Seguimento Sul - Setembro 2022

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Évora completamente no meio delas

Pois... :hmm:
Essas são velhas bigornas.

Mas as melhores até estão um pouco mais longe, vieram da fronteira, e explodiram entre Moura e Amareleja:

XSRRiGs.jpg
PlVNqV8.jpg
 
Justificação pelo radar dos 5,1 mm de Oriola, perto da albufeira de Alvito, entre as 17:00 e as 18:00 utc.
Acumulado solitário da tarde de hoje pela Região Sul na rede IPMA. De manhã, destaque para Ponte de Sôr com os 5,6 mm no registo das 8:00 utc e os 2,6 mm nas duas horas anteriores em Avis. Algumas décimas em Portalegre.

Lx0lKW6.jpg


De resto... houve bastante tráfego marítimo pelo Alentejo e Algarve... :rolleyes:
 
Por aqui, o acumulado de hoje é de 5.1mm. Não choveu mais desde o aguaceiro que caiu por volta do meio dia. A tarde teve um ambiente abafado e o sol escaldava.

Máx: 31,0ºC
Min: 19,1ºC

Estas últimas noites foram quase tropicais, mas a partir do fim de semana já vem um cheirinho a outono.

25,7ºC atuais.
_____________________________
Em relação à trovoada de ontem junto à fronteira, fica este belo registo feito em Pias:
 
Boa noite, por Albufeira:
Humidade elevada, céu encoberto durante a manhã mas limpou à tarde e uma bruma de poeira.

w_ic_d_04.svg
w_ic_d_02.svg
w_ic_d_37.svg
w_ic_d_39.svg

Noite: 22ºCmin, ←17km/h (48)max, 92%max
Dia: 24ºCmax, ←11km/h, 21ºCmax
 
A trovoada em Moura está a terminar, últimas descargas, fracas, às 20h07 e 20h11.
Também os ecos do volumoso grupo de células estão a enfraquecer:

OkHfPtP.jpg


Mas os ecos amarelos ainda chegaram à cidade.

A estação Meteo Alentejo de Moura começou a acumular cerca das 20h05, já tem 2,3 mm.
Confirmo! Por volta das 19h30m começou a ouvir-se trovoada e levantou-se um vendaval impressionante! O céu a S/SE estava medonho e havia uma boa cadência de relâmpagos. Entretanto o vento acalmou, bem como a frequência de descargas (essencialmente intranuvem). Por volta da 19h50m começou a chover, mas já praticamente não havia atividade elétrica. Foi uma boa chuvada, com pingas muito grossas e que ainda regou bem. Durou cerca de 10 a 15 minutos. Por volta da 20h10m, tudo terminado. Já deu para lavar a vista!
 
Fogo. Já tou aqui e tá uma brasa que não se pode...
Estive por aí na semana passada e estava-se mesmo bem... Tirando a quarta que ainda chuviscou bem de tarde, mas depois de passar, ficou uma tarde linda Boas férias!

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
Boas,
Dia bastante quente, não estava previsto tanto calor para o dia de hoje. O cenário acabou por mudar porque o calor aumentou e a instabilidade diminuiu, pelo menos para esta zona. As previsões não valem grande coisa nestas situações e pode ser que ainda apareça uma surpresa, mas deverá ser muito localizada. Chegou-se a prever um evento de instabilidade significativa e mais generalizada.
Vão surgindo alguns cumulus.

Mínima de 17,7ºC.

Neste momento estão 31,4ºC.
 
Curioso ou não, hoje tal como ontem na mesma zona a sul de Vendas Novas já o radar mostra algo intenso!..