhão registou 5.4 mm em 10 minutos (7:00-7:10) e a EMA de Tavira registou 11.1 mm em 10 minutos (7:40-7:50).

Nota: () até à hora indicada
Qual é essa estação de Loulé? Loulé cidade choveu bem mais! Foram cerca de 20min de chuva torrencial fora os aguaceiros que senti durante a madrugada.

Parece que o evento está quase morto pelo Algarve! Confesso que não estava à espera de tanto na madrugada e mais durante o dia de hoje. Ainda assim parece quem têm passado umas boas células mais para o interior.
Por Albufeira tudo calmo com um ou outro aguaceiro insignificante.

Foi giro estar a ver este espetáculo a partir de um piso alto de um hotel à beira mar em Castro Marim, mas agora deixem me ir um pouco à praia na minha semaninha no Algarve por favor. :D

Boa noite,
Reporto agora de Cabanas de Tavira, onde tem estado um tempo mais fresco do que no meio do mês passado, com céu limpo mas muito vento de sudoeste e temperaturas a rondarem os 25°C durante o dia. Ontem de manhã, quando estava a caminho daqui, vi alguma formação de cúmulos no Interior mas nada de especial comparado com o que aconteceu durante a tarde. Apanhei sim foi chuviscos ali no Baixo Alentejo e na Serra do Caldeirão, coisa que não estava nada à espera. Quando cheguei aqui o céu estava nublado, mas entretanto "limpou". :uau: :rain:

Na estação do Clube Náutico de Tavira estão agora 20,2°C e vento fraco de sul. Fresquinho para a zona, para esta altura do ano... :cold:
Estive aí a semana passada em Cabanas a tomar uns belos banhos num sítio que não divulgo onde não há turistas. Aproveita! Agora em Setembro e Outubro sempre fui a praia mesmo quando chovia. Está-se melhor que em Junho. Mas isto são coisas que só nos do Sotavento sabemos!

Boas,
Por aqui, após uma madrugada e manhã bem molhadas, nas últimas horas, a chuva já tem sido em menos quantidade. Fui até Portalegre e todos os ribeiros iam com uma enxurrada.
A estação MeteoAlentejo de Arronches voltou a ficar online e embora marque 7.2mm, o real acumulado ronda os 50mm.
59.4mm na estação do Recanto.
49.5mm na netatmo entre Arronches e Elvas.

Valores algo incomuns para esta zona. Em poucas, está ultrapassada a média de Setembro.

Está fresco. 17,4ºC atuais.