De facto é mais preocupante notares isso no caso dos Açores que costuma ter um clima muito ameno e constante, do que aí em Portugal que é mais sujeito a maiores variações de temperaturas. Achei muito curioso a vossa queda de neve recente.
De facto há uma tendência clara de arrefecimento recente, pelo menos na Europa ocidental, mas pode ser apenas uma variação ao nível da década. Os anos 20-30 foram quentes, os anos 50-60 foram frios, os anos 80-90 foram quentes, e agora talvez entremos de novo numa fase fria.
São ciclos oceânicos e provavelmente da actividade solar.
E se for a corrente do golfo que está a abrandar?
Reparo que desde o final de Dezembro de 2009 a corrente desviou até à Gronelândia. Vejam a imagem.
http://www.dailykos.com/storyonly/2010/1/6/822520/-Freak-Current-Takes-Gulf-Stream-to-Greenland
Houve outras anomalias da Corrente em anos recentes.
Parece-me digno de mais atenção.
Esta recente anomalia, e o NAO negativo extremo, o maior desde que há registos em 50 anos, talvez tenham uma ligação, mais do que uma simples coincidência.
Também reparo que passados 30 anos sem neve, nevou em Lisboa em 2006 e 2007, e no Porto em 2009 e 2010. Podem ser coincidências mas parece claro que desde 2005 houveram bem mais entradas frias na Europa, em geral. Quem vive na Europa central e na Europa do norte, bem pode queixar-se dos recentes Invernos terem tido extremos de frio e nevões históricos. Excepto claro o muito quente Inverno de 2007.
A tendência de tempestades históricas também revela um acelerado desde os finais da década de 90! Não sei bem porquê, mas está em correlação com o famoso gráfico que mostra um pico de subida de temperatura nos anos recentes. E a mim parece-me uma subida preocupante já que tem causado muitas vítimas humanas.
No entanto, e para contrapor, continua o degelo acelerado das calotes, como a notícia de placas de gelo enormes a desprenderem-se da Antártica. Obviamente este degelo tem um efeito nas correntes oceânicas e desestabiliza o clima.
Continuam anomalias positivas de temperaturas em muitos locais do planeta (por exemplo, todo o ano de 2009 aqui na Áustria, recentes anomalias de temperatura nas Canárias, etc).
Aliás, as observações de satélite revelaram o Fevereiro de 2010 ter sido o mês mais quente de sempre!! Portanto, parece-me que o clima está numa fase de transição, não sei para quê, mas mantenho-me aberto e observativo. Afinal, fala-se tanto de mudança climática causada pela nossa espécie.
Não acham que toda a deflorestação, urbanização, poluição, à escala mundial, tem um efeito?
Eu acho que sim, e imaginem como será se tivermos um surpresa negativa mais cedo do que se espera.
Deixo aqui a pergunta! Eu sou completamente leigo no assunto, no entanto na minha opinião pessoal penso que estamos a entrar numa era de arrefecimento, não sei se glaciar, mas que há arrefecimento isso há.
Falando no caso particular de Santa Cruz da Lagoa, na ilha de S. Miguel, tenho notado , desde que cá vivo (Desde Julho de 2005), que as temperaturas minimas tem descido de ano para ano. A neve visitou o arquipélago em mais ilhas para além do Pico em 2009 e 2010. Este ano registei minimas abaixo dos 10 graus por várias vezes, mais do que o ano passado e muito mais que á 2 anos.
Não sei se é apenas coincidencia ou se haverá realmente uma alteração climática no himisfério norte e em particular no Arquipélago dos Açores