Sismometro Amador



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Deixo aqui o que consegui recuperar do teu registo @Gil do sismo Ml2.1km.

O problema do ruído que tinhas naquele dia estava na faixa de 3.5Hz~4.5Hz..o que fiz foi aplicar um filtro High Pass a 9Hz com 6 poles para retirar a maioria do ruído, felizmente o registo do sismo praticamente não foi afectado, o geofono registou as ondas desse sismo numa frequência maior que 5Hz, o que bate certo com os dados do sismo dados no site EMSC, a onda Sg foi registada na estaçao sísmica a 30km do epicentro com um período de 0.1segundos (10Hz). A amplitude da onda Ps diminui um pouco, pois o período dessa onda deve ter sido maior que 0.1s.



gil.png


@Gnomo, podes encontrar algumas fotos, aqui. Tenho o sensor instalado num anexo da minha casa, mas como vivo numa cidade, tenho imenso ruído durante o dia.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Deixo aqui o que consegui recuperar do sismo Ml2.1km.

O problema do ruído que tinhas naquele dia estava na faixa de 3.5Hz~4.5Hz..o que fiz foi aplicar um filtro High Pass a 9Hz com 6 poles para retirar a maioria do ruído, felizmente o registo do sismo praticamente não foi afectado, o geofono registou as ondas desse sismo numa frequência maior que 5Hz, o que bate certo com os dados do sismo dados no site EMSC, a onda Sg foi registada na estaçao sísmica a 30km do epicentro com um período de 0.1segundos (10Hz). A amplitude da onda Ps diminui um pouco, pois o período dessa onda deve ter sido maior que 0.1s.

Muito Obrigado fablept!!!
Eu nesses campos de análise ainda estou muito fresco...
Pelo menos o registo não foi afectado e acabou por ser também um bom registo.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Muito Obrigado fablept!!!
Eu nesses campos de análise ainda estou muito fresco...
Pelo menos o registo não foi afectado e acabou por ser também um bom registo.

Não costumo olhar para sismos no continente, mas acho a frequência do sismo um pouco alta...maioria dos sismos que registo é entre 2~5Hz, nunca tive um a rondar os 10Hz.

Tens instalado o geofono num local muito sossegado! O meu é só ruído..

Sobre o geofono de 4.5Hz, vou contactar um fabricante chinês na próxima semana a perguntar preços.

Só mais uma pequena perguntinha, qual é o modelo do seu geofono, é razoavelmente bom?? :D

O geofono que uso é um Mark Products L4 1Hz, fabricado em 1996.
http://www.sercel.com/Products/land/sensors/seismometers.php, acho que custam novos (apenas 1) entre 1000€ e 1500€, arranjei este usado no Ebay..

Se é bom? Regista sismos:) Mas hoje em dia há sensores melhores do que este (preços >5000€?). O IPMA ainda usa destes sensores L4 (versão de 2Hz) nos Açores..
http://www.ipma.pt/pt/geofisica/redes/
Mas valeu a pena a aquisição, antes usava de 4.5Hz e apenas conseguia registar até +-0.5Hz, com este sensor de 1Hz consigo registar as ondas de superfície de grandes sismos (0.05Hz) (Exemplo Alaska 05/01/2013).
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não costumo olhar para sismos no continente, mas acho a frequência do sismo um pouco alta...maioria dos sismos que registo é entre 2~5Hz, nunca tive um a rondar os 10Hz.

Tens instalado o geofono num local muito sossegado! O meu é só ruído..

Sobre o geofono de 4.5Hz, vou contactar um fabricante chinês na próxima semana a perguntar preços.

Sim sim, é zona rural e está numa zona da habitação muito sossegada, só sofre perturbações quando alguém lá vai, com uma máquina de lavar roupa (que mesmo assim ainda está a uns 15 metros) e quando há lavoura do terreno com o tractor.

Excelente, então quando tiveres preços diz-me!! ;)
(assim depois posso devolver este geofono ao dono) hehe
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Aviso de Sismo no Continente 21-04-2014 18:40

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 21-04-2014 pelas 18:40 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 40 km a Sudeste de Olhão.

Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendáveis junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

Fonte: IPMA

Não senti o sismo e por não estar durante a tarde na net só agora me apercebi que tal ocorreu, pelo menos ficou registado no meu sistema.
Avanço com os registos do meu sistema:
10252099_758671087490687_7073978277889010045_n.jpg
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não senti o sismo e por não estar durante a tarde na net só agora me apercebi que tal ocorreu, pelo menos ficou registado no meu sistema.
Avanço com os registos do meu sistema:

Bom registo :)

A maioria dos sismometros modernos são baseados em geofones de 10Hz como o teu, mas estendem o período do sensor através de electrónica (muitas vezes utilizando o método Lippmann, o prazo da patente acabou à uns anos, o que não falta agora são empresas a venderem sismometros utilizando a base desse método) de 10Hz para a casa de 5/10 segundos (0.5Hz/0.01Hz).
Às vezes no Ebay consegue-se bons sensores a preços bem bons, com um geófono de 4.5Hz irás registar muito melhor sismos locais/regionais e começas a registar ondas P de eventos telesísmicos. O verão passado estive quase a licitar num Guralp (3 componentes) que a Universidade do Alasca estava a vender.. foi vendido por um preço irrisório de 150€. E o digitalizador foi vendido por 200€, ou seja, por 350€ ficava com equipamento de topo que até em Portugal só existem meia dúzia desses equipamentos. Vou arrepender-me para o resto da vida:lol:

No sismo ao largo da Califórnia de magnitude 6.8 à cerca de 2 meses, consegui registar as ondas de superfície de maior amplitude com um geofone de 4.5Hz (velhinho, com 30 anos de vida), com este geofone era raro registar ondas P de eventos de grande magnitude e mesmo assim consegui registar as ondas de superfície..

Frequência natural do sensor - 4.5Hz
Ondas P - 0.8~1Hz
Ondas de Superfície - 0.05Hz :confused:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985