Seguimento Sul - Setembro 2021



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
wuOMi0S.png


yF1axnk.png
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Situação muito complicada aqui pelos meus lados, vila Real de Santo António está com inundações históricas. É normal inundar mas o nível da água hoje está mais alto que nunca.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Madrugada e manhã de muita chuva e alguma trovoada em Moura! A estação MeteoAlentejo de Moura já acumulou cerca de 30mm. tendo em consideração a chuva intensa do passado dia 14 de setembro, em que foram acumulados cerca de 100mm, este mês já contabiliza uma bela rega (certamente acima dos 100mm, mesmo descontando algum erro por excesso nas medições). A normal para Beja e para o mês de setembro é de 24,7mm (Moura não será muito diferente). Significa que está a ser um mês extremamente chuvoso numa das regiões mais áridas do país! Esperemos que quando chegar o inverno não apareça o típico bloqueio e voltemos ao cenário de seca...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
E depois mais 23 mm na hora seguinte em VRSA!
O modelo ECM a falhar estrondosamente para esta zona.. com tudo bem mais para leste..
O detestado gem a ser o mais próximo da realidade..

Não é de todo expectável que um modelo acerte exactamente na mouche. Muito menos em episódios de instabilidade e convecção, onde não temos uma "frente" bem definida que já vem formada há dias a atravessar o Atlântico. O ECMWF e o AROME estiveram muito razoáveis a prever a linha de instabilidade na zona leste de PT continental, desta vez, o que não aconteceu noutras situações no passado e vão voltar a acontecer. Claro que uma ou duas dezenas de km ao lado, e alguns locais passam de 50 mm para 1 ou 2. Mas não podemos exigir tamanha precisão ao modelo.