Sensação térmica, weather wunderground

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alguém me explica como funciona o parâmetro da sensação térmica no wunderground, é que por vezes dá, outras vezes não dá, eu não entendo se é da estação se é mesmo do próprio site e os parâmetros deles. Além que nem sempre está "ligado".

 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu vou dar a minha opinião e dizer que esse parâmetro de Sensação Térmica é o índice THW (Temperature Humidity Wind) e talvez o programa não esteja a considerar que Calm=0km/h e está a dar valores disparatados. Não sei se será isso ou não. Vou investigar ...

Cumprimentos
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Se for o Windchill americano, para graus centígrados, a formula é esta:


Esta é normalmente a mais usada.

Ora, se o vento for nulo, só a primeira parte da fórmula é válida. Se a temperatura do ar for, por exemplo 5ºC, com vento nulo o windchill ficaria 13.12+0.6215(5)-0+0, que seria 16.3ºC mais ou menos, o que é impossível. Por isso é possível que eles apenas efectuem esse calculo a partir de uma certa temperatura, e de uma certa velocidade do vento. ;)


Windchill Temperature is only defined for temperatures at or below 10 °C (50 °F) and wind speeds above 4.8 kilometres per hour (3.0 mph).

in Wikipédia

Aqui está um link interessante do nosso IM, onde é explicada esta fórmula e os seus parâmetros:

Índice Wind Chill