Seguimento Sul - Setembro 2023

Está animado para sul, relâmpagos constantes visíveis desde Arronches. :trovao:

Ficam alguns registos das trovoadas de hoje pelo nosso Alentejo.
Cabeço de Vide, Fronteira:
FW5pt63.jpg

José Oliveira

Vila de Frades, Vidigueira:
jfwOaXY.jpg

wTW2aTw.jpg

Zé Parreira

Entretanto, devido à forte trovoada que se abateu pela Serra, a Ribeira de Arronches enxurrou. Na sua passagem pela freguesia dos Mosteiros, estava completamente seca. Hoje, ficou assim (foto de Emílio Moitas):
lkmKqIK.jpg

Vídeo da água a chegar:

Tem um longo percurso até chegar a Arronches e uma vez que são situações temporárias, dificilmente cá chega.

Chuvinha bem necessária; na sexta-feira estive em Cabeço de Vide e é bem notória a falta de água nessa paisagem, apesar de algo dissimulada pelo verde das árvores.
Muito Obrigado João Pedro. Sem dúvida que faz muita falta, esperemos que a mudança continue, especialmente a partir da 2ª quinzena do mês.

Última edição:
Tal como em 2019 depois de uma trovoada severa que teve raios a cair aqui ao lado, parece que o termohigrómetro da minha Davis morreu de novo logo após o incidente. :/ Aguentou bem desde então, incluindo o evento do ano passado que foi parecido ao de hoje, mas não desta vez. Ainda continuo com dados de vento, pelo menos.

Entretanto, ainda se ouvem uns trovões por aqui e chove fraco. Que tempestade "daquelas", estão a ficar cada vez mais frequentes, indo completamente contra o "hábito" de passar ao lado ou enfraquecer. E amanhã é capaz de haver mais.
Foi o teu e o do IPMA Portalegre, 18h20UTC últimos dados. Tombou 8ºC em 10 minutos:

1693696698912.webp

Desta vez não tenho muitas fotos de durante a trovoada porque preferi abrigar-me do lado de dentro das janelas com a tempestade que estava :D Só tenho umas coisas de antes de piorar, um raio que apanhei e o estado em que estava a rua devido à granizada e chuva torrencial!

1693696912323.png

1693696930076.png

1693696953375.png

Foi o teu e o do IPMA Portalegre, 18h20UTC últimos dados. Tombou 8ºC em 10 minutos:

Ver anexo 6762
Nesse caso provavelmente foi falha de electricidade também, a dada altura havia tantos raios nuvem-solo que não parava de haver picos de corrente, vi jeitos de se começarem a queimar os electrodomésticos todos.

Desta vez não tenho muitas fotos de durante a trovoada porque preferi abrigar-me do lado de dentro das janelas com a tempestade que estava :D Só tenho umas coisas de antes de piorar, um raio que apanhei e o estado em que estava a rua devido à granizada e chuva torrencial!

Nesse caso provavelmente foi falha de electricidade também, a dada altura havia tantos raios nuvem-solo que não parava de haver picos de corrente, vi jeitos de se começarem a queimar os electrodomésticos todos.
Ainda bem que eu desliguei tudo, senão algumas coisas tinham ido á vida... A estação do IPMA parece mesmo que ficou off devido á trovoada de ontem .
Hoje o dia começou nublado, mas o sol tenta espreitar, hoje não me parece que aqui as condições sejam tão intensas como ontem, mas veremos.

Que falta faz essa chuva por aí assim como faz aqui pelos Algarves!
Por aqui ainda vamos ter de esperar um pouco mais...
Primeiro evento falhado no Algarve, já na província de Cádiz existem estações com mais de 40 mm e uma em especial em San José del Valle com 134 mm. :shocking:

Bom dia,
Por Arronches, ontem à noite ainda houve novamente trovoada e caiu um aguaceiro breve, mas intenso. Alguma chuva fraca durante a manhã.
Entretanto, mais uma prova da intensidade da trovoada que atingiu a zona da Serra de S. Mamede ontem, é o facto do Rio Caia ter enxurrado. Alguns registos de há pouco:
GZvF9OJ.jpg

OY8C4mw.jpg

Un7rYhu.jpg

Ribeira de Arronches continua seca junto à vila e na freguesia de Mosteiros também já não corre praticamente nada. Ficou a água acumulada no Açude:
pc3xxOl.jpg

1.3mm acumulados.

19,9ºC atuais.

Que falta faz essa chuva por aí assim como faz aqui pelos Algarves!
Sem dúvida, mas a situação de seca aqui, é diferente daquela aí do Algarve, esperemos é que hajam situação de precipitações mais generalizadas, pois estas são localizadas... Entretanto, mais um pequeno vídeo, estava eu em casa de familiares, aqui só chuva intensa.

Primeiro evento falhado no Algarve, já na província de Cádiz existem estações com mais de 40 mm e uma em especial em San José del Valle com 134 mm. :shocking:
Os modelos principais nunca previram grande coisa. O centro da depressão está demasiado perto do litoral sul. Não favorece o Algarve.