Serra da Estrela 11/02/09 a 13/02/09

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Olá a todos,
Sou novo no fórum apesar de já o acompanhar há algum tempo. Tenho 19 anos, e desde pequeno sempre me fascinei com fenómenos meteorológicos. O meu principal interesse é o mar e as ondas, mas gosto de tudo em geral, desde trovoadas, chuva e principalmente neve. Para começar, estive no final da semana passada na Serra da Estrela pela primeira vez em 5 anos, e foi muito positivo, com muita neve e tempo excelente. Achei que vocês iam gostar de ver as fotos, e aqui vão:

No primeiro dia, Penhas Douradas com 3ºC













A subida para a Torre.














A Torre, que nalguns locais atingia alturas brutais de neve, a ponto de cobrir por inteiro alguns edifícios. A temperatura do carro marcava -2ºC as 10:00 e 3ºC ás 13:00.



















Até deu para subir telhados...
















O Covão D'Ametade e os arredores, sempre muito bonitos. Temperatura entre 2/3 ºC por volta das 16:00.

























Piornos/Penhas da saúde. Nos piornos estavam 5ºC as 14:00 e 2ºC no dia anterior as 17:00.










Finalmente, Lagoa Comprida, com 3ºC de temperatura.










Espero que tenham gostado. Desculpem o excesso de imagens, mas era difícil escolher as melhores!:hehe:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá Jorge_scp!

Mas que grande entrada no fórum! Sê bem-vindo, e parabéns pelas fotografias.
Deve ter sido um passeio magnifico.

A espessura de neve é qualquer coisa de brutal. :)

Mas também, imaginem o seguinte cenário:
Se dos mais de 1000mm de precipitação que cai no inverno acima dos 1800m na Serra da Estrela, fossem todos em forma de neve, qual a altura a que chegaria a neve?

A boa espessura, a incidência dos raios de sol de Fevereiro, e as temperaturas a rondar os 0ºC aos 2000m, ajudam a conservar tal cenário.
Se não chover, a neve ainda durará bastante tempo. ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Olá a todos,
Sou novo no fórum apesar de já o acompanhar há algum tempo. Tenho 19 anos, e desde pequeno sempre me fascinei com fenómenos meteorológicos. O meu principal interesse é o mar e as ondas, mas gosto de tudo em geral, desde trovoadas, chuva e principalmente neve. Para começar, estive no final da semana passada na Serra da Estrela pela primeira vez em 5 anos, e foi muito positivo, com muita neve e tempo excelente. Achei que vocês iam gostar de ver as fotos, e aqui vão:


A Torre, que nalguns locais atingia alturas brutais de neve, a ponto de cobrir por inteiro alguns edifícios. A temperatura do carro marcava -2ºC as 10:00 e 3ºC ás 13:00.

entradadocentrocomerciaqk7.jpg

Impressionante! :surprise:

Que espectáculo lindo de se ver e registar! :thumbsup:

Sejas muito bem-vindo Jorge_scp!

E muitos parabéns por um registo destes! Obrigado. :w00t:;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem-vindo Jorge :thumbsup:

Está de facto impressionante a acumulação no topo da Serra da Estrela, não fica a dever nada às que vimos em Espanha. E as acumulações só não só maiores devido ao facto do topo ser muito exposto ao vento o que não permite uma acumulação homogénea. E quanto a avalanches também não há graças ao perfil da Serra que não tem pendentes muito pronunciadas e quase a pique como nos Pirenéus.

Parabéns!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Em primeiro lugar... bem vindo ao fórum!
Que grande entrada, com fotos espectaculares, e desde já o agradecimento pela sua divulgação. Nessa quinta-feira estive em Castelo Branco e a serra estava espectacular vista de lá, mas nunca imaginei que a quantidade de neve fosse tanta lá em cima. Assim fiquei bem elucidado.:thumbsup:


Aqui deixo a foto que tirei a partir de Castelo Branco no dia 12/02/09.


 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Obrigado a todos pelas boas vindas.

De facto apanhei 3 dias maravilhosos, com um tempo bestial, sem vento e com sol, além da muita neve e paisagens espectaculares. A juntar a isso, fugimos á confusão do fim de semana. Na Torre, fiquei especialmente abismado com a altura de neve nas traseiras do centro comercial. Enquanto lá estive, pouca neve derreteu apesar de umas temperaturas "amenas" durante a tarde. Parece que o frio á noite chegava para aguentar a neve durante o dia. Acredito que se não chover, a neve, pelo menos na Torre, aguentará ainda bastante tempo. De referir que os habitantes de Manteigas com quem falei disseram-me que este ano já lá houve 4 grandes nevões e 7 no total, coisa já não viste há muitos anos. A neve até tem dado mais prejuizo este ano que beneficios. Mostraram-me fotos dos nevões deste ano e de facto a vila estava espectacular, com uma acumulação considerável, principalmente o de 27 de Dezembro, onde a neve se aguentou por lá 3 dias.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Brutal :surprise:

A quantidade de neve na serra, este fim de semana tive na vila de Marvão e de lá avistava-se a serra toda branca ainda, a quantidade de neve é brutal :w00t:

aqui está a serra vista de Marvão.