Sismo 4.7 , 113km a SW de Lagos



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismo em Lagos

Magnitude 4.7, epicentro a 113 km a SW de Lagos, pelas 00:21, deve ter sido sentido em mais locais.



Magnitude ML 4.7
Date time 2008-01-11 at 00:21:48.0 UTC
Location 36.62 N ; 9.8 W
Depth 16 km
Distances 227 km S Setúbal (pop 117,110 ; local time 00:21 2008-01-11)
113 km SW Lagos (pop 18,831 ; local time 00:21 2008-01-11)

sismo-1.gif
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Sismo nos blogs

houve um sismo. há 3 min atrás.
estava eu a tentar escrever a palavra "vantagem competitiva".
bah
a case of you

Não é a melhor forma de acabar um dia com u sismo. Mas é isso que acaba de acontecer por volta da 0h 25m. O prédio sofreu um bom abanão. Foi curto mas pareceu forte. A libertação de energia que ocorreu espero que tenha sido suficente para relaxar a coisa. Os sismos são um pavor para os humanaos que no entanto todos os dias se demitem de prevenir e minimizar os seus efeitos futuros. Partem do príncipio que eles nunca ocorrem. Um príncipio disparatado.
pedra do homem
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
O Instituto de Meteorologia afirmou em comunicado à Sic Notícias que foi sentido no Algarve, Alentejo e na Grande Lisboa.

O Comunicado:

AVISO DE SISMO SENTIDO (publicado às 00:56:)

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2008/01/11 pelas 00:21 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sismica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 85 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente.

De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Acho que é um bocado estranho,mas agr que vejo a hora a que foi, eu estava aqui no pc e tive pelo menos 2 vezes uma quebra de luz instantanea, com 2 ou 3 mins d diferença entre as duas falhas...Mas só pode ser coincidencia...digo eu!No calhau portuense no pasa nada!:D:P
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Mais relatos nos blogs:

Estava eu, pelas 00:22, a desfrutar dos primeiros momentos desde à duas semanas no meu sofa Lacobrigence quando ele começou a abanar. “Hoje há alguma festa e não me disseram nada” - pensei. Mas não, era um sismo! 4.4 na escala de Richter (por enquanto, segundo o EMCS). Podem ver mais informação sobre o sismo aqui.

Lagos é mesmo importante… não tem so concertos! Tem concertos e sismos!

krull

Foi há poucos minutos, por volta das 00h24. Eu aqui a estudar descansadamente, silenciosamente. E de repente começa tudo a tremer. Ainda uns bons segundos. Deu para sentir a coisa. Pela primeira vez. Normalmente estou a dormir ou a fazer algo mais movimentado. Mas quis o destino que eu tivesse de ficar acordado a estudar, para poder sentir um sismo a sério pela primeira vez.

E estou a escrever isto porquê? Isto realmente não interessa a ninguém. Mas eu quero saber informações sobre o sismo! Magnitude e essas coisas. Pesquiso na net e nada. Sic Notícias e RTPN: nada.
Assim posso dizer que fui o primeiro a noticiar este sismo! Ou não... porque de notícia isto não tem nada.

Bem, posso dizer que gostei da experiência. Foi inolvidável. Desde que não tenha havido danos, tudo bem..

Paraiso ambulante

Estou a trabalhar em casa, sinto o monitor e o candeeiro que tenho na secretária a abanarem. Pensei: "estou a carregar com demasiada força no teclado"...
Cerca de meia hora depois, na SIC Notícias, ouço a notícia que mais gente sentiu um sismo no sul do país. A intensidade foi de 4.7 na escala de Richter e teve epicentro a sudoeste do Cabo de São Vicente. Foi sentido desde o Sul do país até à zona da grande Lisboa, pelos relatos e testemunhos que foram chegando à redacção daquele canal.
Tens de teclar com menos força, tens! Ai, ai...

graphic_diary
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Magnitude 4.3
Date-Time

* Friday, January 11, 2008 at 00:21:43 UTC
* Friday, January 11, 2008 at 12:21:43 AM at epicenter

Time of Earthquake in other Time Zones

Location 36.443°N, 9.982°W
Depth 10 km (6.2 miles) set by location program
Region WEST OF GIBRALTAR

Distances

195 km (120 miles) WSW of Faro, Portugal
265 km (165 miles) SSW of LISBON, Portugal
285 km (180 miles) WSW of Huelva, Spain
300 km (185 miles) SW of Evora, Portugal

Location Uncertainty horizontal +/- 7.7 km (4.8 miles); depth fixed by location program

Parameters Nst= 25, Nph= 25, Dmin=338.5 km, Rmss=0.71 sec, Gp=108°,
M-type=body magnitude (Mb), Version=7

Source USGS NEIC (WDCS-D)

sismono4.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Actualização do IM:

Sismo Sentido (Continente) 2008/01/11 00h 21m - actualização
2008-01-11 01:35:00
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 11 / 01 / 2008 pelas 00:21 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4,7 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 85 km a W-SW de Cabo de S. Vicente.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV-V (escala de Mercalli modificada) na região do Barlavento Algarvio e Costa Alentejana. Foi ainda sentido em toda a Região Sul de Portugal com intensidade III e na Região da Grande Lisboa com a intensidade II-III

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/sismComunicadosActivos.jsp
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
E ainda querem ser os tugas a instalar a estação sísmica para os tsunamis no Atlântico; devia ser bonito a onda a chegar à costa e o pessoal descansado da vida. :lmao:

Agora a sério, depois da meia noite estava a falar com o Rebelo quando sentimos o mobiliário de ambos a tremer. Dissemos logo: sismo.
Mas o EMSC levou mais de 15 minutos a pôr cá fora o registo. Antes assim.