Re: Sismos Internacional - 2011 O Tsunami já chegou às Filipinas e Indonésia, aparentemente sem problemas de maior. Estará agora quase chegar ao Hawai. From NDRRMC: Waves did not cause any damage to persons or property. Official Gazette of the Republic of the Philippines http://twitter.com/#!/govph Indonesia: The waves that are hitting the north-east of the country are under half-a-metre - so not likely to cause substantial damage, the BBC's Kate McGeown says. Most people though have moved to higher ground just in case, and there could be more waves to come. BBC http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12307698 Emissões online BBC http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12307698 jibTV (Japan) http://jibtv.com/program/fullscreen.aspx Jazeera English http://english.aljazeera.net/watch_now/ CNN http://www.cnn.com/ (live video) SkyNews http://news.sky.com/skynews/
Re: Sismos Internacional - 2011 Com o passar das horas, e infelizmente, o número de mortos começa a aumentar: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1136029.html
Re: Sismos Internacional - 2011 Realmente uma grande catástrofe para o Japão e para a nossa humanidade. Mais uns milhares de mortos certamente. Nada existe que resista a tão elevado grau de abalo sísmico! 8.9 na escala de Richter! Um dos top ten maiores sismos de que há registo! cubensis, obrigado pelo teu testemunho praticamente em directo do que por ai viveste. É com alegria que sabemos estares bem!
Re: Sismos Internacional - 2011 Algumas actualizações rápidas - Uma barragem quebrou em Fukushima arrastando casas (Reuters) - Um comboio descarrilou e outro está desaparecido numa zona costeira (BBC) - Mais de 60 réplicas acima de 5.0 até agora - Pormenores dos problemas em 2 centrais nucleares,numa delas a população foi evacuada por precaução (tradução automática) - Autoridades procuram navio desaparecido com 80 pessoas (BBC) - O tsunami no Hawai deixou apenas alguns estragos menores (c) NYTimes
Re: Sismos Internacional - 2011 Sismo de magnitude 8.9 no Japão (Actualização) Tsunami 2011-03-11 (IM) No dia 11 de Março de 2011, pelas 05:46 UTC (às 14:46 hora local) ocorreu a 130 km E da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, registado em todos as estações da Rede Sísmica Nacional operada pelo IM. Este sismo foi gerado em regime compressivo, em zona de subducção, com a placa do Pacífico a mergulhar sob a placa Norte Americana. Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão (KATSUURA) pelas 06:35. O sismo teve uma série de percursores, que se iniciaram há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos 3 sismos de magnitude superior a 6. Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos. De acordo com informação do Pacific Tsunami Warning Center (NOAA) o Tsunami que afectou a região costeira do Japão, já atingiu o Arquipélago do Hawai com amplitudes registadas até 1,74 m (em relação ao nível médio do mar). Está ainda previsto que este Tsunami chegue a diferentes pontos da costa Ocidental do Continente Americano entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de amanhã. A rede do IM registou até às 15 horas cerca de 20 réplicas com magnitudes compreendidas entre 5.6 e 7.1. O Instituto de Meteorologia continua a acompanhar este episódio sísmico, recolhendo informação sobre as naturais réplicas que têm vindo a ocorrer e sobre a evolução do Tsunami na região, para o qual se mantém o alerta. Fonte: IM
Re: Sismos Internacional - 2011 Penso que este vídeo ainda não estivesse aqui, embora as imagens possam já ser conhecidas. Previsão até onde irá chegar o tsunami e as horas.
Re: Sismos Internacional - 2011 Um Sismo 8.9 deve ter uma força brutal, felizmente o Japão é o País do Mundo mais bem preparado e habituado a lidar com sismos, se fosse noutro País qualquer seria uma tragédia muito maior, e com muito mais vitimas. Abraço ao nosso colega Cubensis o único membro da nossa comunidade que foi afectado pessoalmente por este fenómeno. Estou solidário com o Povo Japonês..
Re: Sismos Internacional - 2011 A previsão preliminar do tsunami segundo a NOAA. http://wcatwc.arh.noaa.gov/ (O site encontra-se um pouco lento)
Re: Sismos Internacional - 2011 Mais uma foto do Tsunami: http://www.nytimes.com/2011/03/12/world/asia/12japan.html?_r=1&ref=martinfackler
Re: Sismos Internacional - 2011 Pesquisa de vídeos no Google com o termo tsunami em japonês: http://www.google.pt/search?hl=pt-pt&q=%E6%B4%A5%E6%B3%A2&tbm=vid&tbs=sbd%3A1&tbo=p&source=vgc&num=100 Pesquisa de notícias no Google com o termo tsunami em japonês: http://translate.google.pt/translate?u=http%3A%2F%2Fnews.google.pt%2Fnews%2Fsearch%3Fcf%3Dall%26ned%3Djp%26hl%3Dja%26q%3D%25E6%25B4%25A5%25E6%25B3%25A2%2B&sl=ja&tl=pt&hl=&ie=UTF-8 Sem palavras:
Re: Sismos Internacional - 2011 Japão/Sismo: Agência diz que número de mortos deverá ultrapassar os mil Tsunami no Japão: os factos Às 14h46, hora local (5h46 em Portugal), um sismo de magnitude 8.9 atingiu o nordeste do Japão O sismo provocou o tsunami: as ondas chegaram aos 10 m de altura e atingiram cidades costeiras do país – em alguns casos, a água avançou até cinco quilómetros para o interior. O alerta de tsunami foi lançado na região do Pacífico. Foram evacuadas algumas regiões do litoral das Filipinas e do Havai. Chegaram vagas do tsunami à costa Oeste dos EUA , no estado de Oregon, mas sem danos. O governo japonês declarou um alerta nuclear preventivo devido à subida da pressão num reactor da central nuclear de Fukushima Na praia de Sendai, uma das cidades mais afectadas, foram encontrados 300 corpos. Há muitos mais desaparecidos, sendo de prever um número elevado de vítimas.