ShakeMap IPMA

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Excelente novidade por parte do IPMA:)

2014-01-22 (IPMA)

Em 2013 foi adaptada e integrada no sistema operacional de vigilância sísmica do Instituto Português do Mar e Atmosfera, I.P., uma nova versão do sistema ShakeMap, com a qual é possível fazer estimativas rápidas de efeitos macrossísmicos em caso de sismo.

Esta aplicação informática recebe e processa medições instrumentais efetuadas nas estações da rede sísmica nacional, bem como informação macrossísmica que regra geral é possível obter à posteriori. De referir que para além da rede sísmica nacional, o IPMA processa igualmente dados de várias outras estações sísmicas próximas do território nacional.

Os principais produtos gerados pelo ShakeMap são mapas de distribuição do movimento do solo e de intensidade sísmica após a ocorrência de um sismo. Estes mapas fornecem uma informação importante para o planeamento de resposta de emergência e informação ao público.

Dos produtos gerados pelo ShakeMap, destaca-se o mapa de distribuição de intensidade sísmica que utiliza um código de cores para representar a severidade expectável da vibração sísmica, permitindo uma rápida identificação/visualização das regiões potencialmente mais afetadas.

O ShakeMap pode igualmente ser utilizado na construção de cenários para hipotéticos sismos fortes.

Este sistema encontra-se em funcionamento para os sismos próximos do território do Continente e arquipélago da Madeira, devendo ser em breve implementado para o arquipélago dos Açores.

De referir ainda que a partir da presente data esta informação passa a ser disponibilizada ao público em geral no sítio do IPMA (http://www.ipma.pt), podendo também ser acedido diretamente em http://shakemap.ipma.pt.


ShakeMap IPMA


ShakeMap do sismo de dia 20 em Alcoutim
link
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O mapa de intensidade instrumental serve para simplificar a interpretação dos resultados.

http://shakemap.ipma.pt/about.html

Se clicarem na estrela, podem obter os dados de cada estação sísmica que registou o sismo, no sismo de dia 20, a estação mais próxima foi a PVAQ e registou nos componentes horizontais (sismometros horizontais):

HHE (Oeste-Este) 0.0136 cm 0.0800 %g
HHN (Norte-Sul) 0.0220 cm 0.1418 %g
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
"O ShakeMap pode igualmente ser utilizado na construção de cenários para hipotéticos sismos fortes" onde se pode consultar isto ?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
"O ShakeMap pode igualmente ser utilizado na construção de cenários para hipotéticos sismos fortes" onde se pode consultar isto ?


Acho que esse "simulador" que o IPMA refere é apenas para uso interno e possivelmente a pedido.

Tens esta aplicação em JAVA que podes experimentar:
http://www.opensha.org/tutorial-ScenarioShakeMap

Mas as ondas sísmicas podem ser muito amplificadas num local devido à geologia do local, um exemplo disso foi o sismo de 1980 no grupo central do Açores, uma zona na ilha Terceira teve muitos mais danos que zonas mais próximas do epicentro.
Eu já tentei mudar o meu sismometro para outro local (apenas 4km de onde tenho instalado presentemente), as condições eram boas, com baixo ruído "urbano", mas passado umas semanas reparei que não estava a registar sismos de forma tão "boa", foi tanto que instalei outro sismometro ao lado para descartar a hipótese de um problema no sensor, mas a culpa aparente foi o solo da zona.

Exemplos:
6332703539_eb063446e6.jpg


Mais info sobre relação tipo de solo/amplificação das ondas sísmicas:
http://earthquake.usgs.gov/regional/nca/soiltype/
http://www.pnsn.org/outreach/earthquakehazards/site-effects