Sismo de 28 de Fevereiro de 1969

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Não quero estar a especular até porque sou um leigo, mas de cada vez que os meus diferentes familiares, avós, tios-avós, tios, primos, etc, me falam do brilho alaranjado no céu a Sudoeste de Faro que me lembro das "earthquake lights". Em relação aos roncos, todos são unânimes quanto à hora que começaram a ouvir-se vindos do mar, entre as 23h30 e a meia-noite de 27 para 28.

Curioso, ou talvez não, a minha família tinha um papagaio que desde a 01h de 28 se encontrava assustadíssimo, atirando-se contra as grades da gaiola ao ponto de se ter ferido e da sua aflição não deixar ninguém dormir. Lembro-me do meu pai, que era lisboeta e morava em Sete Rios, me dizer várias vezes que os animais do Jardim Zoológico não sossegaram a noite toda antes do sismo, leões rugiam, elefantes barriam, etc. Curioso, ou talvez não, isso também é muito falado pelos alfacinhas mais antigos.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie e CptRena


jdc

Cirrus
Registo
10 Jul 2012
Mensagens
20
Local
Lisboa
Teorias à parte, uma coisa é verdade, muitas pessoas relatam nessa noite, um brilho avermelhado no céu, em Lisboa, naquela altura não se utilizavam lâmpadas de vapor de sódio na iluminação de rua, pelo que isto deveria ser estudado, porque antecedeu o sismo. Pelo menos na minha família 5 pessoas relatam isso, de diferentes pontos da cidade e li aqui outros relatos disso, ou seria que os Lisboetas estavam maluquinhos??
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
No Japão há diversos cientistas a estudar o comportamento de animais antes das ondas sísmicas chegarem, recordo-me de um documentário que estudavam uma espécie de cobras em que tinham uma webcam apontada para a casota da cobra 24h/7, isto porque há testemunhos que aquela espécie de cobras fica completamente alterada antes de chegarem as ondas sísmicas.

Sobre o tempo abafado, ainda hoje viraram-se para mim com essa conversa "Tem havido sismos? Este tempo anda tão abafado"..curioso até houve um sismo sentido perto da Ilha Graciosa, mas relação com o tempo abafado? A Fossa Oeste da Graciosa costuma provocar sismos de M~3 todos os anos, hoje foi coincidência estar tempo abafado..ou talvez não lol.
Acreditava mais em grandes tempestades com fortes ondulações que fazem uma ilha inteira (exemplo) aos "pulos e aos encontrões", pudessem ter efeito numa falha sísmica, mas nem isso aparenta provocar um sismo.

Interessante relato, por acaso, de todas as pessoas ( aqui da zona Norte) que me relataram esse sismo, todas falavam num tempo algo quente e abafado nessa noite, em termos de ruídos, apenas um ribombar surdo ( em crescendo) breves segundos antes da terra começar a tremer, e depois claro, bastante ruído a acompanhar o sismo.

Relativamente a esses relatos da zona de Faro, é possível ocorrerem esses roncos ( a partir da meia noite ) tanto tempo antes do sismo ( 03:41 h ) ? Normalmente o ruido surdo ou roncos que antecedem um sismo , apenas se manifestam alguns segundos antes do sismo propriamente dito chegar.

Será possível, e com horas de antecedência, um sismo dar sinal sobre a forma de ruidos surdos distantes?

Muito provavelmente isso foi a chegada da onda P, tem amplitude muito mais pequena que as ondas S e de superfície. A onda P desse sismo atingiu o Algarve cerca de 20 segundos antes da onda S.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No Japão há diversos cientistas a estudar o comportamento de animais antes das ondas sísmicas chegarem, recordo-me de um documentário que estudavam uma espécie de cobras em que tinham uma webcam apontada para a casota da cobra 24h/7, isto porque há testemunhos que aquela espécie de cobras fica completamente alterada antes de chegarem as ondas sísmicas.

Sobre o tempo abafado, ainda hoje viraram-se para mim com essa conversa "Tem havido sismos? Este tempo anda tão abafado"..curioso até houve um sismo sentido perto da Ilha Graciosa, mas relação com o tempo abafado? A Fossa Oeste da Graciosa costuma provocar sismos de M~3 todos os anos, hoje foi coincidência estar tempo abafado..ou talvez não lol.
Acreditava mais em grandes tempestades com fortes ondulações que fazem uma ilha inteira (exemplo) aos "pulos e aos encontrões", pudessem ter efeito numa falha sísmica, mas nem isso aparenta provocar um sismo.



Muito provavelmente isso foi a chegada da onda P, tem amplitude muito mais pequena que as ondas S e de superfície. A onda P desse sismo atingiu o Algarve cerca de 20 segundos antes da onda S.

Exacto Fablept, tal como referi, esses ruídos surdos apenas se manifestam alguns segundos antes do sismo chegar, não querendo por em causa os testemunhos e relatos, acho algo improvável que se ouvissem "roncos" vindos do mar e com tanto tempo ( horas) antes do sismo...certamente esses roncos já seriam pouco antes do sismo acontecer.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O sismo de 1969 também foi bem sentido no Norte .

A minha mãe conta - me que na aldeia dela toda a gente saiu a correr e aos gritos de casa e de qualquer maneira . Algumas derrocadas foram registadas .

O século xx ficou marcado por 3 catástrofes naturais em Portugal cujas consequências catastróficas foram completamente abafadas e apagadas pelo regime e cujo resultado real talvez nunca saberemos . O ciclone de 1941 ( na altura mais uma tempestade , agora sabe - se que foi talvez a maior tempestade do século xx provocando perto de 200 mortos , o derrube de perto de 3000 pinheiros só no pinhal de Leiria ) .

As cheias em Lisboa de 1967 ( na altura falou - se em 60 mortos , agora sabe - se que foram muitos mais , há quem fale em 800 ) .

O terramoto de 1969 ( na altura falou - se no terramoto sem vítimas , agora sabe - se que provocou muitos danos , em especial no Algarve , há quem fale em 20 mortos ) .
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Os 45 Anos do Sismo de 28/Fev/1969

Assinalam-se os 45 anos do sismo de 28 de Fevereiro de 1969. Este sismo ocorreu às 02h40m (TU), com uma magnitude de 8.0 (MW) e epicentro localizado a SW do Cabo de São Vicente, cerca de 230km a SW de Lisboa, podendo ser considerado como o último grande sismo a ocorrer em Portugal Continental, tendo em atenção a conjugação entre a magnitude e os efeitos macrossismicos. Atingiu principalmente a região Sul do país, tendo-lhe sido atribuída uma intensidade máxima VIII (Escala de Mercalli Modificada, 1956) no Algarve e VI-VII na região de Lisboa e noutras localidades do país.

Esta ocorrência provocou alarme e pânico entre a população, cortes na telecomunicações e no fornecimento de energia elétrica. Registaram-se 13 vítimas mortais em Portugal Continental, 2 como consequência direta do sismo, e 11 indiretas. Em Marrocos estão igualmente reportadas algumas vítimas. Foi sentido até 1,300 km do epicentro, particularmente em Bordéus, e nas Canárias.

O sismo teve várias réplicas, tendo a estação WWSSN da Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia, registado 47 réplicas entre 28 de Fevereiro e 24 de Março.

O evento foi também sentido em vários navios, principalmente nos que navegavam próximo da zona epicentral, tendo um deles sofrido danos estruturais significativos. Foi ainda gerado um pequeno tsunami que foi observado em diversos marégrafos situados ao longo das costas portuguesas, espanholas e marroquinas, tendo sido registadas amplitudes máximas de 40 cm em Lagos e 45 cm em Cascais.

A rede sísmica nacional que operava na altura tinha uma dimensão bastante reduzida (apenas 3 estações sísmicas e uma estação acelerométrica), tendo este sismo funcionado como factor motivador para um processo de desenvolvimento da mesma, o qual foi feito em diversas etapas até à atualidade.

Relatório "Os 45 Anos do Sismo de 28/Fev/1969", elaborado por M. Miranda e F. Carrilho

Fonte: IPMA

As mortes que ocorreram não foram atribuídas ao sismo mas sim ao susto. Nesse tempo, tudo era escondido debaixo do tapete e muitas coisas foram tapadas pelo regime.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
A minha mãe também conta que o tempo estava abafado nessa noite, e sempre ouvi contar que ficava assim antes dum sismo. Também fica antes das trovoadas secas :D Não quer dizer que cada vez que esteja o tempo abafado venha um sismo, mas tendo em conta que há uma libertação de energia de dentro da terra não me surpreende que o tempo fique mais abafado e que se oiçam roncos nas zonas mais próximas do epicentro horas antes. Afinal há movimentação de placas. Isto sou eu que penso, não percebo nada de sismologia :D mas não me parece uma ligação descabida de todo. :cool:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As mortes que ocorreram não foram atribuídas ao sismo mas sim ao susto. Nesse tempo, tudo era escondido debaixo do tapete e muitas coisas foram tapadas pelo regime.


E deixa - me adivinhar , so em zonas em que ruiram edificios e que morreu gente com o susto .

Apesar de se ter desencadeado ondas de panico um pouco por todo o pais , mais ninguem morreu com o susto .
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A minha mãe também conta que o tempo estava abafado nessa noite, e sempre ouvi contar que ficava assim antes dum sismo. Também fica antes das trovoadas secas :D Não quer dizer que cada vez que esteja o tempo abafado venha um sismo, mas tendo em conta que há uma libertação de energia de dentro da terra não me surpreende que o tempo fique mais abafado e que se oiçam roncos nas zonas mais próximas do epicentro horas antes. Afinal há movimentação de placas. Isto sou eu que penso, não percebo nada de sismologia :D mas não me parece uma ligação descabida de todo. :cool:

É descabida de todo, as temperaturas atmosféricas não são influenciadas ou influenciam sismos, nem percebo como podem achar que as coisas possam estar relacionadas, no grande sismo que o Japão sofreu recentemente até estava a nevar em alguns locais. ;)

Quanto a luminosidade do céu nocturno, não faço ideia do que possa ter sido.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
7a7uNK8.png


Estava uma depressão a afectar o Continente, muito provavelmente com condições para mínimas altas, podendo explicar as noites abafadas.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
É descabida de todo, as temperaturas atmosféricas não são influenciadas ou influenciam sismos, nem percebo como podem achar que as coisas possam estar relacionadas, no grande sismo que o Japão sofreu recentemente até estava a nevar em alguns locais. ;)

Quanto a luminosidade do céu nocturno, não faço ideia do que possa ter sido.

Pois Miguel, como eu disse nao percebo nada de sismologia. Apenas dei a minha perspectiva do que aqui se falou. ;)
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Mas que tipo de luzes há relatos mas em sismos de maior dimensão

O sismo de 1969 foi de magnitude ~8, um dos sismos em que há mais vídeos sobre os fenómenos luminosos a ocorrerem 10/30 minutos antes do sismo ocorrer, foi o de 2008 na China (vídeos do youtube são sempre de desconfiar), e ambos tem praticamente a mesma magnitude.

Mas relatos em Lisboa a 340km do epicentro do sismo de 1969, ou a fonte luminosa seria de tamanho descomunal para ser visível a tal distância, ou propagou-se do epicentro antes da ruptura da falha sísmica.
Acredito que haja muitos cépticos sobre este tipo de fenómeno, mas há muita coisa que ainda não se sabe em sismologia.