Segurança Numa Tempestade

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
BOAS

Visto que todos aqui gostam de ver o tempo extremo e por vezes acompanhar a situação mais de perto, é possível que haja por vezes falta de cuidado ou pouca informação nos passos a dar durante uma tempestade ou na caçada da mesma.

Abro este tópico para que coloquemos aqui toda a informação recolhida sobre segurança antes, durante e depois de uma tempestade.


SEGURANÇA DURANTE UMA TROVOADA

Vou começar por esta, pois é sem duvida a que conheço melhor. Quando inicio uma caçada quase sempre tento me colocar num ponto onde tenha vista sobre toda a tempestade, por vezes paro o carro em pontos abertos ou bastante altos o que me deixa exposto à tempestade. nestes caso o que faço é nunca sair do carro e não tocar na chapa, o carro e a casa é sem duvida um dos locais mais seguros. mas sempre contendo os seus perigos.

deixo aqui estes 2 pequenos textos:

Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade, procure sempre um abrigo adequado. Não corra riscos: o relâmpago pode usar você como caminho para a Terra com a mesma facilidade que usa qualquer outro objeto. Um carro ou uma construção seriam abrigos apropriados. Se você não tiver para onde ir, deve evitar se abrigar em baixo de árvores, pois elas atraem raios. Deixe seus pés o mais unidos possível e se abaixe com a cabeça o mais baixo que puder, sem tocar no chão.

Nunca deite no chão. Depois da descarga de um relâmpago atingir o chão, há um potencial elétrico que irradia a partir do ponto de contato. Se seu corpo estiver nessa área, a corrente pode passar por você - e isso é uma coisa que você nunca vai querer. Isso poderia causar uma parada cardíaca, sem falar nos danos e queimaduras em outros órgãos. Deixando seu corpo o mais baixo possível e minimizando o contato com o chão, você pode diminuir a possibilidade de se machucar por causa de um relâmpago. Se uma descarga de relâmpago ocorrer próximo a você, a corrente teria uma dificuldade muito maior para atravessar seu corpo nessa posição.

Se você estiver dentro de casa, não fale ao telefone. Se você precisar ligar para alguém, use um telefone sem fio ou um telefone celular. Se o raio atingir a linha do telefone, a descarga elétrica viajará para todos os telefones da linha; se você estiver segurando o aparelho, o raio poderá atingi-lo.

Fique longe de tubulações (banheira, chuveiro). Um raio consegue atingir uma casa ou um local próximo a ela e transmitir uma descarga elétrica aos canos de metais utilizados no encanamento. Já não é mais tão perigoso quanto antigamente, porque hoje, geralmente, os encanamentos são feitos de PVC.


---------------------------------------------------------------------

1- Se eu estiver na rua o que devo fazer para não ser atingindo por um raio?
Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios tais como:
pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem
capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso:
NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e
estacionamentos;
NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios;
NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.
2- E seu eu estiver dentro de casa? Existe algum risco?
Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.


falta aqui dizer que caso seja apanhado por uma trovoada forte sem qualquer abrigo corra o mais depressa possível para um destes. :D:D:D e tente não se molhar :lmao:

abraços
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom tópico e bons conselhos! :thumbsup:

A segurança em primeiro lugar! :thumbsup: