Seguimento Sul - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
@Dias Miguel foi mais perto. Penso que foi esta que caiu quase dentro da vila e que bate certo com a hora que reportaste:
4dq6YJ9.png

mzFc0MT.png

Eu reportei um pouco mais tarde devido à falta de luz, mas estava a escrever um post no exato momento em que ocorreu o estrondo. Até saltei da cadeira. :D
Linha repleta de trovoada. Ainda se vão ouvindo alguns trovões e voltou a chover.

@Dias Miguel foi mais perto. Penso que foi esta que caiu quase dentro da vila e que bate certo com a hora que reportaste:
4dq6YJ9.png

mzFc0MT.png

Eu reportei um pouco mais tarde devido à falta de luz, mas estava a escrever um post no exato momento em que ocorreu o estrondo. Até saltei da cadeira. :D
Linha repleta de trovoada. Ainda se vão ouvindo alguns trovões e voltou a chover.
O mapa no meu pc surge diferente, com as localizações das descargas noutros locais diferentes... :intrigante:
Edit: Ahh okis, tem a ver com a hora....

O mapa no meu pc surge diferente, com as localizações das descargas noutros locais diferentes... :intrigante:
Tens de ir alterando a hora na barra que está logo no cimo do mapa.

Durante a passagem da trovoada:
aIjqcWt.jpg

Este não era o momento mais intenso, mas os telhados chegaram a parecer pequenas cascatas. Estava tudo a necessitar de uma lavagem em condições. :D
XxcBNol.jpg

Neste momento, vai progredindo lentamente para sul:
gznVjTL.jpg

23.1mm acumulados.

Descida evidente da temperatura:
6Uc0IYN.png

18,1ºC atuais.

Mais uma bela chuvada aqui. :rain:
30.6mm e a contar.

A linha de instabilidade de há pouco acumulou 32.5mm no Recanto. Bem generoso na serra também.
Seria bom que viesse alguma água na ribeira nos próximos dias, mas com tudo tão seco talvez seja difícil.

Cenário continua agressivo para Sul/SW. A linha está praticamente estacionária.
xkrxrGE.jpg

Radar agressivo no norte do distrito também.

Tornado (CUBA)

cuba1.jpg

cuba2.jpg

Árvores arrancadas num raio de 1km
Local: 38,2749619, -7,9113703
Distrito: Beja Concelho: Cuba
Data da ocorrência: 2022-09-12 18:30
Rumo da trajectória: Sudeste para noroeste
Largura da tromba junto ao solo: superior a 20 m
Extensão da tromba junto ao solo: superior a 100m de extensão
Tem conhecimento de danos e/ou vítimas?: Não

Fonte: Observar (IPMA)