À medida que fôr encontrando os fenómenos mais interessantes no meu arquivo vou colocando aqui. Esta é para mim a melhor shelf cloud que já pude observar directamente (e sentir) nos últimos anos. Tenho outros registos mas são mais antigos e não estão digitalizados ainda. Observação que durou 10 minutos desde o avistamento às 10:50. Vento local de leste à superfície gerado pela própria circulação da célula, numa situação sinóptica com dois núcleos depressionários: vento de sul ao nível de 850 hPa Nuvem arco paralela à costa com extensão calculada à vista em cerca de 10Km, orientação ESE-ONO, deslocamento para NNE: Nesta altura o aspecto era deveras inquietante, no entanto não consegui distinguir indícios de funnel clouds ou rotação. A nuvem avançava como a frente de uma onda a rebentar. Apesar do aspecto nada daqueles detalhes na base me pareceram relacionados com fenómenos de rotação: Até à altura em que a frente de rajadas atingiu terra (só pude tirar esta foto e saltei para dentro), não observei no entanto nenhuma formação com rotação típica de tornado ou dust devil. Durou poucos segundos e logo a seguir pude sair e continuar a acompanhar a aproximação da célula e a passagem do bordo posterior da nuvem arco: só quando o bordo da nuvem passou na vertical local é que principiou a precipitação: Alguns trovões surdos foram ouvidos durante a aproximação mas nada de especial quanto a actividade eléctrica.
Espectacular! Há tempos andei na internet à procura de registos deste fenómeno, pois eu tinha apenas 10 anos e lembro-me perfeitamente de estar na Costa da Caparica a fazer um dia de praia com o meu ATL e de repente fica uma escuridão e lembro de comentar com alguém que o céu estava com "montanhas". De repente levantou-se uma ventania e começou a chover torrencialmente, ninguém aguentava levar com aquela areia toda levantada no corpo. Foi um dia de praia perdido, mas meteorologicamente brutal Obrigado pela partilha!
Esse baú de registos que tens por aí deve ser bem valioso!! Continua a brindar a malta com estes registos espectaculares!
Excelentes. Havia registos disso no fórum pois como era Verão havia muita gente na Praia, quer na linha quer na costa. Entretanto parte já se perdeu: http://www.meteopt.com/forum/topico/nuvem-arcus-em-carcavelos-18-julho-2006.1114/ Mas as tuas fotos são muito mais interessantes, mostram a parte mais agressiva.
Belíssimo!!! Já por aqui há alguns registos destes no fórum, até dessa mesma formação, como referiu o Vince, mas tão detalhado como o teu ainda não tinha visto! Essa casa onde moras cá para mim foi estrategicamente escolhida! Tomei a liberdade de utilizando as tuas 3 primeiras fotos fazer uma panorâmica com a nuvem! (se não o quiseres retiro de imediato ) Aqui fica o resultado! Abraço e obrigado, uma vez mais, por partilhares aqui com a malta coisas tão boas e que nos fazem vibrar de verdade!!! (e da neve de 29/01/2006 aí pela capital, não se arranja nada! )
obrigado e que boa descrição! Obrigado! Excelente ter havido mais testemunhos aqui no fórum, devia ter procurado antes de abrir o tópico, vou passar a fazer isso com mais cuidado! Não supunha sequer que a nuvem e a frente de rajadas tivesse chegado à Costa da Caparica, portanto a minha estimativa da sua extensão pecava por defeito, provavelmente teria o dobro, cerca de 20 Km, efeito da perspectiva. ficou espectacular! Obrigado pelo teu trabalho, já tinha pensado que as fotos pudessem juntar-se, assim tem-se até a percepção da célula que desencadeou esta formação. E agradeço a lembrança de pores o pseudónimo, sempre que quiserem aproveitar as minhas fotos, estão à vontade! É verdade, a casa foi mesmo escolhida pela situação!
Tenho registos fotográficos locais exaustivos desde os anos 70, para dizer a verdade nem eu sei bem tudo o que tenho (o arquivo total tem quase dois milhões de fotos e vídeos). Também vídeos desde o final da década de 80. Até ao advento da fotografia digital, 2001 talvez, fazia principalmente em diapositivo Agfachrome, e Velvia (o lendário...). A digitalização dessa parte do arquivo é tarefa que ainda não começou. A foto digital de melhor qualidade só comecei mesmo em 2004 com a célebre Canon 300D.
Bem que brutalidade, no entanto isso faz-me lembrar uma situação quase semelhante que eu vi, não consigo precisar, mas julgo que possa ter sido entre 1973 e 1978 talvez não mais, ainda era puto, estava no verão, calor, e eu da janela, quando ainda podia ver Lisboa do aeroporto até ao Monsanto e a Arrábida ao fundo, começa este horizonte a ficar negro, todo ele, e começa a dirigir-se para norte, em direcção a Lisboa e por fim chega a aqui a casa, um vendaval descomunal com poeiras imensas ao ponto de se deixar de ver, as imagens que tenho estão apenas na minha memória, evento unico até hoje.
Fotos incríveis! Assim à primeira diria logo que isto foi nos States. Obrigado pela partilha StormRic!