Sincelo - Pitões das Júnias - 28 Janeiro 2023

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Uns dias antes desta manhã de sábado já andava a seguir as previsões para a possibilidade de haver sincelo pela zona da fronteira entre o Gerês e o Larouco dado estar a ser previsto frio suficiente em altura e a possibilidade de nuvens. Faltava era saber se caso houvesse nuvens se iam estar baixas o suficiente, mas à partida as nuvens tendem a baixar durante a noite e depois com registos vistos em alguns sites tudo apontava para que ficasse nevoeiro nessas zonas. Quando costuma haver algo que acontece mais raramente, seja à neve de há duas semanas ou o sincelo de sábado, na noite antes do dia não durmo grande coisa, neste caso acho que dormi aí umas duas horas. :D
Saí de casa pelas 5h40 e cheguei a Pitões das Júnias pelas 7h30 e nessa altura viam-se as nuvens a cobrir as partes mais altas para a fronteira. O manto de nuvens baixas manteve-se a noite toda e só mesmo a partir das 10h é que começou a abrir e a ficar céu limpo, o que proporcionou vistas fantásticas com as árvores e as rochas todas brancas. Estava bastante vento lá em cima, principalmente nas zonas mais expostas a norte, o windchill deveria estar bem baixo. Na zona mais alta onde passei, a cerca de 1300m, havia umas árvores mais expostas ao nevoeiro e tinham uma espessura de gelo considerável, por volta de 4-5cm nos ramos. O ponto alto foi sem dúvida nessa zona mais alta quando começou a abrir mesmo quando cheguei lá cima e deu para ver o vale todo com as árvores brancas. Após fotografar aí, fui lá baixo ao fundo do vale e ainda deu para mais algumas fotos.
Foi sem dúvida uma manhã fantástica muito acima do que eu estava à espera, pois nunca tinha visto sincelo e acabei por ver sítio num espetacular como este.

Deixo então as fotos desde quando estava nevoeiro até ter ficado céu limpo.

lSBZs1q.jpg

pbTkyKX.jpg

hEqJGaT.jpg

YY271Lc.jpg

LY1PBU0.jpg

Jd6PhX7.jpg

vzCwrmk.jpg

Zjz0qAC.jpg

wTf7Hr1.jpg

ofygJzy.jpg

Xn9nP6U.jpg

eCbnst0.jpg

QfbGXvh.jpg

BHAtVf4.jpg

8gCUsvi.jpg

dffh0f0.jpg

MnoOxw1.jpg

g1pPqFn.jpg

RjrVDdK.jpg

ndoiiPS.jpg

cxJvvmV.jpg

zZv9rcN.jpg

jiCCQGB.jpg

4MxIFP0.jpg

d5gghEE.jpg

AlN38jT.jpg

LoG7wLE.jpg

ZyOZ4iW.jpg

uCm94ZP.jpg

OBgI206.jpg

Ykvvo5i.jpg

T3vV9o8.jpg

Cw5GnSo.jpg



Dois vídeos de quando ainda estava nevoeiro:


 
Última edição:


Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
122
Local
Portugal
Uau, muito bom, deves ter estudado e planeado isso muito bem.
Por uma grande coincidência tinha ouvido este fim de semana um lote de podcasts de viagens dum programa do Observador chamado "Conversas do fim do mundo", e um deles era de um fotógrafo de natureza chamado Mário Cunha e ele falou do sincelo em pitões e estava nestes dias a tentar apanhar nuns vales do Gerês. Devido à coincidência, até fui ver os nomes para ver se por acaso não eras tu hehe, mas são pessoas diferentes :)

Parabéns, belas fotos.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Cenário brutal!
Pena ser tão longe aqui dos Algarvios... :D Merece uma visita, sem dúvida!
Belas fotos!!

Obrigado @ecobcg!
Cenário fantástico sem dúvida, parecia saído de um conto de fadas. :w00t:

Uau, muito bom, deves ter estudado e planeado isso muito bem.
Por uma grande coincidência tinha ouvido este fim de semana um lote de podcasts de viagens dum programa do Observador chamado "Conversas do fim do mundo", e um deles era de um fotógrafo de natureza chamado Mário Cunha e ele falou do sincelo em pitões e estava nestes dias a tentar apanhar nuns vales do Gerês. Devido à coincidência, até fui ver os nomes para ver se por acaso não eras tu hehe, mas são pessoas diferentes :)

Parabéns, belas fotos.

