Seguimento Sul - Setembro 2021

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Por Arronches, a noite foi fresca e com algum vento. O dia segue agradável com algumas nuvens matinais. A temperatura não é elevada, mas como o sol já começa a ficar mais baixo queima bem e torna-se desconfortável.
A água está de regresso a alguns cursos de água :thumbsup:
IXsNApY.jpg

c5jGYVV.jpg

Este castanheiro jovem está bem composto, vamos ver se este ano dá algumas castanhas :D
pYMr4xZ.jpg

ijzkTA9.jpg


Mínima de 12,4ºC

Atual de 25,6ºC.
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Que sorte! Se tivessem ido para Monte Gordo um dia antes, teriam apanhado uma grande molha... :rain:

Boas férias! ;)
Por isso mesmo é que viemos quarta, em vez de segunda. Os dias têm estado com muito vento de SO, hoje muito vento de Norte, era só areia a voar.

A água continua um mimo

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas,
Porto da Espada, Marvão, vista para Espanha.
72b05aecc228385c3f2c13a6219d316c.jpg
180d23d0373f697465850b185e54a7ee.jpg
097aa92b6e9fb5da6a532a5fa2146431.jpg

A ver se vou aí este Outono-Inverno, agora que já tiraram as restrições para viajar e já posso ir a Portugal quando me apetecer. Vou correr a serra de São Mamede a ver bem Arronches, tentado pelas fotos que tenho visto aqui no fórum. Ouvi dizer que estão a morrer muitos carvalhos na região com uma praga.

Entretanto, curioso como em apenas um dia a estação de Tavira fez quase 10 por cento da média do ano hidrológico, e passou dos 50 mm. E Martonlongo fez 39.4 mm no mesmo dia, 14 de Setembro.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
A ver se vou aí este Outono-Inverno, agora que já tiraram as restrições para viajar e já posso ir a Portugal quando me apetecer. Vou correr a serra de São Mamede a ver bem Arronches, tentado pelas fotos que tenho visto aqui no fórum. Ouvi dizer que estão a morrer muitos carvalhos na região com uma praga.
Fazes tu senão bem! :D Relativamente aos carvalhos, infelizmente sim, julga-se ser um surto de pulgão, mas não se tem a certeza.

Surto de pulgão atinge milhares de carvalhos negrais no Parque Natural da Serra de São Mamede

________________
Relativamente ao tempo, não estou em Arronches, mas parece que a noite foi ventosa, como é normal nestas situações com vento de Leste.
Rajada máxima de 42,8km/h na estação MeteoAlentejo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Rajada máxima de 69 km/h por aqui, o vento continuou forte com rajadas durante a noite toda, tendo intensificado ainda mais de manhã Chegou a cair uma árvore aqui perto e as ruas estavam cheias de detritos.

Agora tudo mais calmo com 24.3ºC.
Yap, noite e madrugada ventosas, acredito que aqui em cima as rajadas tenham passado dos 70 km/h, de resto um dia de céu limpo e algum calor de tarde, na despedida do verão, amanhã começa a minha estação preferida:D, é possível que arranque com alguma instabilidade, veremos.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Yap, noite e madrugada ventosas, acredito que aqui em cima as rajadas tenham passado dos 70 km/h, de resto um dia de céu limpo e algum calor de tarde, na despedida do verão, amanhã começa a minha estação preferida:D, é possível que arranque com alguma instabilidade, veremos.
Equinócio de outono de 2021.
20:21 quarta-feira 22 de setembro

Equinócio de Outono 2021​

on 16 SET 2021 · in DESTAQUES, NOTÍCIAS
Em 2021 o Equinócio de Outono ocorre no dia 22 de Setembro às 20:21 horas. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,859 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 15:59 horas. Consulte aqui toda a informação sobre o “Começo das Estações em 2021“.

A figura mostra o ângulo de incidência dos raios solares em relação ao eixo da Terra, durante os equinócios.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas o senso comum diz-nos que o dia e a noite têm igual duração.
No entanto não é bem assim. Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, efectivamente o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste. Assim, entre o instante da manhã em que o Sol está a uma distância zenital de 90º e o instante da tarde em que se encontra novamente a uma distância zenital de 90º passam-se 12 horas. (Note-se que como a Terra avança na sua órbita ao longo do dia, o Sol não se mantém no equinócio todo o dia e isso leva a uma pequena alteração deste intervalo de tempo.
Contudo, mesmo que este intervalo fosse de 12 horas, este facto não resultaria numa duração do dia solar de 12 horas pois o Sol não é um ponto, tem um diâmetro. Sabemos que o diâmetro aparente do Sol é de 32′ (minutos de arco). Além disso a refracção atmosférica faz com que quando vemos o bordo superior no horizonte, o sol se encontra cerca de 50abaixo do horizonte (ou seja mais abaixo do que os 32′ em que estaria se não houvesse refracção). A luz directa no chão surge quando o bordo superior do Sol nasce (estando o Sol a uma distância zenital de 90º50′) e, no ocaso, a luz directa desaparece quando o bordo superior toca o horizonte (estando o Sol a uma distância zenital de 90º50′). Assim, estes 100 minutos de arco extra (50′ x 2) produzem 7 minutos a mais de luz solar directa. Por esta razão, no equinócio a duração do dia é cerca de 7 minutos maior do que a duração da noite. Só uns dias mais tarde, quando o Sol tiver uma declinação um pouco menor, teremos a duração da noite e do dia efectivamente iguais. Isso acontecerá no dia 26 de Setembro de 2021, em que haverá muito perto de 12 horas de luz solar directa no solo. Nesse dia o disco solar nasce às 07:27:55 horas e põe-se às 19:28:00 horas (em Lisboa), diferindo a duração do dia e da noite em apenas 55 segundos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Entretanto, o IPMA já lançou aviso amarelo para amanhã à tarde nos distritos de Setúbal, Beja e Faro. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,040
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Duas células desenvolveram-se esta tarde, uma delas atingiu os 10 a 12 Km de altitude no topo. Entretanto, para lá da fronteira, as células que apareceram hoje foram muito potentes e o seu movimento para Oeste foi apenas interrompido pelo fim do aquecimento diurno. Mostram no entanto o que poderá atingir o Sotavento hoje:

 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Células em formação no interior Algarvio!
Atenção caça tempestades :trovao:
O Caldeirão está em ebulição :trovao:Apanhei uma valente carga de água, entre Salir e Barranco do Velho por volta do meio-dia.

Aqui, está um calor dos diabos e o sol ainda brilha, mas a norte está negro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O Caldeirão está em ebulição :trovao:Apanhei uma valente carga de água, entre Salir e Barranco do Velho por volta do meio-dia.

Aqui, está um calor dos diabos e o sol ainda brilha, mas a norte está negro.
O Arome mete um pequeno dilúvio no interior Algarvio entre esta tarde e madrugada! Para já está a acertar na mouche nesta instabilidade mais forte entre Monchique e Messines!