Sincelo em Mirandela - 26 Dezembro 2008

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fotos do sincelo que ocorreu em Mirandela durante o período de natal, estas são do dia 26 de Filipe Carcau:

43130750ve8.jpg


75232782pc5.jpg


59991306ak2.jpg


20234400wo7.jpg


28694049cq4.jpg


48381416og0.jpg


78176701ni5.jpg


11dp4.jpg


12wh4.jpg


13cu3.jpg


10zn2.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Teles


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fantásticas :thumbsup:
De uma intensidade brutal. Depois de tantos dias sob nevoeiro e temperaturas negativas o resultado é... uma paisagem soberba. :cold:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Tive a felicidade de passar naqueles locais no dia 24/12 (em deslocação para o Planalto Mirandês) e de facto, a realidade superava até aquelas fotos (que estão execelentes)!

Em poucos Kms, viajando pelo IP4, passava-se de um sol esplêndido e temperaturas de 6º/7º/8º para um nevoeiro cerrado e uma paisagem branca com temperatura (na zona de Mirandela) de -4º.

O mesmo aconteceu nas partes mais baixas da zona de Murça e no vale da Vilariça.

Tudo absolutamente branco ! :thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Os habitantes de Mirandela estiveram seis dias sem sol. O cenário condizia com a época natalícia e levou centenas a apreciarem a bela paisagem.
Cerca de 900 pessoas de cinco aldeias do concelho de Mirandela passaram o Natal sem electricidade. As populações de Abreiro, Milhais, Avidagos, Palorca e Vila Boa estiveram sem energia eléctrica cerca de 21 horas (das 19 horas do dia 25 de Dezembro e as 16 horas do dia seguinte) devido “ao peso do gelo que partiu vários fios de electricidade”, avançou fonte da EDP Distribuição. Ao final da manhã do dia 26, a população de Abreiro também ficou sem telefones, igualmente devido à forte concentração de gelo, fruto de seis dias sem ver o sol. “Desde sábado que só temos nevoeiro e geada com temperaturas muito baixas”, contou, ao Mensageiro, Maria Idalina Lima, habitante de Abreiro, desgostosa pelo facto de poucos quilómetros mais adiante o sol ter sido uma constante nos últimos dias. A EDP teve várias equipas no terreno a reparar os fios e os vários postes de transformação afectados, resolvendo a situação às quatro da tarde de sexta-feira, altura em que também ficou solucionada a avaria nos telefones. Maria Idalina Lima revela ainda que, devido ao corte de electricidade, uma padaria e um lagar de azeite estiveram encerrados e os mais idosos, que apenas têm aquecedores eléctricos, “tiveram que se deslocar para habitações de familiares com lareira para não apanharem frio”, conta. Entretanto, algumas horas depois, as aldeias de Abreiro e Milhais voltaram a ficar sem electricidade até às 17.00 horas de sábado, 27 de Dezembro, recorrendo a EDP a geradores para alimentar as casas das duas aldeias do concelho de Mirandela, enquanto procediam aos trabalhos de reparação de vários fios de electricidade que caíram devido à quantidade de gelo que se acumulou, após seis dias consecutivos de geadas. O presidente da junta de freguesia de Abreiro, José Viriato, revelou que as equipas da EDP estavam a ter dificuldades em reparar as linhas afectadas pelo gelo, por isso a empresa recorreu a geradores para alimentar os cerca de 300 habitantes das aldeias de Abreiro e Milhais.

Paisagem deslumbrante
Durante seis dias consecutivos, os habitantes de Mirandela não viram o sol. Geadas e nevoeiro marcaram presença desde o dia 21 até 26 de Dezembro e transformaram a paisagem num manto branco, ao contrário do que aconteceu em localidades limítrofes dos concelhos de Vila Flor e Macedo de Cavaleiros, onde, diariamente, os habitantes acordavam com sol radiante. A este fenómeno dá-se o nome de Sincelo, ou Sanceno que acontece em situações de neblina aliado a uma temperatura abaixo dos 0ºC, que resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, produzindo o mesmo efeito que uma nevada, bem como a criação de cristais de gelo.
Copyright © Mensageiro Notícias