Obrigado @Mr.Jet!
Ainda perdi um tempinho a planear, andei um bom pedaço de volta dos modelos e do google earth para planear esta saída.
Por acaso eu fui sozinho, mas quando cheguei lá encontrei o Mário. Estive com ele uma vez, também em Pitões das Júnias, no início de Dezembro do ano passado.
Esta foi a segunda vez que o encontrei e acabamos por fazer essa caminhada em conjunto com mais alguns amigos dele.
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
122
Local
Portugal
Ena, isso é muito giro.
Os "lobos solitários" encontram pares nas zonas onde andaram dias a planear a "caça" :) neste caso bonitas fotografias de natureza que não se apanham sem paixão, conhecimento e trabalho.

Parabéns novamente, pessoalmente só conhecia fotografias de sincelo em zonas um pouco mais baixas de Trás-os-Montes, daquelas que nalguns invernos ficam muitos dias ou semanas com nevoeiro.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Espetacular! :w00t: Que lindo, parece mesmo uma coisa saída de um conto de fadas! :D E a paisagem monumental do Gerês ajuda muito.
Adoro o contraste dos troncos alaranjados dos Pinus sylvestris com o branco do sincelo :w00t:
Tens aí algumas fotos de sonho, muito bonitas mesmo, parabéns! :thumbsup:

Ainda estive para ir também, mas já me começa a faltar a "pica" para estas aventuras fotográficas... :hehe:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Espetacular! :w00t: Que lindo, parece mesmo uma coisa saída de um conto de fadas! :D E a paisagem monumental do Gerês ajuda muito.
Adoro o contraste dos troncos alaranjados dos Pinus sylvestris com o branco do sincelo :w00t:
Tens aí algumas fotos de sonho, muito bonitas mesmo, parabéns! :thumbsup:

Ainda estive para ir também, mas já me começa a faltar a "pica" para estas aventuras fotográficas... :hehe:

Obrigado @João Pedro!
Quando revejo as fotos até custa a acreditar que estive lá. Nunca tinha visto aquele vale e quando cheguei lá baixo e tinha todos aqueles picos rochosos em redor foi um sensação fantástica, parecia que estava rodeado de gigantes e eu ali tão pequeninho. Também gosto muito de ver o alaranjado dos pinheiros.

Obras d'Arte deslumbrantes, realizadas pela Natureza e pelo Fotógrafo! Obrigado Guilherme, provavelmente nunca verei isto ao vivo, mas está aqui, nestas imagens. :palmas:

Obrigado @StormRic! :thumbsup:
Tenho muito gosto em partilhar aqui no fórum estas saídas que vou fazendo e espero puder continuar a partilhar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado @João Pedro!
Quando revejo as fotos até custa a acreditar que estive lá. Nunca tinha visto aquele vale e quando cheguei lá baixo e tinha todos aqueles picos rochosos em redor foi um sensação fantástica, parecia que estava rodeado de gigantes e eu ali tão pequeninho. Também gosto muito de ver o alaranjado dos pinheiros.



Obrigado @StormRic! :thumbsup:
Tenho muito gosto em partilhar aqui no fórum estas saídas que vou fazendo e espero puder continuar a partilhar.
Por acaso também não conhecia aquele vale; é belíssimo :w00t: Andei a procurar e já o descobri... :D É um bom motivo para o meu regresso a Pitões um dia destes... :D Fizeste tudo a pé desde a aldeia?
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Por acaso também não conhecia aquele vale; é belíssimo :w00t: Andei a procurar e já o descobri... :D É um bom motivo para o meu regresso a Pitões um dia destes... :D Fizeste tudo a pé desde a aldeia?
Não, como o nevoeiro e sincelo só começava mais acima, deixei o carro ligeiramente antes de chegar à fronteira. Ainda andei por aí a fotografar algum tempo e só mais tarde é que fui para o caminho em direção ao vale e foi também quando encontrei o Mário Cunha.
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não, como o nevoeiro e sincelo só começava mais acima, deixei o carro ligeiramente antes de chegar à fronteira. Ainda andei por aí a fotografar algum tempo e só mais tarde é que fui para o caminho em direção ao vale e foi também quando encontrei o Mário Cunha.
Obrigado :thumbsup: