Seguimento Sul - Setembro 2021

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
NE/E de Ourique
De vez em quando vêm rajadas fortes de vento, parece que vêm a enrolar, uma sensação muito estranha
89029207770b83033f4e38ee23c3794a.jpg
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de vários dias com pouco ou nada para relatar, hoje foi certamente um dia distinto. Começou com céu limpo e vento de sudoeste (como nos dias anteriores), mas ao longo da tarde foi ficando nublado (e por vezes algo assustador) e até caíram umas pingas. Estava na praia àquela hora e penso inclusive ter visto um raio de trovoada longínquo a sudoeste, mas como é óbvio não se ouviu nada. :trovao:

Após passar a "superfície frontal", o tempo ficou incrivelmente abafado e o vento rodou para sudeste. Também se nota a diferença na ondulação, pois o barulho das ondas agora é forte e durante o dia mal houve ondas. Na estação do Clube Náutico de Tavira estão agora 24,7°C e vento moderado de sudeste. :calor:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Sem muito para relatar por aqui nos últimos dias. O dia de hoje foi quente e com algumas nuvens altas presentes, só ao final do dia é que o céu ficou totalmente nublado.
Há pouco ainda caíram uns pingos que vieram acompanhados de fortes rajadas de vento, mas agora está tudo mais calmo.

Máx: 35,6ºC
Min: 15,1ºC

A noite segue bastante quente, ainda estão 29,1ºC.

Boa noite

Chove em Portalegre, infelizmente não o suficiente para ajudar os bombeiros no incêndio activo na Serra de S. Mamede.
Felizmente já está em resolução.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Fogo, mas é um erro mesmo grande :shocking:
Devido à poeira que existe, o radar fica meio marado. :D Por isso, é sempre recomendável ver as imagens de radar e comparar com as imagens de satélite, porque isso acontece frequentemente, depois dizemos que está a cair um dilúvio no Golfo de Cádiz e depois, vai-se a ver e nada. :D
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Enganador. É tudo erro do radar. :D

Percebo o que queres dizer, mas, perdoa-me a preciosidade, não chamaria a isso um "erro" do radar. O radar mostra refletividades, não interessa a causa. Claro que o que nos interessa, na grande maioria das vezes, é a refletividade das nuvens, mas esta pode ser resposta a muitas outras coisas. As elevações do terreno são um exemplo, embora a instalação de um radar seja feita num local onde esse problema é mitigado. Mas não resolve outros possível problemas, como torres eólicas, bandas de frequências de aparelhos electrónicos iguais às dos radares, clutter de mar por reflexões na rugosidade da superfície do mesmo (frequente problema no radar de Loulé), ou mesmo insectos! Se bem que estes últimos muitas vezes sejam úteis na identificação de frentes de brisa, pois acompanham a mesma! Ou seja, estas situações não são propriamente um "erro" do radar, mas sim o radar a mostrar coisas que não são precipitação, que é o que normalmente nos interessa ;)

Já agora, de referir que as imagens de radar que nos chegam já têm um filtro para ecos fixos que chegam sempre ao radar de uma forma permanente, nomeadamente ecos de superfície (vegetação, construções, etc).
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Ontem ainda caíram uns pingos, que só serviram para sujar os carros, hoje um dia abafado com o céu mais nublado até ao início da tarde, pouco ou nada deverá chover por estas bandas amanhã e quarta-feira, ou seja uma semana seca, talvez para a semana possa chover algo, mas ainda não está definido, nem deverá ser nada de especial, veremos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Por aqui, dia menos quente que ontem e com bastante vento de sul que se ouvia a assobiar bem dentro de casa. Como a casa está virada nessa direção e não tem nada a servir de barreira na frente, fez parecer ainda que era mais forte. Esta noite foi das mais quentes do verão, depois da meia noite a temperatura ainda rondava os 30ºC e só já mais perto das 2 da manhã é que começou a descer de forma mais significativa devido à inversão, mas depois estabilizou devido à intensificação do vento.

Máx: 34,0ºC
Min: 21,5ºC

Rajada máxima de 43,9km/h.

23,1ºC atuais.

Não se espera nada de chuva por estes lados nos próximos dias. Talvez na 2ª quinzena apareça algo mais significativo, como seria normal.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Últimos dias com muitas nuvens e ambiente mais fresco, mas sem chuva. Ontem, em algumas zonas do Norte e Oeste do distrito ainda deu para acumular, mas aqui ao sudeste é mais difícil de chegar alguma coisa nestes casos.
Final do dia de hoje com algumas nuvens altas:
4Rjwe3g.jpg


Máx: 27,3ºC
Min: 17,8ºC

1.5mm
mensais provenientes do primeiro dia do mês. Vamos ver se na segunda-feira chove algo de significativo porque já faz bastante falta.

20,4ºC atuais.