Setubal mais frio

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
Olá eu sou novo aqui no forum...
Mas é impressão minha ou Setúbal tem um micro-clima!
Porque quando meto no site IM a minima é sempre mais fria do que a de Lisboa e é já ali só precisamos de descer o tejo=)
Porquê???:huh:
 
Última edição:


Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Olá eu sou novo aqui no forum...
Mas é impressão minha ou Setúbal tem um micro-clima!
Porque quando meto no site IM a minima é sempre mais fria do que a de Lisboa e é já ali só precisamos de descer o tejo=)
Porquê???:huh:

Em certas situações meteorológicas, especialmente no Inverno, Setubal atinge valores da temperatura mínima inferiores aos valores da temperatura mínima de Lisboa.
Em situações de ar relativamente seco, com vento do quadrante leste e céu pouco nublado ou limpo.
O chamado "mar da palha" no rio Tejo, tem uma influência moderadora no campo da temperatura do ar, sendo uma das razões porque em Lisboa são raros os registos de temperatura do ar inferior a 0 ºC.
Cumps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bem vindo ao forum:)
o IM faz previsoes SEMPRE para o local onde se situa a estaçao meteorologica da cidade referida, a EMA de setubal situa-se em palmela, logo por estar mais longe do mar ou da grande massa moderadora que é o mar da palha as minimas previstas tendem a ser mais baixas que em lisboa mas as maximas, especialmente no verao, sao mais altas.
em locais do interior da peninsula de setubal ( vales ou depressoes bem abrigadas) ha a acumulaçao de ar frio durante as noites especialmente as noites calmas fazendo as medias mensais da Tmin serem localmente inferiores em até 3-4º que em lisboa ou zonas costeiras ( em distancias curtas de 5-15km as variaçoes sao algo significativas).
a zona mais fria da peninsula de setubal é o poceirao onde se estimam minimas absolutas de até -8º, depois seguem-se areas como azeitao, moita, etc com valores a rondar -5º sendo que setubal e lisboa teem valores minimos absolutos de 0º ou ligeiramente negativos.
( note-se que sao valores muito pouco frequentes...num ano normal valores absolutos no inverno de -5º-0º, ocasionais, sao os mais comuns na PS)
em conclusao setubal tem um clima similar a lisboa embora palmela, onde esta a EMA, seja mais extremada:thumbsup:
pode-se comparar o clima do interior da PS ao das areas mais a jusante da bacia do sado ( alcacer, grandola...):)
 

Lisboa001

Cirrus
Registo
25 Nov 2009
Mensagens
70
Local
Lisboa, Loures, Vale de Figueira
Em certas situações meteorológicas, especialmente no Inverno, Setubal atinge valores da temperatura mínima inferiores aos valores da temperatura mínima de Lisboa.
Em situações de ar relativamente seco, com vento do quadrante leste e céu pouco nublado ou limpo.
O chamado "mar da palha" no rio Tejo, tem uma influência moderadora no campo da temperatura do ar, sendo uma das razões porque em Lisboa são raros os registos de temperatura do ar inferior a 0 ºC.
Cumps

Ok obrigado...
Mas qual foi a temperatura minima do ar mais baixa em Lisboa?
É que eu nunca sei...:hehe:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
entre 1971 e 2000 foi de +0.4º

A que estação te referes?

É que penso que em 2005 (1 Março) quando a mínima foi negativa em Lisboa G.Coutinho, seria a mínima mais baixa dos últimos 20 anos aproximadamente..

Pelo menos nessa estação terão havido mínimas negativas algures perto de 1980 tenho quase certeza..

No Geofísico talvez ?

---


Em relação à pergunta, as explicações parecem-me bem! :) Não só o efeito amenizador de mínimas do Mar da Palha sobre Lisboa (que curiosamente pouco ameniza o calor no Verão). E o facto de estarmos a comparar estações em condições algo distintas, realmente a de Setúbal considerada nas previsões IM está bem afastada da água, e em condições mais interiores!
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Ok obrigado...
Mas qual foi a temperatura minima do ar mais baixa em Lisboa?
É que eu nunca sei...:hehe:

Com o rigor que estas informações devem ter, aconselho que questione, sobre esse facto, o Instituto Geofísico Infante D. Luis, que tem os registos mais antigos de Lisboa. A ideia que tenho é que o valor mínimo da temperatura do ar registado, em Lisboa, anda próximo de - 1 ºC no mês Fevereiro, ignoro o dia e o ano.

Cumpts
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ainda há muito pouco tempo atrás, recordam certamente aquela sequência de alguns dias (neste caso noites) quando ocorreram aquelas inversões térmicas, a meu ver intensas, reparei perplexo como foi possível, por exemplo (penso que foram dados do miguel de Setúbal) atingirem-se mínimas tão baixas como as que ocorreram, comparadas com Loures onde me encontrava.

Claro que o efeito das inversões nunca passa despercebido, mas até aquele momento nunca me passara pela cabeça que tal fosse possível tendo presente em mente que o Sado logo ali nunca o permitiria!
Pois enganei-me...:confused:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Com o rigor que estas informações devem ter, aconselho que questione, sobre esse facto, o Instituto Geofísico Infante D. Luis, que tem os registos mais antigos de Lisboa. A ideia que tenho é que o valor mínimo da temperatura do ar registado, em Lisboa, anda próximo de - 1 ºC no mês Fevereiro, ignoro o dia e o ano.

Cumpts

O menor valor da temperatura mínima registado no Instituto Geofísico de Lisboa (série de observações mais longa) foi de menos - 1,2 ºC em 12 de Fevereiro de 1956.
Cumps